quiche de queijo de cabra e alho francês com base de batata doce, uma receita sem glúten e muito fácil de fazer - À Volta das Panelas!

quiche de queijo de cabra e alho francês com base de batata doce, uma receita sem glúten e muito fácil de fazer

Pode ser um almoço, um jantar ou até um brunch. É indiferente. Esta receita do blog Meaningful Eats é absolutamente divinal e sabe bem a qualquer hora do dia. Ainda por cima não engorda (muito). Não tem glúten, por isso, é mais saudável do que as quiches normais.

Para fazer esta maravilha, precisa de ter em casa duas batatas doces descascadas e raladas, sal, pimenta, piripíri e um ovo para a base. Para o recheio, precisa de um alho francês bem lavado e cortado às rodelas, manteiga, ovos, sal, pimenta, leite de coco ou natas e queijo de cabra em crumble.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 6 a 8 pessoas, espreite aqui a receita original.

sweet-potato-quiche.jpg

 

Pré-aqueça o forno a 230º C.

Espalhe spray de cozinha no fundo e nos lados de uma forma de tarte com a base amovível.

Forre a forma com uma folha de papel vegetal e volte a espalhar spray de cozinha por cima.

Coloque a batata doce ralada num pano de cozinha limpo. Junte as pontas e esprema eventuais líquidos que escorram da batata.

Misture, numa taça média, um ovo, duas pitadas de sal, uma pitada de pimenta preta e outra pitada de piripíri. Junte as batatas doces espremidas e misture bem até obter uma espécie de massa.

Pressione a massa contra o fundo e os lados da forma que preparou. Coloque-a num tabuleiro e leve ao forno durante 30 minutos. Retire do forno e deixe arrefecer ligeiramente, durante 10 minutos.

Reduza a temperatura do forno para 180º C.

Enquanto isso, derreta a manteiga numa frigideira em lume médio alto. Acrescente o alho francês juntamente com uma pitada de sal e pimenta e deixe cozinhar até amaciar, durante 6 a 8 minutos. Deixe arrefecer ligeiramente antes de juntar à mistura dos ovos.

Entretanto faça a mistura dos ovos: bata os ovos, o sal, a pimenta, o leite de coco ou as natas até obter um creme macio. Junte o alho francês já arrefecido e metade do queijo de cabra. Misture bem.

Transfira o recheio para a forma, colocando-o por cima da base com cuidado. Espalhe o resto do queijo de cabra por cima.

Leve ao forno durante 30 minutos e retire. Deixe assentar 20 minutos antes de servir.

Acompanhe com uma salada.

 

Boas receitas,

Ela

 

receita e foto: meaningful eats

 

Powered by Blogger.