como fazer em casa uma receita de focaccia fácil e deliciosa - À Volta das Panelas!

como fazer em casa uma receita de focaccia fácil e deliciosa

É a nova mania do nosso Mini-Misterioso que já mudou o seu nome para Bocuse Mistério. Todos os dias o Mini-Homem aparece-nos com uma receita nova de focaccia. Eu consigo sempre encontrar algum defeito, em cada receita, só para manter a minha autoridade de pai de família. Mas isto não está fácil. O Mini-Ele está a cozinhar cada vez melhor e as suas focaccias são absolutamente deliciosas. Há que reagir para manter a autoridade familiar!

Hoje é o meu dia de lhe dar uma resposta à altura. Quando ele chegar a casa, já terei a minha focaccia feita. Para ver se o ponho no lugar. A receita é fácil (o que convém sempre a partir de uma certa idade...) e é do fabuloso site Taste.

Tudo o que vou precisar é de água quente, levedura em pó, açúcar, azeite, farinha, flor de sal, alecrim fresco e azeitonas. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

01-02.jpeg

 

Comece por juntar a água com a levedura, o açúcar e duas colheres de sopa de azeite numa taça pequena. Deixe repousar, numa zona quente e sem correntes de ar, durante cerca de 5 minutos, até começar a criar bolhinhas à superfície.

Misture a farinha com metade da flor de sal, numa taça maior, criando um buraco no centro. Deite a levedura lá para dentro. Com uma colher de pau, misture bem a farinha com a levedura. Use depois as mãos para ligar tudo até criar uma massa consistente.

Coloque a massa em cima do balcão de cozinha, polvilhado com farinha, e amasse durante cerca de 10 minutos, até ficar com uma consistência elástica e macia. Volte a pôr a massa na taça, cubra com uma toalha húmida e deixe repousar, durante cerca de 45 minutos, no mesmo local quente e sem correntes de ar.

Quando a massa tiver duplicado de tamanho, aqueça o forno a 200º C e pincele com azeite um tabuleiro com 20 por 30 cm. Esmague o centro da bola de massa com o punho e volte a amassá-la, no balcão de cozinha, durante mais dois minutos.

Espalhe a massa por cima do tabuleiro pincelado com azeite, cubra com uma toalha húmida e deixe repousar, no mesmo local quente e sem correntes de ar, durante cerca de 20 minutos enquanto o forno aquece.

Espete os dedos algumas vezes, ao longo da massa e coloque umas folhas de alecrim dentro de cada buraquinho criado. Espete as azeitonas na massa, salpique com azeite e polvilhe com o resto da flor de sal e do alecrim.

Leve ao forno, durante 25 a 30 minutos, até a focaccia ficar tostada na superfície. Quando o Mini-Misterioso chegar a casa, já a sala estará com este cheirinho a focaccia por todo o lado. Não vejo que tenha hipóteses de superar esta maravilha.

 

Uma óptima focaccia para si onde quer que o Mini-Misterioso esteja,

Ele

 

receita e foto: taste

 

Powered by Blogger.