Skip to main content

4 razões por que deve comer iogurte gordo em vez de light

Só este título já me faz sorrir ligeiramente. Finalmente tenho não uma mas quatro razões para não me sentir culpada por comer todas as manhãs, ao pequeno-almoço, iogurte grego com granola. Obrigada, Huffington Post, por este delicioso artigo. Estava a precisar de boas notícias.

A verdade é que um iogurte natural normal já é uma maçadoria sem precedentes. Então se for light, é quase um velório. Não há comparação entre o sabor de um iogurte natural light e um iogurte grego natural. O sabor e a consistência. Adoro um iogurte cremoso.

Agora as boas notícias: as vantagens nutricionais de um iogurte considerado “gordo” são muito maiores do que os ditos light.

Os especialistas entrevistados pelo Huffington Post foram unânimes ao afirmarem que preferem os iogurtes gregos e os skyr porque são mais ricos em proteínas.

prachi-palwe-l3lsro9TlYA-unsplash.jpg

 

São 4 as razões por que deve optar por este tipo de iogurtes:

  1. Os iogurtes ditos gordos ou meio gordos tendem a ter menos açúcar

Nos anos 80, a moda dos nutricionistas era as dietas low fat, ou seja, os alimentos com muita gordura eram o inimigo público número 1. Na época, acreditava-se que as gorduras saturadas estavam diretamente relacionadas com as doenças cardiovasculares. Mas investigações recentes dão conta de que não é necessariamente assim. Aliás, lacticínios gordos ou meio gordos podem ter um efeito protetor no risco de desenvolver doenças cardíacas e diabetes.

Muitas vezes, os iogurtes light até são mais ricos em açúcar para disfarçar a falta de sabor, provocando uma sensação de pouca saciedade.

  1. Os iogurtes gordos são menos propícios a fazer disparar os níveis de açúcar no sangue

Os especialistas citados neste artigo do Huffington Post fazem a comparação entre os iogurtes naturais e com sabores de fruta, e garantem que estes últimos provocam uma hiperglicemia, ou seja, uma rápida subida dos níveis de açúcar no sangue, o que significa que mais tarde vai ter uma quebra ou hipoglicemia , provocando uma sensação de fome. Mais vale, acrescentar fruta fresca ou um fio de mel ao seu iogurte natural do que optar por iogurtes com aromas. Mas não se iluda, é óbvio que os iogurtes naturais gordos também têm açúcar, por isso é que não fica com fome, porque o organismo demora mais tempo a digeri-los, a absorvê-los e a metabolizar o açúcar.

karly-gomez-lK1Q5RyD6tc-unsplash.jpg

  1. Os iogurtes gordos tiram o apetite durante mais tempo

Um iogurte grego pode conter cerca de 20 g de proteína de absorção lenta numa única porção. A proteína dá uma sensação de saciedade fundamental se quiser perder peso. Além de saciar, dá uma sensação de satisfação, garantindo que não vai pensar em comida nas próximas horas. E um iogurte gordo é bastante mais completo, do ponto de vista nutricional, do que uma taça de espinafres, por exemplo. (Amo este artigo!)

 

  1. Os iogurtes gregos sabem muito melhor do que os light (e isso é fundamental!)

Um dos investigadores da Universidade de Stanford entrevistado pelo Huffington Post revelou esta inequívoca verdade La Palisse: é muito mais fácil tomar opções alimentares saudáveis se optar por alimentos deliciosos. Os iogurtes gregos são ricos, saborosos, versáteis e nutritivos. Depois de comer um iogurte gordo dificilmente vai devorar junk food a seguir.

Agora vou ali comer um iogurte gordíssimo e já venho!

 

Boa dieta para mim, onde quer que os iogurtes light estejam,

Ela

 

fotos: prachi palwe/unsplash e karly gomez/unsplash

 

 

Comments

Popular posts from this blog

RECEITA DE MOLOTOF DE CARAMELO

Ingredientes: 5 claras 5 colheres de sopa de açúcar Caramelo líquido q.b. Preparação: Numa tigela bata as claras em castelo até ficar bem firmes. De seguida, junte o açucar e o caramelo. Bata mais um pouco. Unte a forma com caramelo e deite o preparado anterior. Leve ao forno a 180º entre 7 a 10 minutos. Retire e desenforme. Nota: Não abra o forno enquanto a cozedura. Deixe arrafecer o molotofe dentro do forno. Bom Apetite!! Fonte:

Bolo de ananás formidável... bem fofinho e húmido

Ingredientes 1 lata de ananás das grandes 2 chávenas de chá de farinha 2 chávenas de açúcar 7 ovos 1 colher de café de fermento em pó Caramelo líquido q.b. 1. Ligue o forno a 180ºC. 2. Separe as gemas das claras e bata as claras em castelo com um pitada de sal. 3. Bata as gemas com o açúcar até obter uma massa homogénea e de seguida verta a calda do ananás. 4. Peneire a farinha e o fermento e junte ao preparado das gemas. 5. Por fim envolva as claras em castelo com gentileza. 6. Unte uma forma de chaminé com o caramelo e forre-a com as rodelas de ananás. 7. Se lhe sobrar ananás, corte aos pedacinhos e adicione à massa. 8. Leve o bolo ao forno por cerca de 35 a 50 minutos, vá verificando com o palito, não deixe cozer demais para não ficar seco. 9. Desenforme quente.  Fonte original todos os direitos reservados a:  http://desastresculinarios.blogspot.com

Bolo de Abóbora da Clara de Sousa....é uma maravilha!

Ingredientes:  4 ovos 70 g de margarina 350 g de açúcar 600 g de abóbora 120 g de farinha 120 g de farinha maisena 75 g de coco ralado 1 c. (de sobremesa) de fermento em pó Preparação:  Corte a abóbora em pedaços e leve a cozer em água. Coloque a polpa sobre um coador para perder toda a água da cozedura. Calque um pouco se necessário. Depois de escorrida deve ficar com aproximadamente 320 a 350 g. Bata as gemas com a margarina até ficar cremoso. Acrescente um a um os outros ingredientes, abóbora, açúcar, farinha de trigo, farinha maisena, coco ralado e fermento em pó. Por fim, junte as claras batidas em castelo. Unte e enfarinhe uma forma de buraco grande. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C durante 40 a 45 minutos. Deixe arrefecer um pouco e desenforme.