tarte de chocolate e caramelo salgado com ovos da páscoa: este ano é definitivamente para a desgraça! - À Volta das Panelas!

tarte de chocolate e caramelo salgado com ovos da páscoa: este ano é definitivamente para a desgraça!

Já que é para passarmos a Páscoa confinados (outra vez) ao menos que seja em bom. Este ano pedi ao meu querido Marido Mistério para fazer esta tentação de Cristo. É o mínimo! É tempo de celebrar. Por isso, vamos mas é aproveitar as coisas boas da vida. E esta tarte que descobri no blog Jane´s Patisserie é divinal: tem uma base de bolacha, um recheio de caramelo salgado, uma cobertura de chocolate cheiinha de ovos da Páscoa. Não é preciso dizer mais nada, pois não?

Ok. Então vamos a isto. O meu querido Marido Mistério vai precisar de bolachas digestivas e de manteiga sem sal para a base. Para o recheio, precisa de molho de caramelo, flor de sal, natas, chocolate preto, chocolate de leite e manteiga sem sal. Finalmente, precisa de ovos de chocolate da Páscoa (alguns esmagados) para decorar a cobertura.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente (todas convertidas em gramas e mililitros), para 12 fatias, espreite aqui a receita original.

IMG_0306_1-scaled.jpg

 

Comece por fazer a base: triture as bolachas digestivas no liquidificador até obter um crumble bem fininho e adicione a manteiga derretida. Misture bem e transfira a massa que obteve para uma forma com cerca de 23 cm de diâmetro. Pressione a massa contra o fundo e os lados da forma com os seus dedos. Tente que a base fique espessa nos lados para ser mais fácil de levantar quando remover da forma. Leve ao frigorífico.

Faça agora o recheio: espalhe o molho de caramelo por cima da base e tempere com flor de sal. Coloque novamente no frigorífico.

Ferva as natas numa panela enquanto mistura, numa taça à parte, os chocolates partidos em pedaços juntamente com a manteiga. Junte as natas a ferver e mexa bem até obter um creme macio. Se o chocolate não derreter totalmente, leve ao micro-ondas, fazendo intervalos a cada 10 segundos.

Despeje a mistura de chocolate por cima do recheio de caramelo e leve ao frigorífico durante pelo menos uma hora.

Ao fim de uma hora, espalhe os ovos de Páscoa (alguns inteiros, outros esmagados) na cobertura de chocolate e leve ao frigorífico durante mais uma hora.

 

Uma ótima Páscoa,

Ela

 

receita e foto: jane’s patisserie

 

Powered by Blogger.