o melhor de portugal: o spot onde tem de tirar uma fotografia pelo menos uma vez na vida
Nesta época em que o turismo em Portugal atravessa umas das maiores crises de sempre, o Casal Mistério e a SEAT juntaram-se para divulgar o melhor do nosso País: paisagens, passeios, recantos, hotéis, restaurantes e petiscos que tornam Portugal um dos lugares mais fascinantes do planeta.
Começámos o mês de abril a desconfinar devagarinho. Optámos por ir explorar aquela que é, para mim, uma das mais bonitas estradas do país: a N379-1 e subir até ao miradouro do Portinho da Arrábida. E o melhor aliado para percorrer a estrada onde James Bond ficou viúvo é, sem dúvida, o Novo SEAT Leon, um carro desportivo, versátil e que tem o maravilhoso sistema SEAT CONNECT que lhe permite controlar o carro a partir de casa, através de uma App no telemóvel.
Não só tranca e destranca as portas a partir do telemóvel, o que dá um jeitão ao meu querido Marido Mistério que anda cada vez mais paranóico sem saber se fechou o carro, como também descobre onde o estacionou – bom para os parques dos shoppings – e ainda... dá para planear uma viagem.
Na véspera, preparámos o percurso que queríamos fazer, decidimos a rota no telemóvel e enviámo-la para o sistema de navegação do carro. No dia da viagem, foi só sentarmo-nos no Novo SEAT Leon e partir à descoberta da Arrábida.
Fomos diretos a Setúbal e a nossa primeira paragem foi o Palácio da Comenda. Que sonho de propriedade! Construído numa das encostas sobre o rio Sado, o palácio com 5 andares e 26 quartos foi desenhado pelo famoso arquiteto Raul Lino em 1903, para servir de casa de férias do conde D’Armand, um ministro francês. Com uma praia privada e varandas e terraços com uma vista deslumbrante para o rio, o mar e a serra, foi o refúgio de Jacqueline Kennedy, logo após o assassinato do marido em 1963. A irmã da antiga primeira dama dos EUA era amiga da família D’Armand e já tinha aqui passado vários dias, chegando mesmo a convidar o escritor Truman Capote.
Depois do glamour dos anos 60, o palácio esteve abandonado nas últimas décadas até que foi comprado no ano passado por um casal de milionários, por isso infelizmente já não se pode visitar. Mas pode sempre parar o carro e ver de fora. Vale a pena, parece um postal.
Continue pela N379-1, com o mar e a península de Tróia à sua esquerda, até que vai chegar à Praia da Figueirinha. Se lhe apetecer, beba aqui um café, se não siga pela mesma estrada, sempre a subir até que vai ver praticamente à sua frente o Convento da Nossa Senhora da Arrábida, construído na encosta sul da Serra da Arrábida. Pertenceu à Ordem Franciscana e atualmente é da Fundação Oriente. Se quiser, pode visitar os interiores mediante marcação prévia.
Volte para o carro e continue pela mesma estrada, ao fim de cerca de um quilómetro e meio, encontra o deslumbrante Miradouro do Portinho da Arrábida.
É daqui que os praticantes de asa delta se lançam para o céu para uma experiência única. Se for corajoso, atreva-se a voar, pode sempre ir com um piloto.
Eu já experimentei e é uma sensação incrível. Ainda por cima, as paisagens aqui são verdadeiramente esmagadoras! Os diferentes tons de azul do mar e do céu combinam na perfeição com os verdes da serra. É mesmo de suster a respiração. A Flytime tem programas de batismo de voo.
De regresso à panorâmica N379-1, e se for fã dos filmes do 007, vai reconhecer esta estrada numa cena do único filme em que o agente secreto mais famoso do mundo se casou: Ao Serviço de Sua Majestade. Foi precisamente nesta estrada que James Bond viu morrer a sua mulher logo após o casamento. Uma cena dramática no filme protagonizado por George Lazenby, com a Arrábida como cenário, e que eu nunca esqueci.
Depois de ver o meu querido Marido Mistério a tremer de medo ao olhar para cada pessoa que saltava de asa delta, voltámos para o nosso Novo SEAT Leon. Qual Michael Knight, pedi ao carro para ligar para o restaurante Farol (sim, basta dizer para onde quer telefonar que o carro liga), marquei uma mesa na esplanada e descemos até ao Portinho da Arrábida para almoçar uns belos salmonetes com vista para aquela maravilhosa baía.
Depois do almoço, fomos até à Lapa de Santa Margarida para abater calorias. Vale mesmo a pena parar o carro em frente à colónia de férias da Casa do Gaiato e procurar o caminho até à gruta. Depois de entrar na rua ao lado do antigo campo de futebol, encontra logo o caminho à sua esquerda, não há que enganar.
É um percurso estreito com várias dezenas de degraus (não contei para não me enervar!) que o leva até ao nível do mar. Além de ir apreciando as diferentes cores da água que aqui são mais verdes do que nunca, chega a uma gruta natural espetacular onde foi erguido um altar a Santa Margarida.
O pior é o regresso que é sempre a subir, mas faz-se muito bem. Antes de voltar para casa, não deixe de passar pela Praia dos Coelhos, a mais selvagem e mais bonita da região. O acesso não é fácil mas vale a pena o esforço.
Se não gostar de aventuras, tem sempre a Praia do Creiro logo a seguir ao Portinho, e as premiadas e já famosas Praias dos Galápos e Galapinhos.
Um conselho: aproveite este mês de abril e o de maio para fazer este passeio e explorar os trilhos com o azul do mar de um lado e o verde da serra no outro. Também pode passear a cavalo, porque os Cavalos na Areia da Comporta já chegaram à Arrábida. São os Cavalos na Serra. Espreite aqui os programas deles. Outro programa imperdível é apanhar um Taxi Boat até às ilhas de Tróia, que por esta altura estão desertas. Os Taxi Boats têm preços fixos a partir de Setúbal mas pode chamá-los a partir de qualquer sítio nas redondezas com um acréscimo da taxa de chamada. Pode consultar os preços aqui.
Não se esqueça que a circulação entre Setúbal e as praias da Arrábida está condicionada durante os meses do verão, mais precisamente entre 15 de Junho e 15 de Setembro. Por isso, se não for agora, já não consegue passar de carro durante o dia.
Antes de regressar, passe só por Vila Nogueira de Azeitão e vá até à Casa das Tortas. Não deixe de trazer um carregamento de tortas de Azeitão para casa. São divinais.
Se quiser ficar por aqui e aproveitar mais alguns dias, durma uma ou duas noites no hotel Casa de Palmela, nós já lá ficámos e contamos toda a experiência aqui.
Um ótimo passeio,
Ela
fotos: casal mistério e d.r.
Este post foi feito com o apoio da SEAT
Comments
Post a Comment