Skip to main content

ovos de páscoa recheados com mousse de chocolate: o vídeo do doce mais fácil para este domingo

Segundo o chef Heston Blumenthal, há dois tipos de mousse de chocolate: aquela que é feita só com água e chocolate e aquela que não é mousse de chocolate. 

O chef, com três estrelas Michelin e que lidera aquele que, durante anos, foi o melhor restaurante do mundo, encontrou o equilíbrio perfeito entre as quantidades de chocolate e água da torneira para fazer a mousse mais cremosa e pura de todas.

DSC01927 2.jpg

Para Heston, a água é o melhor ingrediente para realçar o sabor do chocolate, dando-lhe a cremosidade ideal que está entre a suavidade de uma mousse e espessura densa do chocolate. 

Se servir esta mousse maravilhosa dentro de uns ovos de chocolate ocos, então tem a receita perfeita para esta Páscoa. As crianças mais novas adoram a apresentação e os adultos deliciam-se com a mousse.

Foi por tudo isto que escolhemos esta receita para fazermos com o apoio da EPAL para esta Páscoa. Porque se estamos a falar da mousse mais pura de todas, não há nada mais puro, simples e equilibrado do que água da torneira.

 

 

Ingredientes 

  • 12 ovos de chocolate ocos
  • 230 g de chocolate preto com 75% de cacau
  • 280 ml de água da torneira
  • Avelãs tostadas picadas q.b.

DSC01913 2.jpg

Corte com cuidado uma tampa na parte superior dos ovos de chocolate sem os estragar. Coloque os ovos dentro de copinhos para ovos quentes enquanto prepara a mousse de chocolate.

E para a mousse só precisa de colocar uma taça média por cima de outra taça maior cheia de gelo, de forma a que o fundo da taça de cima fique a tocar no gelo. Deixe de lado.

Deite a água para dentro de uma panela e aqueça em lume médio. Acrescente o chocolate, partido em pedaços, enquanto mistura à mão com uma vareta. Quando o chocolate estiver derretido, deite-o para dentro da taça que preparou por cima do gelo e bata à mão com a vareta.

Bata de forma constante até o chocolate começar a engrossar, durante 2 a 3 minutos. Quando estiver quase com a sua consistência preferida, divida a mousse pelos ovos da Páscoa. Mas cuidado para não bater demais, se não vai engrossar demasiado a mousse. Como diz Heston Blumenthal, não há nada como parar de bater dois minutos antes de acharmos que está no ponto.

Para não passar do ponto, pode retirar a taça de cima do gelo um pouco antes para desacelerar o processo de engrossar.

DSC01886 2.jpg

Pode precisar de mais mousse dependendo do tamanho dos ovos, mas isso não é problema desde que respeite o rácio de chocolate para água da torneira: 230 g de chocolate para 280 g de água da torneira ou, por exemplo, 350 g de chocolate para 425 g de água da torneira.

Sirva a mousse dentro dos ovos, com avelãs tostadas picadas por cima e uns flocos de flor de sal. Com o jarro Gota da EPAL ao lado, ganha seguramente o prémio de melhor mesa de Páscoa.

 

Uma óptima Páscoa para si onde quer que a mousse de chocolate esteja,

Ele

 

vídeo e fotos: casal mistério

 

Uma receita feita em parceria entre o Casal Mistério e a EPAL

 

Comments

Popular posts from this blog

RECEITA DE MOLOTOF DE CARAMELO

Ingredientes: 5 claras 5 colheres de sopa de açúcar Caramelo líquido q.b. Preparação: Numa tigela bata as claras em castelo até ficar bem firmes. De seguida, junte o açucar e o caramelo. Bata mais um pouco. Unte a forma com caramelo e deite o preparado anterior. Leve ao forno a 180º entre 7 a 10 minutos. Retire e desenforme. Nota: Não abra o forno enquanto a cozedura. Deixe arrafecer o molotofe dentro do forno. Bom Apetite!! Fonte:

Bolo de Abóbora da Clara de Sousa....é uma maravilha!

Ingredientes:  4 ovos 70 g de margarina 350 g de açúcar 600 g de abóbora 120 g de farinha 120 g de farinha maisena 75 g de coco ralado 1 c. (de sobremesa) de fermento em pó Preparação:  Corte a abóbora em pedaços e leve a cozer em água. Coloque a polpa sobre um coador para perder toda a água da cozedura. Calque um pouco se necessário. Depois de escorrida deve ficar com aproximadamente 320 a 350 g. Bata as gemas com a margarina até ficar cremoso. Acrescente um a um os outros ingredientes, abóbora, açúcar, farinha de trigo, farinha maisena, coco ralado e fermento em pó. Por fim, junte as claras batidas em castelo. Unte e enfarinhe uma forma de buraco grande. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C durante 40 a 45 minutos. Deixe arrefecer um pouco e desenforme.

Bifanas no Monsieur Cuisine

Bom dia!... Sugestão de hoje: ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ Para esta receita vamos precisar de : 800g bifanas (cortadas finas & pequenas) 50g azeite 25g banha 4 (dentes de) alho 100g tomate (em pedaços) 75g polpa de tomate 50g pimento 160g de cerveja / + / vinho branco 1 folha de louro sal pimenta piri-piri ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ No copo do Monsieur Cuisine coloca azeite, banha, alho, tomate, pimento e polpa de tomate. Programa : 5 seg. / vel.5 (...) Depois, programa , para refogar: 5 mins. / 120ºC / vel.1 (...) Em seguida junta a cerveja e vinho branco.  Programa : 30 seg. / vel. 5 - Durante os 30 segundos, vai aumentando a velocidade para 6 e 7... No final, acrescenta a carne e o louro. Tempera com sal, pimenta e piri-piri. Programa : "Steamer" [20 minutos (default)], faz "iniciar" e novamente "Steamer" para o tempo correr...  Depois disso, programa mais 10 minutos / 100ºC / "Reverse" vel.1 (...) Sugestão:  Poderás aco