Skip to main content

vídeo: a forma mais original de servir uma açorda de camarão

Neste preciso momento, estou sentado à frente do computador com um copo de água ao lado. Antes, bebi um café feito com água e tomei um duche de água quente. Mas não é só nestas coisas evidentes que usamos água. Além de ter feito esta receita de açorda com água, o próprio computador em que a estou a escrever é feito com recurso a água, a câmara que filmou este vídeo ou até o telemóvel que usámos para agendar tudo.

A água está em quase tudo nas nossas vidas e é por isso que é um bem essencial que precisamos de preservar. Hoje, no Dia Mundial da Água, tínhamos de nos juntar novamente com a EPAL para fazermos mais uma deliciosa receita com água da torneira em casa. Além de ser a melhor forma de homenagear este dia, é uma maneira de alertar para a sustentabilidade e contra o desperdício.

DSC02188 2.jpg

É por isso que cá em casa só usamos água da torneira: não só para pouparmos, mas também para combatermos o consumo de plástico e o desperdício de água que existe na produção de garrafas descartáveis. E foi também por isso que hoje decidimos fazer para o jantar uma maravilhosa receita do livro que a Tia Cátia fez para a EPAL só com receitas feitas com água da torneira. 

Está disponível aqui e tem 24 deliciosas receitas para fazer em casa com água da torneira. Uma delas é esta fantástica açorda de camarão servida dentro de um pão alentejano. Há maneira mais original de servir este prato?

 

 

Ingredientes 

  • 1,5 l de água da torneira
  • 800 g de camarão 20/30
  • 1 cebola cortada em quartos
  • 1 pão com pelo menos 1 dia e preferencialmente redondo (aproximadamente 1kg)
  • 5 dentes de alho picados
  • ½ malagueta vermelha picada
  • 2 tomates maduros picados, sem pele e sem sementes
  • 3 ovos inteiros
  • Sal q.b.
  • Azeite q.b.
  • Pimenta q.b.
  • Salsa q.b.

 

Coloque um tacho ao lume com a água da torneira. Quando levantar fervura, adicione os camarões, a cebola e 1 colher de café de sal marinho. Deixe cozer durante 2 minutos.

Retire os camarões do caldo, descasque-os e reserve.

Volte a colocar as cabeças e as cascas a ferver, na água onde cozeram os camarões, durante mais 10 minutos. Coe o caldo e pressione as cabeças e as cascas de forma a libertarem todos os sucos.

Guarde o caldo de parte.

Abra o topo do pão e com cuidado remova todo o miolo do interior. Regue o interior da côdea do pão com azeite e leve ao forno a 180º C, por 15 minutos.

Corte agora o miolo do pão em pedaços pequenos. Coloque num tacho o azeite, o alho, a malagueta e o tomate e deixe refogar (se não gostar da açorda muito picante, deite fora as sementes da malagueta). Junte o miolo do pão e frite.

De seguida, comece a regar o miolo do pão frito com o caldo da cozedura do camarão, que deve estar a ferver, até conseguir obter a consistência desejada.

Retire do lume e junte à açorda o camarão e os ovos inteiros, envolvendo bem.

Adicione a salsa picada e rectifique os temperos. Envolva tudo uma vez mais.

DSC02189 2.jpg

Retire o pão do forno e encha-o com a açorda, decore com um raminho de salsa e sirva de imediato.

 

Uma óptima açorda para si onde quer que a água da torneira esteja,

Ele

 

receita: a irresistível água da torneira à mesa com a tia cátia

vídeo e fotos: casal mistério

 

Uma receita feita em parceria entre o Casal Mistério e a EPAL

 

Comments

Popular posts from this blog

RECEITA DE MOLOTOF DE CARAMELO

Ingredientes: 5 claras 5 colheres de sopa de açúcar Caramelo líquido q.b. Preparação: Numa tigela bata as claras em castelo até ficar bem firmes. De seguida, junte o açucar e o caramelo. Bata mais um pouco. Unte a forma com caramelo e deite o preparado anterior. Leve ao forno a 180º entre 7 a 10 minutos. Retire e desenforme. Nota: Não abra o forno enquanto a cozedura. Deixe arrafecer o molotofe dentro do forno. Bom Apetite!! Fonte:

Bolo de Abóbora da Clara de Sousa....é uma maravilha!

Ingredientes:  4 ovos 70 g de margarina 350 g de açúcar 600 g de abóbora 120 g de farinha 120 g de farinha maisena 75 g de coco ralado 1 c. (de sobremesa) de fermento em pó Preparação:  Corte a abóbora em pedaços e leve a cozer em água. Coloque a polpa sobre um coador para perder toda a água da cozedura. Calque um pouco se necessário. Depois de escorrida deve ficar com aproximadamente 320 a 350 g. Bata as gemas com a margarina até ficar cremoso. Acrescente um a um os outros ingredientes, abóbora, açúcar, farinha de trigo, farinha maisena, coco ralado e fermento em pó. Por fim, junte as claras batidas em castelo. Unte e enfarinhe uma forma de buraco grande. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C durante 40 a 45 minutos. Deixe arrefecer um pouco e desenforme.

Bolo de ananás formidável... bem fofinho e húmido

Ingredientes 1 lata de ananás das grandes 2 chávenas de chá de farinha 2 chávenas de açúcar 7 ovos 1 colher de café de fermento em pó Caramelo líquido q.b. 1. Ligue o forno a 180ºC. 2. Separe as gemas das claras e bata as claras em castelo com um pitada de sal. 3. Bata as gemas com o açúcar até obter uma massa homogénea e de seguida verta a calda do ananás. 4. Peneire a farinha e o fermento e junte ao preparado das gemas. 5. Por fim envolva as claras em castelo com gentileza. 6. Unte uma forma de chaminé com o caramelo e forre-a com as rodelas de ananás. 7. Se lhe sobrar ananás, corte aos pedacinhos e adicione à massa. 8. Leve o bolo ao forno por cerca de 35 a 50 minutos, vá verificando com o palito, não deixe cozer demais para não ficar seco. 9. Desenforme quente.  Fonte original todos os direitos reservados a:  http://desastresculinarios.blogspot.com