salmão com molho de alho e limão, uma receita saudável perfeita para hoje - À Volta das Panelas!

salmão com molho de alho e limão, uma receita saudável perfeita para hoje

Ui! É Sexta-Feira Santa e esqueceu-se que é dia de peixe? Para os católicos mais fervorosos, é dia de jejum, para a maioria é dia de peixe, para mim é mais um pretexto para fazer dieta. O que me vale é que tenho sempre uns lombos de salmão guardados no congelador. Esta receita do blog 40 Aprons é ideal para dias como hoje: é peixe, é light, é permitida pelas dietas keto e paleo e é muito fácil de fazer.

São 10 minutos a preparar e 15 ao lume. E tem 384 calorias, o que é bem simpático para quem não quer engordar.

Só precisa de ter em casa manteiga, alho picado, caldo de galinha, sumo de limão fresco, sal, óleo de abacate, lombos de salmão, pimenta preta moída, salsa picada e rodelas de limão para decorar.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 4 pessoas, espreite aqui a receita original.

lemon-garlic-salmon-whole30-paleo.jpg

 

Comece por fazer o molho de alho e limão: numa panela pequena, derreta a manteiga em lume médio. Junte o alho e deixe saltear durante 1 a 2 minutos. Adicione o caldo de galinha, o sumo de limão e tempere com generosas pitadas de sal. Deixe ferver em lume brando até reduzir para metade ou um terço. A ideia é ficar com um molho mais espesso e a ferver. Retire do lume e reserve.

Faça agora o salmão: retire os lombos do frigorífico 10 a 20 minutos antes de os cozinhar. Tempere ambos os lados com sal e pimenta preta moída.

Aqueça um fio de óleo de abacate numa frigideira grande em lume médio alto.

Disponha os lombos de salmão com a pele virada para cima na frigideira e deixe cozinhar, durante 2 a 3 minutos, até começarem a ficar ligeiramente acastanhados e crocantes em baixo. Vire-os ao contrário com a ajuda de uma espátula e deixe cozinhar durante mais 3 a 4 minutos ou até a pele ficar crocante.

Retire a frigideira do lume e espalhe o molho por cima dos lombos de salmão. Decore com salsa e com as rodelas de limão. Sirva com a pele ou, se preferir sem pele, retire-a com cuidado com uma colher.

 

Um ótimo feriado,

Ela

 

receita e foto: 40 aprons

 

Powered by Blogger.