Skip to main content

como fazer o famoso bife wellington do gordon ramsay

O Bife Wellington está para a carne assim como a Pamela Anderson está para o silicone. É uma referência inultrapassável. Não pode haver ninguém que goste de carne que nunca tenha provado um divinal Bife Wellington.

Trata-se de um deslumbrante naco do lombo cozinhado lentamente no forno dentro de um divinal embrulho de massa folhada bem leve e estaladiça. Ao cozinhar neste embrulho selado, a carne mantém todos os sucos no interior, dando-lhe um sabor e uma consistência únicas.

O segredo desta versão do Bife Wellington que Gordon Ramsay preparou na sua MasterClass está em untá-lo com mostarda, para o manter tenrinho e saboroso, e envolvê-lo em presunto de Parma antes de o enrolar na massa folhada. É isso que impedirá a massa de ficar molhada e empapada. Depois ainda leva uns divinais cogumelos duxelles que lhe dão um sabor especial. Mas o melhor é ver a receita do mestre.

CroppedFocusedImage138077650-50-HSK-Beef-Wellingto

 

Ingredientes

Para 4-5 pessoas

  • 450 gr de lombo de vaca à temperatura ambiente
  • 1 colher de sopa de óleo de grainha de uva
  • 1 colher de sopa de mostarda de Dijon
  • 4 fatias de presunto de Parma fininho
  • 550 g de massa folhada
  • 2 gemas de ovo

Para os cogumelos duxelles

  • 3 colheres de sopa de azeite
  • 2 cogumelos Portobello picados num triturador (cerca de 280 g)
  • Sal
  • Pimenta preta
  • 1 colher de chá de folhas de tomilho

Para o crepe

  • 2 ovos
  • 125 gr de farinha
  • 245 ml de leite
  • 1 colher de chá de cebolinho picado
  • 1 colher de chá de flores de tomilho
  • Sal marinho
  • Spray de cozinha anti-aderente

 

1. Para fazer os cogumelos

Aqueça uma frigideira com o azeite em lume médio-alto. Quando estiver quente, junte os cogumelos. Tempere bem com sal, pimenta e o tomilho. Vá misturando ocasionalmente para que os cogumelos não fiquem colados à frigideira, e deixe cozinhar durante cerca de 10 minutos até a água ter evaporado. Retire do lume e deixe arrefecer. 

 

2. Para fazer os crepes

Junte, numa taça grande, os ovos com a farinha, o leite, o cebolinho, tomilho e sal. Bata à mão até ficar com uma massa homogénea. Guarde no frigorífico e deixe assentar durante, no mínimo, 30 minutos.

Unte uma frigideira com o spray anti-aderente e aqueça-a em lume brando. Espalhe cerca de 60 ml da massa dos crepes por cima da frigideira e rode-a até a massa ficar completamente espalhada. Cozinhe durante 25 a 30 segundos. Quando o crepe estiver cozinhado por baixo, vire-o e deixe cozinhar do outro lado durante poucos segundos, sem deixar queimar. Repita o processo até a massa acabar (são cerca de 5 crepes). Guarde os crepes num prato com papel vegetal entre eles, para não colarem. 

 

3. Para fazer o bife

Tempere o lombo com sal e pimenta dos dois lados. Massaje a carne de forma a absorver bem o tempero enquanto a enrola para formar um cilindro perfeito. 

Aqueça uma frigideira, em lume médio-alto, com o óleo de grainha de uva. Quando estiver bem quente, sele a carne durante 1 minuto de cada lado. 

Coloque o lombo num tabuleiro com todos os sucos por cima. Enquanto ainda estiver quente, pincele-o com a mostarda de Dijon e deixe repousar.

 

4. Para montar o Bife Wellington

Humedeça a sua tábua de cortar com um pano húmido. Coloque uma folha comprida de película aderente por cima da tábua. Corte os seus crepes à medida do comprimento do lombo e coloque dois ou três crepes seguidos por cima da película aderente, de forma a terem tamanho suficiente para enrolar a carne. Cubra os crepes com fatias de presunto e espalhe por cima o paté de cogumelos. Tempere com sal e pimenta e termine salpicando o recheio com os sucos da carne.

Enrole o lombo nos crepes recheados com presunto e cogumelos e feche tudo muito bem num embrulho. Cubra com a película aderente bem apertada para manter a forma cilíndrica e leve ao frigorífico durante 20 minutos.

Se quiser uma versão mais light, pode não usar os crepes, desde que consiga enrolar o lombo, bem fechado, em presunto.

 

5. Para cozinhar o Bife Wellington

Pré-aqueça o forno a 220º C. Volte a humedecer a tábua e a colocar uma folha grande de película aderente por cima. Tenda a massa folhada até ficar com 0,3 cm de espessura e suficientemente ampla para enrolar o lombo.

Retire a película aderente da carne e enrole-a na massa folhada – tem de ficar bem fechada para manter os sucos da carne no interior. Com um pincel, espalhe a gema de ovo pelas pontas da massa folhada para a ajudar a fechar. Enrole a película aderente à volta e massaje a carne para ficar com uma forma perfeitinha. Leve ao frigorífico durante 5 minutos. 

Retire a película aderente, apare os cantos de massa folhada que estão em excesso e pincele com gema de ovo a toda a volta. Com a parte de trás da faca, faça uns riscos suaves na massa folhada, sem cortar. Tempere com flor de sal e tomilho. Leve ao forno e deixe cozinhar, durante 18 a 20 minutos, até ficar dourado por fora. Retire e deixe assentar durante 5 a 15 minutos, antes de cortar e servir.

 

Um óptimo Bife Wellington para si onde quer que o Gordon Ramsay esteja,

Ele

 

receita e foto: gordon ramsay

 

Comments

Popular posts from this blog

RECEITA DE MOLOTOF DE CARAMELO

Ingredientes: 5 claras 5 colheres de sopa de açúcar Caramelo líquido q.b. Preparação: Numa tigela bata as claras em castelo até ficar bem firmes. De seguida, junte o açucar e o caramelo. Bata mais um pouco. Unte a forma com caramelo e deite o preparado anterior. Leve ao forno a 180º entre 7 a 10 minutos. Retire e desenforme. Nota: Não abra o forno enquanto a cozedura. Deixe arrafecer o molotofe dentro do forno. Bom Apetite!! Fonte:

Bolo de Abóbora da Clara de Sousa....é uma maravilha!

Ingredientes:  4 ovos 70 g de margarina 350 g de açúcar 600 g de abóbora 120 g de farinha 120 g de farinha maisena 75 g de coco ralado 1 c. (de sobremesa) de fermento em pó Preparação:  Corte a abóbora em pedaços e leve a cozer em água. Coloque a polpa sobre um coador para perder toda a água da cozedura. Calque um pouco se necessário. Depois de escorrida deve ficar com aproximadamente 320 a 350 g. Bata as gemas com a margarina até ficar cremoso. Acrescente um a um os outros ingredientes, abóbora, açúcar, farinha de trigo, farinha maisena, coco ralado e fermento em pó. Por fim, junte as claras batidas em castelo. Unte e enfarinhe uma forma de buraco grande. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C durante 40 a 45 minutos. Deixe arrefecer um pouco e desenforme.

Bolo de ananás formidável... bem fofinho e húmido

Ingredientes 1 lata de ananás das grandes 2 chávenas de chá de farinha 2 chávenas de açúcar 7 ovos 1 colher de café de fermento em pó Caramelo líquido q.b. 1. Ligue o forno a 180ºC. 2. Separe as gemas das claras e bata as claras em castelo com um pitada de sal. 3. Bata as gemas com o açúcar até obter uma massa homogénea e de seguida verta a calda do ananás. 4. Peneire a farinha e o fermento e junte ao preparado das gemas. 5. Por fim envolva as claras em castelo com gentileza. 6. Unte uma forma de chaminé com o caramelo e forre-a com as rodelas de ananás. 7. Se lhe sobrar ananás, corte aos pedacinhos e adicione à massa. 8. Leve o bolo ao forno por cerca de 35 a 50 minutos, vá verificando com o palito, não deixe cozer demais para não ficar seco. 9. Desenforme quente.  Fonte original todos os direitos reservados a:  http://desastresculinarios.blogspot.com