Skip to main content

parece uma lasanha, mas é um divinal rigatoni no forno com molho de vodka e tomate

Comprei uma lata de tomate San Marzano e preciso urgentemente de uma receita deliciosa para fazer com esta delícia da culinária italiana. Como o meu querido e estimado Filho Mistério com tendência para chef anda obcecado com a massa com molho de vodka da Gigi Hadid, resolvi experimentar fazer um divinal rigatoni com vodka e tomate San Marzano, do fantástico blog Half Baked Harvest.

Não é a mesma coisa, mas leva 120 ml de vodka, o que anima qualquer poobre alma confinada.

Além do fabuloso molho de vodka e tomate, esta maravilha é terminada no forno, onde o queijo vai derreter no topo e a massa tostar ligeiramente, tornando-se deliciosamente crocante.

Para fazer esta beleza, vai precisar de chalotas picadas, salsichas de frango picadas (mas também pode substituir por carne picada), alho picado, tomate San Marzano esmagado, vodka, molho pesto, orégãos secos, alecrim seco, massa rigatoni, couve kale cortada em juliana, queijo fontina ralado e queijo mozzarella torcido. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

One-Pot-Spicy-Pesto-Cheese-Baked-Rigatoni-4-700x10

 

Aqueça duas colheres de sopa de azeite virgem extra numa panela, em lume forte. Junte as chalotas picadas e deixe saltear durante dois a três minutos. Acrescente a salsicha (ou a carne picada) e cozinhe durante mais 5 minutos até tostar bem. Adicione o alho, espere um minuto, e depois, lentamente por esta ordem, o tomate, a vodka, dois terços do molho pesto, os orégãos, o alecrim e uma pitada de flor de sal e pimenta. 

Misture tudo, junte 60 cl de água, a massa e a couve kale e deixe cozer, durante oito a dez minutos, até a massa ficar al dente.

Passe tudo para dentro de um pyrex. Espalhe o queijo fontina por cima, o resto do molho pesto e o mozzarella. Leve ao forno, pré-aquecido a 180º C, durante 20 a 25 minutos. Quando o queijo estiver bem derretido e a cobertura tostada e ligeiramente crocante, está pronto a servir. E a devorar.

 

Um óptimo jantar para si onde quer que esteja,

Ele

 

receita e foto: half baked harvest

 

Comments

Popular posts from this blog

RECEITA DE MOLOTOF DE CARAMELO

Ingredientes: 5 claras 5 colheres de sopa de açúcar Caramelo líquido q.b. Preparação: Numa tigela bata as claras em castelo até ficar bem firmes. De seguida, junte o açucar e o caramelo. Bata mais um pouco. Unte a forma com caramelo e deite o preparado anterior. Leve ao forno a 180º entre 7 a 10 minutos. Retire e desenforme. Nota: Não abra o forno enquanto a cozedura. Deixe arrafecer o molotofe dentro do forno. Bom Apetite!! Fonte:

Bolo de Abóbora da Clara de Sousa....é uma maravilha!

Ingredientes:  4 ovos 70 g de margarina 350 g de açúcar 600 g de abóbora 120 g de farinha 120 g de farinha maisena 75 g de coco ralado 1 c. (de sobremesa) de fermento em pó Preparação:  Corte a abóbora em pedaços e leve a cozer em água. Coloque a polpa sobre um coador para perder toda a água da cozedura. Calque um pouco se necessário. Depois de escorrida deve ficar com aproximadamente 320 a 350 g. Bata as gemas com a margarina até ficar cremoso. Acrescente um a um os outros ingredientes, abóbora, açúcar, farinha de trigo, farinha maisena, coco ralado e fermento em pó. Por fim, junte as claras batidas em castelo. Unte e enfarinhe uma forma de buraco grande. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C durante 40 a 45 minutos. Deixe arrefecer um pouco e desenforme.

Bifanas no Monsieur Cuisine

Bom dia!... Sugestão de hoje: ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ Para esta receita vamos precisar de : 800g bifanas (cortadas finas & pequenas) 50g azeite 25g banha 4 (dentes de) alho 100g tomate (em pedaços) 75g polpa de tomate 50g pimento 160g de cerveja / + / vinho branco 1 folha de louro sal pimenta piri-piri ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ No copo do Monsieur Cuisine coloca azeite, banha, alho, tomate, pimento e polpa de tomate. Programa : 5 seg. / vel.5 (...) Depois, programa , para refogar: 5 mins. / 120ºC / vel.1 (...) Em seguida junta a cerveja e vinho branco.  Programa : 30 seg. / vel. 5 - Durante os 30 segundos, vai aumentando a velocidade para 6 e 7... No final, acrescenta a carne e o louro. Tempera com sal, pimenta e piri-piri. Programa : "Steamer" [20 minutos (default)], faz "iniciar" e novamente "Steamer" para o tempo correr...  Depois disso, programa mais 10 minutos / 100ºC / "Reverse" vel.1 (...) Sugestão:  Poderás aco