aderimos ao último desafio do tiktok com este delicioso rigatoni com molho de tomate e vodka - À Volta das Panelas!

aderimos ao último desafio do tiktok com este delicioso rigatoni com molho de tomate e vodka

Ontem os nossos filhos massacraram-nos a paciência porque o jantar tinha de ser rigatoni. Um iluminado qualquer do TikTok decretou há cerca de um ano que o dia 24 de maio de 2021 seria dia de fazer uma receita de rigatoni e, claro, para partilhar nas redes sociais. A única exigência é que o rigatoni teria de ser servido numa taça (mas ok, ele é benevolente e também aceita rigatoni num prato). O molho, os ingredientes e até o dress code ficariam à nossa consideração. E foi assim que um lunático do TikTok decidiu o nosso jantar de ontem. O que vale é que não tivemos de fazer nada. Os nossos filhos descobriram a receita e foram comprar os ingredientes. A eleita foi esta tentação do blog Serving Dumplings, que fica pronta em 25 minutos.

Só precisa de ter em casa azeite, chalotas picadas, alho picado, tomate San Marzano, concentrado de tomate, piripíri, vodka, tomate seco, natas, sal e pimenta, tomilho picado, parmesão ralado e, claro, rigatoni.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 2 pessoas, espreite aqui a receita original.

roasted-pepper-pasta-ala-wodka-1-7d696418.jpg

 

Ferva uma panela com água e sal. Junte a massa e coza al dente seguindo as indicações da embalagem. Escorra e reserve alguma da água da cozedura.

Enquanto a massa coze, prepare o molho: aqueça um fio de azeite numa frigideira em lume médio. Junte as chalotas e o alho. Deixe cozinhar, durante cerca de 3 minutos, até amaciarem.

Adicione a vodka e mexa. Junte o concentrado de tomate e cerca de 60 ml de água da cozedura. Deixe ferver em lume brando durante cerca de 15 minutos. Tempere com sal e pimenta.

Reduza para lume brando, acrescente o tomate seco, as natas, o piripíri e o tomilho. Deixe cozinhar durante mais 3 minutos. Misture o molho com uma batedeira até obter um creme macio.

Junte a massa e o parmesão ao molho e mexa bem. Tempere com sal e pimenta. Se gostar do molho mais líquido, adicione mais um pouco da água de cozedura.

Divida a massa pelas taças que vai servir. Decore com mais parmesão ralado e uma pitada de piripíri.

 

Boas receitas,

Ela

 

receita e foto: serving dumplings

 

Powered by Blogger.