é a última invenção do gordon ramsay: compota de bacon para fazer em casa e acompanhar uns ovos mexidos - À Volta das Panelas!

é a última invenção do gordon ramsay: compota de bacon para fazer em casa e acompanhar uns ovos mexidos

Confesso que ainda estou com o queixo caído, à Cavaco Silva, a olhar para esta maravilha. Se alguém me tivesse falado de compota de bacon, há uma semana, na rua, eu atravessaria para o outro passeio com medo do que viesse aí. Mas se esse alguém é o Gordon Ramsay, eu paro em sentido. Mais ainda quando o chef britânico garante que esta invenção é a melhor combinação para uns fabulosos ovos mexidos.

A revolução culinária aconteceu, como não podia deixar de ser, no TikTok, onde Gordon Ramsay publicou um vídeo de 30 segundos a ensinar como fazer uma compota de bacon e a mostrar como fica divinal por baixo de uns ovos mexidos.

É claro que eu já tenho aqui os meus 500 g de bacon para experimentar fazer esta maravilha. Ainda por cima, pode guardar a compota no frigorífico durante cerca de uma semana.

CroppedFocusedImage108081050-50-T1-STILL.jpeg

 

Ingredientes 

  • 450 g de bacon cortado em cubos
  • 1 cebola amarela picada
  • 3 chalotas laminadas
  • 100 g de açúcar mascavado
  • 155 ml de xarope de ácer
  • 125 ml de café feito no momento
  • 115 ml de vinagre de sidra
  • 1/2 colher de chá de piripíri

 

Para seguir a receita de ovos mexidos do Gordon Ramsay, vai precisar de ovos, manteiga, crème fraîche e cebolinho picado. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

Agora vamos ao mais importante: a surpreendente compota de bacon. Coloque o bacon picado a saltear, numa frigideira de fundo grosso, em lume médio-alto, durante cerca de 10 minutos, mexendo de vez em quando para não deixar queimar o fundo da frigideira. Quando o bacon estiver estaladiço e já sem gordura, retire-o para uma taça com a ajuda de uma colher furada.

Deixe apenas uma colher de sopa de gordura na frigideira e aproveite o resto para outra receita. Reduza o lume para o mínimo, junte as chalotas e a cebola e mexa ocasionalmente enquanto caramelizam, durante cerca de 20 a 25 minutos. Se a frigideira começar a ficar seca, acrescente uns salpicos de água. 

Quando a cebola estiver caramelizada, volte a colocar o bacon estaladiço na frigideira juntamente com o açúcar mascavado, o xarope de ácer, o café, o vinagre de sidra e o piripíri. Coloque o lume no máximo só até levantar fervura e depois deixe cozinhar em lume brando, durante cerca de 1h30, até ficar com aquela consistência cremosa da compota.

Deixe arrefecer e sirva entre uma torrada de manteiga e uns ovos mexidos (veja aqui a receita dos ovos). Ou então só por cima dos ovos mexidos. Se o Gordon Ramsay garante que é a combinação perfeita, quem sou eu para me atrever a duvidar?

 

Uma óptima compota para si onde quer que o bacon esteja,

Ele

 

receita e foto: gordon ramsay

 

Powered by Blogger.