4 razões por que deve comer iogurte gordo em vez de light - À Volta das Panelas!

4 razões por que deve comer iogurte gordo em vez de light

Só este título já me faz sorrir ligeiramente. Finalmente tenho não uma mas quatro razões para não me sentir culpada por comer todas as manhãs, ao pequeno-almoço, iogurte grego com granola. Obrigada, Huffington Post, por este delicioso artigo. Estava a precisar de boas notícias.

A verdade é que um iogurte natural normal já é uma maçadoria sem precedentes. Então se for light, é quase um velório. Não há comparação entre o sabor de um iogurte natural light e um iogurte grego natural. O sabor e a consistência. Adoro um iogurte cremoso.

Agora as boas notícias: as vantagens nutricionais de um iogurte considerado “gordo” são muito maiores do que os ditos light.

Os especialistas entrevistados pelo Huffington Post foram unânimes ao afirmarem que preferem os iogurtes gregos e os skyr porque são mais ricos em proteínas.

prachi-palwe-l3lsro9TlYA-unsplash.jpg

 

São 4 as razões por que deve optar por este tipo de iogurtes:

  1. Os iogurtes ditos gordos ou meio gordos tendem a ter menos açúcar

Nos anos 80, a moda dos nutricionistas era as dietas low fat, ou seja, os alimentos com muita gordura eram o inimigo público número 1. Na época, acreditava-se que as gorduras saturadas estavam diretamente relacionadas com as doenças cardiovasculares. Mas investigações recentes dão conta de que não é necessariamente assim. Aliás, lacticínios gordos ou meio gordos podem ter um efeito protetor no risco de desenvolver doenças cardíacas e diabetes.

Muitas vezes, os iogurtes light até são mais ricos em açúcar para disfarçar a falta de sabor, provocando uma sensação de pouca saciedade.

  1. Os iogurtes gordos são menos propícios a fazer disparar os níveis de açúcar no sangue

Os especialistas citados neste artigo do Huffington Post fazem a comparação entre os iogurtes naturais e com sabores de fruta, e garantem que estes últimos provocam uma hiperglicemia, ou seja, uma rápida subida dos níveis de açúcar no sangue, o que significa que mais tarde vai ter uma quebra ou hipoglicemia , provocando uma sensação de fome. Mais vale, acrescentar fruta fresca ou um fio de mel ao seu iogurte natural do que optar por iogurtes com aromas. Mas não se iluda, é óbvio que os iogurtes naturais gordos também têm açúcar, por isso é que não fica com fome, porque o organismo demora mais tempo a digeri-los, a absorvê-los e a metabolizar o açúcar.

karly-gomez-lK1Q5RyD6tc-unsplash.jpg

  1. Os iogurtes gordos tiram o apetite durante mais tempo

Um iogurte grego pode conter cerca de 20 g de proteína de absorção lenta numa única porção. A proteína dá uma sensação de saciedade fundamental se quiser perder peso. Além de saciar, dá uma sensação de satisfação, garantindo que não vai pensar em comida nas próximas horas. E um iogurte gordo é bastante mais completo, do ponto de vista nutricional, do que uma taça de espinafres, por exemplo. (Amo este artigo!)

 

  1. Os iogurtes gregos sabem muito melhor do que os light (e isso é fundamental!)

Um dos investigadores da Universidade de Stanford entrevistado pelo Huffington Post revelou esta inequívoca verdade La Palisse: é muito mais fácil tomar opções alimentares saudáveis se optar por alimentos deliciosos. Os iogurtes gregos são ricos, saborosos, versáteis e nutritivos. Depois de comer um iogurte gordo dificilmente vai devorar junk food a seguir.

Agora vou ali comer um iogurte gordíssimo e já venho!

 

Boa dieta para mim, onde quer que os iogurtes light estejam,

Ela

 

fotos: prachi palwe/unsplash e karly gomez/unsplash

 

 

Powered by Blogger.