ovos de páscoa recheados com mousse de chocolate: o vídeo do doce mais fácil para este domingo - À Volta das Panelas!

ovos de páscoa recheados com mousse de chocolate: o vídeo do doce mais fácil para este domingo

Segundo o chef Heston Blumenthal, há dois tipos de mousse de chocolate: aquela que é feita só com água e chocolate e aquela que não é mousse de chocolate. 

O chef, com três estrelas Michelin e que lidera aquele que, durante anos, foi o melhor restaurante do mundo, encontrou o equilíbrio perfeito entre as quantidades de chocolate e água da torneira para fazer a mousse mais cremosa e pura de todas.

DSC01927 2.jpg

Para Heston, a água é o melhor ingrediente para realçar o sabor do chocolate, dando-lhe a cremosidade ideal que está entre a suavidade de uma mousse e espessura densa do chocolate. 

Se servir esta mousse maravilhosa dentro de uns ovos de chocolate ocos, então tem a receita perfeita para esta Páscoa. As crianças mais novas adoram a apresentação e os adultos deliciam-se com a mousse.

Foi por tudo isto que escolhemos esta receita para fazermos com o apoio da EPAL para esta Páscoa. Porque se estamos a falar da mousse mais pura de todas, não há nada mais puro, simples e equilibrado do que água da torneira.

 

 

Ingredientes 

  • 12 ovos de chocolate ocos
  • 230 g de chocolate preto com 75% de cacau
  • 280 ml de água da torneira
  • Avelãs tostadas picadas q.b.

DSC01913 2.jpg

Corte com cuidado uma tampa na parte superior dos ovos de chocolate sem os estragar. Coloque os ovos dentro de copinhos para ovos quentes enquanto prepara a mousse de chocolate.

E para a mousse só precisa de colocar uma taça média por cima de outra taça maior cheia de gelo, de forma a que o fundo da taça de cima fique a tocar no gelo. Deixe de lado.

Deite a água para dentro de uma panela e aqueça em lume médio. Acrescente o chocolate, partido em pedaços, enquanto mistura à mão com uma vareta. Quando o chocolate estiver derretido, deite-o para dentro da taça que preparou por cima do gelo e bata à mão com a vareta.

Bata de forma constante até o chocolate começar a engrossar, durante 2 a 3 minutos. Quando estiver quase com a sua consistência preferida, divida a mousse pelos ovos da Páscoa. Mas cuidado para não bater demais, se não vai engrossar demasiado a mousse. Como diz Heston Blumenthal, não há nada como parar de bater dois minutos antes de acharmos que está no ponto.

Para não passar do ponto, pode retirar a taça de cima do gelo um pouco antes para desacelerar o processo de engrossar.

DSC01886 2.jpg

Pode precisar de mais mousse dependendo do tamanho dos ovos, mas isso não é problema desde que respeite o rácio de chocolate para água da torneira: 230 g de chocolate para 280 g de água da torneira ou, por exemplo, 350 g de chocolate para 425 g de água da torneira.

Sirva a mousse dentro dos ovos, com avelãs tostadas picadas por cima e uns flocos de flor de sal. Com o jarro Gota da EPAL ao lado, ganha seguramente o prémio de melhor mesa de Páscoa.

 

Uma óptima Páscoa para si onde quer que a mousse de chocolate esteja,

Ele

 

vídeo e fotos: casal mistério

 

Uma receita feita em parceria entre o Casal Mistério e a EPAL

 

Powered by Blogger.