não, isto não são ovos! São uns deliciosos ninhos de courgette vegan com apenas 174 calorias - À Volta das Panelas!

não, isto não são ovos! São uns deliciosos ninhos de courgette vegan com apenas 174 calorias

Pronto. Mais um fim de semana, mais uma dieta desgraçada. Só no sábado foi cozido à portuguesa ao almoço e sushi ao jantar. Assim não há milagres. Assim não vamos a lado nenhum. Pois. Eu sei. Mas eu não desisto de mim. Continuo na luta apesar de todas as piadas, revirares de olhos, troca de olhares e sorrisinhos trocistas da minha querida e adorada Família Mistério. Ignoro-os estoicamente. E hoje vão todos fazer dieta comigo para não se armarem em engraçadinhos. O jantar vai ser esta receita vegan e sem glúten que descobri no blog Two Spoons.

Esta maravilha tem apenas 174 calorias e nem ovos tem, claro, porque senão não seria vegan.

Só precisa de ter em casa duas courgettes, uma batata doce pequena e azeite. Para o molho, precisa de cajus ensopados desde a véspera, levedura nutricional, 3 dentes de alho, sumo de um limão, água, cebola em pó e sal.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para fazer 5 ninhos, espreite aqui a receita original.

AMAZING-zucchini-egg-nests-vegan-and-gluten-free-h

 

Comece por aquecer o forno a 200º C.

Com a ajuda de um garfo, faça pequenos buracos ao longo de toda a batata doce. Prepare um tabuleiro forrado com papel vegetal e coloque a batata doce por cima. Leve ao forno durante 30 minutos ou até a batata ficar bem assada. Reserve.

Enquanto isso, espiralize as courgettes e espalhe-as em cima de várias folhas de papel de cozinha. Coloque mais papel de cozinha por cima e pressione-as com cuidado para tentar retirar o máximo de água possível.

Entretanto, junte no liquidificador os ingredientes das “claras de ovo”: os cajus ensopados e escorridos, a levedura nutricional, o alho, o sumo de limão, a água, a cebola em pó (opcional) e o sal. Misture bem até obter um creme macio.

Prepare um tabuleiro forrado com papel de alumínio e espalhe azeite por cima. Forme os ninhos com os fios de courgette.

Coloque 3 colheres de sopa do molho das “claras de ovo” no centro de cada ninho. Leve os ninhos ao forno durante 10 a 12 minutos ou até a courgette começar a ficar ligeiramente acastanhada.

Abra a batata doce e retire o recheio com uma colher de gelado, formando pequenas bolas. Estas pequenas bolas de batata doce vão ser as suas gemas. Coloque uma bola de batata doce no centro de cada ninho já cozinhado e sirva com mais um pouco do molho das “claras de ovo” por cima.

 

Uma ótima semana,

Ela

 

receita e foto: two spoons

 

Powered by Blogger.