o jantar mais fresco para um dia de calor
Acho que já bebi 4 litros de água hoje. Finalmente chegou o Verão e com ele o sofrimento. Sou incapaz de ligar o fogão em dias quentes como este. E muito menos o forno. No entanto, preciso de fazer um jantar especial para celebrar o grande jogo de Portugal ontem à noite e mais um record de Ronaldo.
É aqui que entra em acção o espectacular site Food52 e este fresquíssimo tártaro de caranguejo. Caranguejo?, pergunta indignada Vossa Senhoria, enquanto imagina as horas que vai passar ao balcão da cozinha a tirar a carninha do caranguejo de dentro da casca. Exactamente, respondo eu, mas esqueça essa parte das horas ao balcão. Hoje em dia, já pode comprar a carne de caranguejo desfiada em vários supermercados.
Além do caranguejo, vai ainda precisar de sumo e raspas de limão, abacate cortado em cubos, tomate cortado em cubos e rebentos de girassol. Para o molho, vai precisar de maionese, alcaparras, salsa picada, alho francês picado, picles picados, mostarda de Dijon e pimenta de caiena. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.
Fazer o molho não podia ser mais fácil. Só tem de colocar todos os ingredientes dentro de um liquidificador e picar até ficar com um creme suave, mas ainda com alguns pedacinhos consistentes pelo meio. Coloque o molho no frigorífico enquanto pica os ingredientes para o tártaro. Mal cortar o abacate, envolva-o no sumo de limão para não escurecer.
Depois, envolva o caranguejo em 2/3 do molho até ficar com uma pasta de caranguejo. Coloque uma forma em anel por cima do prato onde vai servir o tártaro e espalhe o abacate por baixo, depois o tomate e finalmente a pasta de caranguejo. Sirva com os rebentos de girassol e umas raspas de limão por cima.
Também pode fazer isto sem a forma, mas não garanto um tártaro tão perfeitinho. Nesse caso, coloque tudo num tupperware e tem um almoço delicioso para a praia.
Um óptimo jantar para si onde quer que o calor esteja,
Ele
receita e foto: food52
Comments
Post a Comment