Skip to main content

o melhor de portugal: o spot onde tem de tirar uma fotografia pelo menos uma vez na vida

Nesta época em que o turismo em Portugal atravessa umas das maiores crises de sempre, o Casal Mistério e a SEAT  juntaram-se para divulgar o melhor do nosso País: paisagens, passeios, recantos, hotéis, restaurantes e petiscos que tornam Portugal um dos lugares mais fascinantes do planeta.

IMG_20210408_125620.jpg

Começámos o mês de abril a desconfinar devagarinho. Optámos por ir explorar aquela que é, para mim, uma das mais bonitas estradas do país: a N379-1 e subir até ao miradouro do Portinho da Arrábida. E o melhor aliado para percorrer a estrada onde James Bond ficou viúvo é, sem dúvida, o Novo SEAT Leon, um carro desportivo, versátil e que tem o maravilhoso sistema SEAT CONNECT que lhe permite controlar o carro a partir de casa, através de uma App no telemóvel.

Não só tranca e destranca as portas a partir do telemóvel, o que dá um jeitão ao meu querido Marido Mistério que anda cada vez mais paranóico sem saber se fechou o carro, como também descobre onde o estacionou – bom para os parques dos shoppings – e ainda... dá para planear uma viagem.

Na véspera, preparámos o percurso que queríamos fazer, decidimos a rota no telemóvel e enviámo-la para o sistema de navegação do carro. No dia da viagem, foi só sentarmo-nos no Novo SEAT Leon e partir à descoberta da Arrábida. 

 

IMG_20210408_124212.jpg

Fomos diretos a Setúbal e a nossa primeira paragem foi o Palácio da Comenda. Que sonho de propriedade! Construído numa das encostas sobre o rio Sado, o palácio com 5 andares e 26 quartos foi desenhado pelo famoso arquiteto Raul Lino em 1903, para servir de casa de férias do conde D’Armand, um ministro francês. Com uma praia privada e varandas e terraços com uma vista deslumbrante para o rio, o mar e a serra, foi o refúgio de Jacqueline Kennedy, logo após o assassinato do marido em 1963. A irmã da antiga primeira dama dos EUA era amiga da família D’Armand e já tinha aqui passado vários dias, chegando mesmo a convidar o escritor Truman Capote.

IMG_20210408_113523.jpg

Depois do glamour dos anos 60, o palácio esteve abandonado nas últimas décadas até que foi comprado no ano passado por um casal de milionários, por isso infelizmente já não se pode visitar. Mas pode sempre parar o carro e ver de fora. Vale a pena, parece um postal.

IMG_20210408_115405.jpg

Continue pela N379-1, com o mar e a península de Tróia à sua esquerda, até que vai chegar à Praia da Figueirinha. Se lhe apetecer, beba aqui um café, se não siga pela mesma estrada, sempre a subir até que vai ver praticamente à sua frente o Convento da Nossa Senhora da Arrábida, construído na encosta sul da Serra da Arrábida. Pertenceu à Ordem Franciscana e atualmente é da Fundação Oriente. Se quiser, pode visitar os interiores mediante marcação prévia.

IMG_20210408_122336.jpg

Volte para o carro e continue pela mesma estrada, ao fim de cerca de um quilómetro e meio, encontra o deslumbrante Miradouro do Portinho da Arrábida.

IMG_20210408_125639.jpg

É daqui que os praticantes de asa delta se lançam para o céu para uma experiência única. Se for corajoso, atreva-se a voar, pode sempre ir com um piloto.

IMG_20210408_130309.jpg

Eu já experimentei e é uma sensação incrível. Ainda por cima, as paisagens aqui são verdadeiramente esmagadoras! Os diferentes tons de azul do mar e do céu combinam na perfeição com os verdes da serra. É mesmo de suster a respiração. A Flytime tem programas de batismo de voo.

IMG_20210408_130357.jpg

De regresso à panorâmica N379-1, e se for fã dos filmes do 007, vai reconhecer esta estrada numa cena do único filme em que o agente secreto mais famoso do mundo se casou: Ao Serviço de Sua Majestade. Foi precisamente nesta estrada que James Bond viu morrer a sua mulher logo após o casamento. Uma cena dramática no filme protagonizado por George Lazenby, com a Arrábida como cenário, e que eu nunca esqueci.

IMG_20210408_125451.jpg

Depois de ver o meu querido Marido Mistério a tremer de medo ao olhar para cada pessoa que saltava de asa delta, voltámos para o nosso Novo SEAT Leon. Qual Michael Knight, pedi ao carro para ligar para o restaurante Farol (sim, basta dizer para onde quer telefonar que o carro liga), marquei uma mesa na esplanada e descemos até ao Portinho da Arrábida para almoçar uns belos salmonetes com vista para aquela maravilhosa baía.

Depois do almoço, fomos até à Lapa de Santa Margarida para abater calorias. Vale mesmo a pena parar o carro em frente à colónia de férias da Casa do Gaiato e procurar o caminho até à gruta. Depois de entrar na rua ao lado do antigo campo de futebol, encontra logo o caminho à sua esquerda, não há que enganar.

IMG_20210408_152713.jpg

É um percurso estreito com várias dezenas de degraus (não contei para não me enervar!) que o leva até ao nível do mar. Além de ir apreciando as diferentes cores da água que aqui são mais verdes do que nunca, chega a uma gruta natural espetacular onde foi erguido um altar a Santa Margarida.

IMG_20210408_153325.jpg

IMG_20210408_153801.jpg

O pior é o regresso que é sempre a subir, mas faz-se muito bem. Antes de voltar para casa, não deixe de passar pela Praia dos Coelhos, a mais selvagem e mais bonita da região. O acesso não é fácil mas vale a pena o esforço.

IMG_20210408_161007.jpg

Se não gostar de aventuras, tem sempre a Praia do Creiro logo a seguir ao Portinho, e as premiadas e já famosas Praias dos Galápos e Galapinhos.  

IMG_20210408_151033.jpg

Um conselho: aproveite este mês de abril e o de maio para fazer este passeio e explorar os trilhos com o azul do mar de um lado e o verde da serra no outro. Também pode passear a cavalo, porque os Cavalos na Areia da Comporta já chegaram à Arrábida. São os Cavalos na Serra. Espreite aqui os programas deles. Outro programa imperdível é apanhar um Taxi Boat até às ilhas de Tróia, que por esta altura estão desertas. Os Taxi Boats têm preços fixos a partir de Setúbal mas pode chamá-los a partir de qualquer sítio nas redondezas com um acréscimo da taxa de chamada. Pode consultar os preços aqui.

IMG_20210408_161451.jpg

Não se esqueça que a circulação entre Setúbal e as praias da Arrábida está condicionada durante os meses do verão, mais precisamente entre 15 de Junho e 15 de Setembro. Por isso, se não for agora, já não consegue passar de carro durante o dia. 

IMG_20210408_123851.jpg

Antes de regressar, passe só por Vila Nogueira de Azeitão e vá até à Casa das Tortas. Não deixe de trazer um carregamento de tortas de Azeitão para casa. São divinais.

56306719_2063230263975616_8537725218657927168_n.jp

Se quiser ficar por aqui e aproveitar mais alguns dias, durma uma ou duas noites no hotel Casa de Palmela, nós já lá ficámos e contamos toda a experiência aqui.

 

Um ótimo passeio,

Ela

 

fotos: casal mistério e d.r.

 

Este post foi feito com o apoio da SEAT 

Comments

Popular posts from this blog

RECEITA DE MOLOTOF DE CARAMELO

Ingredientes: 5 claras 5 colheres de sopa de açúcar Caramelo líquido q.b. Preparação: Numa tigela bata as claras em castelo até ficar bem firmes. De seguida, junte o açucar e o caramelo. Bata mais um pouco. Unte a forma com caramelo e deite o preparado anterior. Leve ao forno a 180º entre 7 a 10 minutos. Retire e desenforme. Nota: Não abra o forno enquanto a cozedura. Deixe arrafecer o molotofe dentro do forno. Bom Apetite!! Fonte:

Bolo de Abóbora da Clara de Sousa....é uma maravilha!

Ingredientes:  4 ovos 70 g de margarina 350 g de açúcar 600 g de abóbora 120 g de farinha 120 g de farinha maisena 75 g de coco ralado 1 c. (de sobremesa) de fermento em pó Preparação:  Corte a abóbora em pedaços e leve a cozer em água. Coloque a polpa sobre um coador para perder toda a água da cozedura. Calque um pouco se necessário. Depois de escorrida deve ficar com aproximadamente 320 a 350 g. Bata as gemas com a margarina até ficar cremoso. Acrescente um a um os outros ingredientes, abóbora, açúcar, farinha de trigo, farinha maisena, coco ralado e fermento em pó. Por fim, junte as claras batidas em castelo. Unte e enfarinhe uma forma de buraco grande. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C durante 40 a 45 minutos. Deixe arrefecer um pouco e desenforme.

Bolo de ananás formidável... bem fofinho e húmido

Ingredientes 1 lata de ananás das grandes 2 chávenas de chá de farinha 2 chávenas de açúcar 7 ovos 1 colher de café de fermento em pó Caramelo líquido q.b. 1. Ligue o forno a 180ºC. 2. Separe as gemas das claras e bata as claras em castelo com um pitada de sal. 3. Bata as gemas com o açúcar até obter uma massa homogénea e de seguida verta a calda do ananás. 4. Peneire a farinha e o fermento e junte ao preparado das gemas. 5. Por fim envolva as claras em castelo com gentileza. 6. Unte uma forma de chaminé com o caramelo e forre-a com as rodelas de ananás. 7. Se lhe sobrar ananás, corte aos pedacinhos e adicione à massa. 8. Leve o bolo ao forno por cerca de 35 a 50 minutos, vá verificando com o palito, não deixe cozer demais para não ficar seco. 9. Desenforme quente.  Fonte original todos os direitos reservados a:  http://desastresculinarios.blogspot.com