Skip to main content

estes muffins de limão com sementes de papoila são vegan, sem glúten e deliciosos

O nosso Filho Mistério com vocação para chef passa a vida a fazer muffins. É a nova moda cá em casa. Faz dezenas deles e leva para a praia para partilhar com os amigos. Claro que uma das irmãs que sai à mãe no que toca ao talento para a cozinha ficou com inveja e pediu-lhe para fazer também para ela e para as amigas. Só que, como toda a adolescente que se preze, pediu-lhe uma receita light.

Ele revirou os olhos, qual representante mor da Geração Z, reis do Tik Tok, condenou o que ele considera ser “body shaming”, mas lá aceitou fazer uma receita vegan e sem glúten para a sua querida Irmã Mistério e as amigas.

Optou por esta receita do blog The Banana Diaries, porque além de ser mais leve do que os muffins normais, não tem glúten nem açúcar e ainda é vegan.

Só precisa de ter em casa farinha sem glúten (certifique-se que contém goma xantana), fermento, bicarbonato de sódio e sementes de papoila. Depois precisa dos ingredientes líquidos: óleo de coco derretido, xarope de ácer, açúcar de coco, molho de maçã, leite de coco, uma saqueta de chá de equinácea, iogurte de coco, sumo e raspas de limão e extrato de baunilha.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 14 muffins, espreite aqui a receita original.

vegan-lemon-poppy-seed-muffins_3423.jpg

 

Pré-aqueça o forno a 180º C e forre as formas de muffins com formas de papel próprias para ir ao forno.

Ferva o leite de coco e junte a saqueta de chá de equinácea. Deixe assentar durante 5 a 10 minutos.

Enquanto espera, junte os ingredientes secos (a farinha sem glúten, o fermento, o bicarbonato de sódio e as sementes de papoila) numa taça média.

Numa taça maior, misture todos os ingredientes líquidos, incluindo a mistura do chá com o leite de coco. Mexa bem.

Junte os ingredientes secos aos ingredientes líquidos e misture bem até obter uma massa espessa e consistente.

Encha as formas de muffin com a massa, não ultrapassando os ¾ em altura.

Leve ao forno durante 35 a 37 minutos ou até conseguir retirar um palito limpo do interior de um dos muffins.

Retire do forno e delicie-se. Estes muffins aguentam uma semana guardados no frigorífico.

 

Um ótimo fim de semana,

Ela

 

receita e foto: the banana diaries

 

Comments

Popular posts from this blog

RECEITA DE MOLOTOF DE CARAMELO

Ingredientes: 5 claras 5 colheres de sopa de açúcar Caramelo líquido q.b. Preparação: Numa tigela bata as claras em castelo até ficar bem firmes. De seguida, junte o açucar e o caramelo. Bata mais um pouco. Unte a forma com caramelo e deite o preparado anterior. Leve ao forno a 180º entre 7 a 10 minutos. Retire e desenforme. Nota: Não abra o forno enquanto a cozedura. Deixe arrafecer o molotofe dentro do forno. Bom Apetite!! Fonte:

Bolo de Abóbora da Clara de Sousa....é uma maravilha!

Ingredientes:  4 ovos 70 g de margarina 350 g de açúcar 600 g de abóbora 120 g de farinha 120 g de farinha maisena 75 g de coco ralado 1 c. (de sobremesa) de fermento em pó Preparação:  Corte a abóbora em pedaços e leve a cozer em água. Coloque a polpa sobre um coador para perder toda a água da cozedura. Calque um pouco se necessário. Depois de escorrida deve ficar com aproximadamente 320 a 350 g. Bata as gemas com a margarina até ficar cremoso. Acrescente um a um os outros ingredientes, abóbora, açúcar, farinha de trigo, farinha maisena, coco ralado e fermento em pó. Por fim, junte as claras batidas em castelo. Unte e enfarinhe uma forma de buraco grande. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C durante 40 a 45 minutos. Deixe arrefecer um pouco e desenforme.

Bolo de ananás formidável... bem fofinho e húmido

Ingredientes 1 lata de ananás das grandes 2 chávenas de chá de farinha 2 chávenas de açúcar 7 ovos 1 colher de café de fermento em pó Caramelo líquido q.b. 1. Ligue o forno a 180ºC. 2. Separe as gemas das claras e bata as claras em castelo com um pitada de sal. 3. Bata as gemas com o açúcar até obter uma massa homogénea e de seguida verta a calda do ananás. 4. Peneire a farinha e o fermento e junte ao preparado das gemas. 5. Por fim envolva as claras em castelo com gentileza. 6. Unte uma forma de chaminé com o caramelo e forre-a com as rodelas de ananás. 7. Se lhe sobrar ananás, corte aos pedacinhos e adicione à massa. 8. Leve o bolo ao forno por cerca de 35 a 50 minutos, vá verificando com o palito, não deixe cozer demais para não ficar seco. 9. Desenforme quente.  Fonte original todos os direitos reservados a:  http://desastresculinarios.blogspot.com