o vídeo da nossa surpresa para o dia do pai
É a vantagem de ter um pai que tem tanta facilidade em entrar num blog como em dar o triplo mortal encarpado: posso dizer aqui à vontade qual o jantar surpresa que lhe vou preparar amanhã que não corro qualquer risco de ser desmascarado.
E para este Dia do Pai vou fazer o mais fácil e delicioso risotto. O segredo de um bom risotto está no caldo em que vai cozer o arroz. É isso que lhe vai dar quase todo o sabor. O primeiro passo é escolher uma boa água, o segundo é seleccionar legumes frescos e saborosos. Eu tenho a sorte de viver em Lisboa e por isso só uso água da torneira. Além de ser límpida e translúcida, é leve e completamente neutra. E isso é essencial para fazer um bom caldo.
Além disso, ainda contribui para o meio ambiente, evitando as garrafas de plástico. É por tudo isto, e não só, que fechámos uma parceria com a EPAL para fazermos várias receitas que ficam ainda mais deliciosas com água da torneira. E este risotto do Dia do Pai é uma delas. Mas antes de passarmos à receita, o melhor é ver o vídeo da preparação.
Ingredientes
Para 4 pessoas
- 10 g de cogumelos porcini secos
- 1 litro de água da torneira para fazer um caldo de legumes
- 60 ml de azeite extra virgem
- 2 chalotas picadas
- 2 dentes de alho esmagados
- Flor de sal e pimenta preta moída q.b.
- 400 g de arroz arbóreo
- 40 a 50 g de parmesão ralado
- 1 molho de folhas de sálvia
- 125 a 250 g de queijo Brie fatiado
Coloque os cogumelos porcini secos numa taça grande e junte o caldo de legumes feito com água da torneira. Deixe ensopar durante 5 minutos.
Aqueça uma colher de sopa de azeite numa panela média em lume médio. Junte as chalotas, o alho, o sal e a pimenta e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, durante 4 a 5 minutos até amaciarem. Acrescente o arroz arbóreo e deixe cozinhar, mexendo sempre, durante 1 a 2 minutos.
Retire os cogumelos do caldo, pique-os e volte a colocá-los no caldo de legumes.
Junte o caldo à panela, 250 ml de cada vez, adicionando mais à medida que vai absorvendo. Deixe ao lume, mexendo frequentemente, durante cerca de 20 minutos ou até o arroz ficar al dente.
Retire do lume e espalhe o parmesão (se gostar do risotto mais forte, pode colocar mais queijo). Envolva tudo.
Aqueça o resto do azeite numa frigideira pequena com o lume no máximo.
Adicione a sálvia e deixe cozinhar durante 30 segundos ou até ficar crocante.
Divida o risotto pelos pratos onde vai servir e decore com a sálvia e as fatias de Brie por cima. Tempere com pimenta preta antes de servir.
Vai ver como aquele queijo Brie amanteigado por cima do risotto cremoso deixa feliz qualquer pai.
Um óptimo Dia do Pai para si onde quer que o jantar esteja,
Ele
vídeo e fotos: casal mistério
Uma receita feita em parceria entre o Casal Mistério e a EPAL
Comments
Post a Comment