Skip to main content

tarte de limão e mirtilos para nos preparar para a mudança da hora

Eu sei, estou naquela fase em que já arranjo as desculpas mais esfarrapadas para fazer um docito, mas a Mulher Mistério anda uma fera desde que percebeu que a hora de Verão chega este sábado. É que, se a hora chega já neste fim-de-semana, o Verão propriamente dito vem logo a seguir. E com o Verão vêm os fatos de banho, as barrigas ao léu e os pneus que acumulámos nestas longas semanas de confinamento.

Eu já lhe tentei explicar que todo o país esteve confinado, por isso este ano seguramente os padrões de gordura e de magreza terão de ser adaptados às necessidades da sociedade. Ninguém está magro. Não vale a pena iludirmo-nos. Depois dos confinamentos sucessivos, devíamos exigir que o Índice de Massa Corporal fosse recalculado com novas regras. Só durante 2021. Em 2022, voltamos a emagrecer. Mas este ano é como uma interrupção na emissão.

É por isso que resolvi comemorar a chegada da hora de Verão com um pequeno e discreto bolinho: uma deliciosa tarte de limão e mirtilos do espectacular site Delish.

Para fazer esta maravilha, só vai precisar de manteiga, farinha e açúcar para a base. Queijo creme, açúcar, ovos, natas azedas (sour cream), extracto de baunilha, mirtilos e o sumo de um limão para o recheio. E manteiga derretida, açúcar, farinha e raspas de limão para o topping. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

190402-lemon-blueberry-pie-bars-horzintal-1-155510

 

Para fazer a base, só precisa de bater a manteiga com o açúcar até ficar clara e volumosa. Misture a farinha e uma pitada de sal e espalhe a massa pelo fundo de uma forma, de 23 cm por 33 cm, forrada com papel vegetal e untada. Leve ao forno, pré-aquecido a 180º C, durante cerca de 20 minutos. 

Enquanto a base da tarte arrefece, faça o recheio: bata o queijo creme com o açúcar até ficar tudo bem ligado. Acrescente o ovo e bata mais um pouco. Finalmente, junte as natas azedas, o extracto de baunilha e o sumo de limão e bata novamente. Termine envolvendo os mirtilos no creme com a ajuda de uma espátula.

Para o topping, misture a manteiga derretida com a farinha, o açúcar e as raspas de limão até ficar com um crumble.

Espalhe o recheio por cima da base da tarte arrefecida e termine com o crumble espalhado pelo topo. Volte a colocar no forno durante 40 minutos, até o topping começar a ficar dourado. Sirva a tarte fria e delicie-se sem culpas. A dieta volta para o ano.

 

Uma óptima tarte para si onde quer que a dieta esteja,

Ele

 

receita e foto: delish

Comments

Popular posts from this blog

RECEITA DE MOLOTOF DE CARAMELO

Ingredientes: 5 claras 5 colheres de sopa de açúcar Caramelo líquido q.b. Preparação: Numa tigela bata as claras em castelo até ficar bem firmes. De seguida, junte o açucar e o caramelo. Bata mais um pouco. Unte a forma com caramelo e deite o preparado anterior. Leve ao forno a 180º entre 7 a 10 minutos. Retire e desenforme. Nota: Não abra o forno enquanto a cozedura. Deixe arrafecer o molotofe dentro do forno. Bom Apetite!! Fonte:

Bolo de Abóbora da Clara de Sousa....é uma maravilha!

Ingredientes:  4 ovos 70 g de margarina 350 g de açúcar 600 g de abóbora 120 g de farinha 120 g de farinha maisena 75 g de coco ralado 1 c. (de sobremesa) de fermento em pó Preparação:  Corte a abóbora em pedaços e leve a cozer em água. Coloque a polpa sobre um coador para perder toda a água da cozedura. Calque um pouco se necessário. Depois de escorrida deve ficar com aproximadamente 320 a 350 g. Bata as gemas com a margarina até ficar cremoso. Acrescente um a um os outros ingredientes, abóbora, açúcar, farinha de trigo, farinha maisena, coco ralado e fermento em pó. Por fim, junte as claras batidas em castelo. Unte e enfarinhe uma forma de buraco grande. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C durante 40 a 45 minutos. Deixe arrefecer um pouco e desenforme.

Bolo de ananás formidável... bem fofinho e húmido

Ingredientes 1 lata de ananás das grandes 2 chávenas de chá de farinha 2 chávenas de açúcar 7 ovos 1 colher de café de fermento em pó Caramelo líquido q.b. 1. Ligue o forno a 180ºC. 2. Separe as gemas das claras e bata as claras em castelo com um pitada de sal. 3. Bata as gemas com o açúcar até obter uma massa homogénea e de seguida verta a calda do ananás. 4. Peneire a farinha e o fermento e junte ao preparado das gemas. 5. Por fim envolva as claras em castelo com gentileza. 6. Unte uma forma de chaminé com o caramelo e forre-a com as rodelas de ananás. 7. Se lhe sobrar ananás, corte aos pedacinhos e adicione à massa. 8. Leve o bolo ao forno por cerca de 35 a 50 minutos, vá verificando com o palito, não deixe cozer demais para não ficar seco. 9. Desenforme quente.  Fonte original todos os direitos reservados a:  http://desastresculinarios.blogspot.com