Skip to main content

este arroz japonês com ovo é a receita mais fácil que pode fazer

Chama-se Tamake Kako Gohan e é originalmente um pequeno-almoço japonês. Eu adoro comida japonesa, mas acho que não adoro tanto ao ponto de comer um arroz com ovo e molho de soja para o pequeno-almoço. Por isso vou fazer esta maravilha para o jantar. E sempre aproveito um resto de arroz que nos sobrou de ontem.

A fantástica receita, que pode ser traduzida por Ovo Sobre Arroz, foi brilhantemente reproduzida pelo ótimo site The Kitchn. Tudo o que vou precisar é de arroz já cozinhado e a escaldar, um ovo grande e uma gema, molho de soja, molho mirin, caldo dashi instantâneo (opcional) e cebolinho picado.

Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

k_Photo_Recipes_2021-04-japanese-breakfast-tomago_

 

Tudo o que precisa de fazer é colocar o arroz ainda a escaldar dentro de uma taça. Com uns pauzinhos japoneses, faça um buraco no meio do arroz. Coloque o ovo dentro do buraco, tempere com o molho de sojo, o mirin, uma pitada de flor de sal e o caldo dashi instantâneo, se usar. 

Mexa tudo vigorosamente com os pauzinhos, até o ovo se integrar com o arroz quente e este se tornar amarelo pálido, cremoso e ligeiramente espumoso. Ajuste os temperos e sirva com uma gema de ovo no meio e cebolinho picado por cima. 

Agora vem a pergunta fatal: então e a clara crua não vai ficar com aquela textura meio "ranhosa"? Não. O calor do arroz juntamente com o facto de o ovo ser misturado com com força e rapidez vai deixar a clara com uma textura quase de merengue, o que a torna muito mais agradável. No entanto, se mesmo assim, a clara crua lhe fizer confusão, pode usar só duas gemas. Também pode colocar por cima outros toppings como gengibre, salmão fumado ou outras maravilhas.

 

Um óptimo arroz para si onde quer que os ovos estejam,

Ele

 

receita e foto: the kitchn

Comments

Popular posts from this blog

RECEITA DE MOLOTOF DE CARAMELO

Ingredientes: 5 claras 5 colheres de sopa de açúcar Caramelo líquido q.b. Preparação: Numa tigela bata as claras em castelo até ficar bem firmes. De seguida, junte o açucar e o caramelo. Bata mais um pouco. Unte a forma com caramelo e deite o preparado anterior. Leve ao forno a 180º entre 7 a 10 minutos. Retire e desenforme. Nota: Não abra o forno enquanto a cozedura. Deixe arrafecer o molotofe dentro do forno. Bom Apetite!! Fonte:

Bolo de Abóbora da Clara de Sousa....é uma maravilha!

Ingredientes:  4 ovos 70 g de margarina 350 g de açúcar 600 g de abóbora 120 g de farinha 120 g de farinha maisena 75 g de coco ralado 1 c. (de sobremesa) de fermento em pó Preparação:  Corte a abóbora em pedaços e leve a cozer em água. Coloque a polpa sobre um coador para perder toda a água da cozedura. Calque um pouco se necessário. Depois de escorrida deve ficar com aproximadamente 320 a 350 g. Bata as gemas com a margarina até ficar cremoso. Acrescente um a um os outros ingredientes, abóbora, açúcar, farinha de trigo, farinha maisena, coco ralado e fermento em pó. Por fim, junte as claras batidas em castelo. Unte e enfarinhe uma forma de buraco grande. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C durante 40 a 45 minutos. Deixe arrefecer um pouco e desenforme.

Bolo de ananás formidável... bem fofinho e húmido

Ingredientes 1 lata de ananás das grandes 2 chávenas de chá de farinha 2 chávenas de açúcar 7 ovos 1 colher de café de fermento em pó Caramelo líquido q.b. 1. Ligue o forno a 180ºC. 2. Separe as gemas das claras e bata as claras em castelo com um pitada de sal. 3. Bata as gemas com o açúcar até obter uma massa homogénea e de seguida verta a calda do ananás. 4. Peneire a farinha e o fermento e junte ao preparado das gemas. 5. Por fim envolva as claras em castelo com gentileza. 6. Unte uma forma de chaminé com o caramelo e forre-a com as rodelas de ananás. 7. Se lhe sobrar ananás, corte aos pedacinhos e adicione à massa. 8. Leve o bolo ao forno por cerca de 35 a 50 minutos, vá verificando com o palito, não deixe cozer demais para não ficar seco. 9. Desenforme quente.  Fonte original todos os direitos reservados a:  http://desastresculinarios.blogspot.com