vídeo: a forma mais original de servir uma açorda de camarão
Neste preciso momento, estou sentado à frente do computador com um copo de água ao lado. Antes, bebi um café feito com água e tomei um duche de água quente. Mas não é só nestas coisas evidentes que usamos água. Além de ter feito esta receita de açorda com água, o próprio computador em que a estou a escrever é feito com recurso a água, a câmara que filmou este vídeo ou até o telemóvel que usámos para agendar tudo.
A água está em quase tudo nas nossas vidas e é por isso que é um bem essencial que precisamos de preservar. Hoje, no Dia Mundial da Água, tínhamos de nos juntar novamente com a EPAL para fazermos mais uma deliciosa receita com água da torneira em casa. Além de ser a melhor forma de homenagear este dia, é uma maneira de alertar para a sustentabilidade e contra o desperdício.
É por isso que cá em casa só usamos água da torneira: não só para pouparmos, mas também para combatermos o consumo de plástico e o desperdício de água que existe na produção de garrafas descartáveis. E foi também por isso que hoje decidimos fazer para o jantar uma maravilhosa receita do livro que a Tia Cátia fez para a EPAL só com receitas feitas com água da torneira.
Está disponível aqui e tem 24 deliciosas receitas para fazer em casa com água da torneira. Uma delas é esta fantástica açorda de camarão servida dentro de um pão alentejano. Há maneira mais original de servir este prato?
Ingredientes
- 1,5 l de água da torneira
- 800 g de camarão 20/30
- 1 cebola cortada em quartos
- 1 pão com pelo menos 1 dia e preferencialmente redondo (aproximadamente 1kg)
- 5 dentes de alho picados
- ½ malagueta vermelha picada
- 2 tomates maduros picados, sem pele e sem sementes
- 3 ovos inteiros
- Sal q.b.
- Azeite q.b.
- Pimenta q.b.
- Salsa q.b.
Coloque um tacho ao lume com a água da torneira. Quando levantar fervura, adicione os camarões, a cebola e 1 colher de café de sal marinho. Deixe cozer durante 2 minutos.
Retire os camarões do caldo, descasque-os e reserve.
Volte a colocar as cabeças e as cascas a ferver, na água onde cozeram os camarões, durante mais 10 minutos. Coe o caldo e pressione as cabeças e as cascas de forma a libertarem todos os sucos.
Guarde o caldo de parte.
Abra o topo do pão e com cuidado remova todo o miolo do interior. Regue o interior da côdea do pão com azeite e leve ao forno a 180º C, por 15 minutos.
Corte agora o miolo do pão em pedaços pequenos. Coloque num tacho o azeite, o alho, a malagueta e o tomate e deixe refogar (se não gostar da açorda muito picante, deite fora as sementes da malagueta). Junte o miolo do pão e frite.
De seguida, comece a regar o miolo do pão frito com o caldo da cozedura do camarão, que deve estar a ferver, até conseguir obter a consistência desejada.
Retire do lume e junte à açorda o camarão e os ovos inteiros, envolvendo bem.
Adicione a salsa picada e rectifique os temperos. Envolva tudo uma vez mais.
Retire o pão do forno e encha-o com a açorda, decore com um raminho de salsa e sirva de imediato.
Uma óptima açorda para si onde quer que a água da torneira esteja,
Ele
receita: a irresistível água da torneira à mesa com a tia cátia
vídeo e fotos: casal mistério
Uma receita feita em parceria entre o Casal Mistério e a EPAL
Comments
Post a Comment