Skip to main content

como fazer uns ovos mexidos sem ficarem secos tipo borracha

Acabei de voltar de um hotel onde comi uns dos piores ovos mexidos que me passaram pelas papilas gustativas. Além de secos e com um aspecto meio escuro, vinham com uma consistência em tudo semelhante à borracha Pelikan que eu tinha na 4ª classe.

Perante isto, é hora de recordar qual o segredo para não deixar os seus ovos mexidos secarem e ficarem aborrachados. No fundo, não é um mas dois segredos. 

_xlarge.jpeg

 

1. Use manteiga 

Em primeiro lugar, a manteiga. Esqueça o óleo, o azeite ou a ausência de gordura. A manteiga vai derreter e transformar-se em espuma, ajudando a dar cremosidade aos ovos e tornando a sua textura quase num leite creme. Além da manteiga, ainda pode seguir esta dica do site Food52 e acrescentar algum tipo de líquido. Gordon Ramsay gosta de juntar crème fraîche, o site Food52 sugere leite, mas para mim ovos mexidos são ovos mexidos. Apenas, sozinhos e sem misturas.

A vantagem de juntar um líquido aos ovos é criar vapor ao cozinhar amolecendo os ovos sem deixar a frigideira aquecer demais. Se quiser ter o mesmo efeito e não alterar o sabor original dos ovos, acrescente apenas uma colher de sopa de água. Se for água com gás, melhor. No entanto, tudo isto pode ser evitado, desde que use a manteiga e não aqueça a frigideira demais.

 

2. Retire do lume antes de estarem prontos 

Eu não vou tão longe como o Gordon Ramsay que passa todo o tempo a retirar e a voltar a colocar a frigideira no lume. Mas nunca desligo o lume quando os ovos estão prontos. Desligo sempre quando ainda estão mal passados. O calor da frigideira vai continuar a cozinhar os ovos deixando-os perfeitos. Se desligar quando eles já estão prontos, o calor vai deixá-los cozinhados demais.

Por isso use sempre uma frigideira anti-aderente e em lume médio-baixo. Antes de estarem prontos, desligue o lume, mexa mais um pouco e sirva. Espalhe a flor de sal apenas no prato. Se o fizer na frigideira, os ovos vão quebrar e ficar aguados. 

 

Uns óptimos ovos mexidos para si onde quer que a borracha Pelikan esteja,

Ele

 

foto: food52

 

Comments

Popular posts from this blog

RECEITA DE MOLOTOF DE CARAMELO

Ingredientes: 5 claras 5 colheres de sopa de açúcar Caramelo líquido q.b. Preparação: Numa tigela bata as claras em castelo até ficar bem firmes. De seguida, junte o açucar e o caramelo. Bata mais um pouco. Unte a forma com caramelo e deite o preparado anterior. Leve ao forno a 180º entre 7 a 10 minutos. Retire e desenforme. Nota: Não abra o forno enquanto a cozedura. Deixe arrafecer o molotofe dentro do forno. Bom Apetite!! Fonte:

Bolo de Abóbora da Clara de Sousa....é uma maravilha!

Ingredientes:  4 ovos 70 g de margarina 350 g de açúcar 600 g de abóbora 120 g de farinha 120 g de farinha maisena 75 g de coco ralado 1 c. (de sobremesa) de fermento em pó Preparação:  Corte a abóbora em pedaços e leve a cozer em água. Coloque a polpa sobre um coador para perder toda a água da cozedura. Calque um pouco se necessário. Depois de escorrida deve ficar com aproximadamente 320 a 350 g. Bata as gemas com a margarina até ficar cremoso. Acrescente um a um os outros ingredientes, abóbora, açúcar, farinha de trigo, farinha maisena, coco ralado e fermento em pó. Por fim, junte as claras batidas em castelo. Unte e enfarinhe uma forma de buraco grande. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C durante 40 a 45 minutos. Deixe arrefecer um pouco e desenforme.

Bolo de ananás formidável... bem fofinho e húmido

Ingredientes 1 lata de ananás das grandes 2 chávenas de chá de farinha 2 chávenas de açúcar 7 ovos 1 colher de café de fermento em pó Caramelo líquido q.b. 1. Ligue o forno a 180ºC. 2. Separe as gemas das claras e bata as claras em castelo com um pitada de sal. 3. Bata as gemas com o açúcar até obter uma massa homogénea e de seguida verta a calda do ananás. 4. Peneire a farinha e o fermento e junte ao preparado das gemas. 5. Por fim envolva as claras em castelo com gentileza. 6. Unte uma forma de chaminé com o caramelo e forre-a com as rodelas de ananás. 7. Se lhe sobrar ananás, corte aos pedacinhos e adicione à massa. 8. Leve o bolo ao forno por cerca de 35 a 50 minutos, vá verificando com o palito, não deixe cozer demais para não ficar seco. 9. Desenforme quente.  Fonte original todos os direitos reservados a:  http://desastresculinarios.blogspot.com