shakshuka com queijo feta, hortelã e coentros, uma receita divinal para o almoço de hoje - À Volta das Panelas!

shakshuka com queijo feta, hortelã e coentros, uma receita divinal para o almoço de hoje

Acho que vou ter de abrir uma garrafa de vinho só para acompanhar esta receita que descobri no blog Meg&Cook. Esta prato típico tunisino mas que conquistou de vez todo o Médio Oriente e, cada vez mais, o resto do mundo é servido muitas vezes ao brunch, mas sinceramente eu prefiro ao almoço ou ao jantar. Ainda por cima, é muito fácil de fazer. E pode acrescentar os seus ingredientes preferidos. A sua imaginação é o limite.

Só precisa de ter em casa um pimento (encarnado ou amarelo), uma cebola roxa, um tomate coração de boi, uma lata de tomate pelado, um dente de alho, açúcar mascavado, azeite, sementes de coentro, paprika, cominho, folhas de louro, alguns ramos de tomilho, hortelã, coentros, sal, pimenta, ovos e queijo feta.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, espreite aqui a receita original.

4e0591e6d4f3ee74a082cbe9e28133a2.jpg

 

Comece por refogar em azeite a cebola picada e o alho numa frigideira. Junte o cominho e as sementes de coentro. Tempere com sal e pimenta, e deixe cozinhar durante cerca de 2 minutos. Adicione o pimento cortado em pequenas fatias, o tomilho, as folhas de louro e o açúcar. Continue a cozinhar com o lume alto, durante 5 a 10 minutos, para obter uma cor bonita.
Acrescente o tomate e a paprika. Volte a temperar com sal e pimenta. Reduza para lume brando e deixe ferver durante 15 minutos. Adicione mais água se necessário, para que a mistura fique com a textura de um molho de uma massa. Ajuste os temperos. 
Retire as folhas de louro e abra buracos na mistura para os ovos. Abra os ovos com cuidado e reduza novamente para lume brando. Tempere com sal e pimenta e tape a frigideira para deixar cozinhar durante cerca de 10 a 12 minutos, dependendo se prefere a gema líquida ou não. 

Decore com os coentros e a hortelã, acrescente o queijo feta esmagado e sirva logo!

 

Boas receitas,

Ela

 

receita e foto: meg&cook

 

Powered by Blogger.