Skip to main content

o vídeo da nossa surpresa para o dia do pai

DSC02115 - cópia.jpg

É a vantagem de ter um pai que tem tanta facilidade em entrar num blog como em dar o triplo mortal encarpado: posso dizer aqui à vontade qual o jantar surpresa que lhe vou preparar amanhã que não corro qualquer risco de ser desmascarado.

E para este Dia do Pai vou fazer o mais fácil e delicioso risotto. O segredo de um bom risotto está no caldo em que vai cozer o arroz. É isso que lhe vai dar quase todo o sabor. O primeiro passo é escolher uma boa água, o segundo é seleccionar legumes frescos e saborosos. Eu tenho a sorte de viver em Lisboa e por isso só uso água da torneira. Além de ser límpida e translúcida, é leve e completamente neutra. E isso é essencial para fazer um bom caldo.

Além disso, ainda contribui para o meio ambiente, evitando as garrafas de plástico. É por tudo isto, e não só, que fechámos uma parceria com a EPAL para fazermos várias receitas que ficam ainda mais deliciosas com água da torneira. E este risotto do Dia do Pai é uma delas. Mas antes de passarmos à receita, o melhor é ver o vídeo da preparação.

 

 

Ingredientes 

Para 4 pessoas

  • 10 g de cogumelos porcini secos
  • 1 litro de água da torneira para fazer um caldo de legumes
  • 60 ml de azeite extra virgem 
  • 2 chalotas picadas
  • 2 dentes de alho esmagados
  • Flor de sal e pimenta preta moída q.b.
  • 400 g de arroz arbóreo
  • 40 a 50 g de parmesão ralado
  • 1 molho de folhas de sálvia
  • 125 a 250 g de queijo Brie fatiado

DSC02088 - cópia.jpg

Coloque os cogumelos porcini secos numa taça grande e junte o caldo de legumes feito com água da torneira. Deixe ensopar durante 5 minutos.

Aqueça uma colher de sopa de azeite numa panela média em lume médio. Junte as chalotas, o alho, o sal e a pimenta e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, durante 4 a 5 minutos até amaciarem. Acrescente o arroz arbóreo e deixe cozinhar, mexendo sempre, durante 1 a 2 minutos.

Retire os cogumelos do caldo, pique-os e volte a colocá-los no caldo de legumes.

Junte o caldo à panela, 250 ml de cada vez, adicionando mais à medida que vai absorvendo. Deixe ao lume, mexendo frequentemente, durante cerca de 20 minutos ou até o arroz ficar al dente.

Retire do lume e espalhe o parmesão (se gostar do risotto mais forte, pode colocar mais queijo). Envolva tudo.

Aqueça o resto do azeite numa frigideira pequena com o lume no máximo. 

Adicione a sálvia e deixe cozinhar durante 30 segundos ou até ficar crocante.

Divida o risotto pelos pratos onde vai servir e decore com a sálvia e as fatias de Brie por cima. Tempere com pimenta preta antes de servir. 

DSC02106 - cópia.jpg

Vai ver como aquele queijo Brie amanteigado por cima do risotto cremoso deixa feliz qualquer pai.

 

Um óptimo Dia do Pai para si onde quer que o jantar esteja,

Ele

 

vídeo e fotos: casal mistério

 

Uma receita feita em parceria entre o Casal Mistério e a EPAL

 

Comments

Popular posts from this blog

RECEITA DE MOLOTOF DE CARAMELO

Ingredientes: 5 claras 5 colheres de sopa de açúcar Caramelo líquido q.b. Preparação: Numa tigela bata as claras em castelo até ficar bem firmes. De seguida, junte o açucar e o caramelo. Bata mais um pouco. Unte a forma com caramelo e deite o preparado anterior. Leve ao forno a 180º entre 7 a 10 minutos. Retire e desenforme. Nota: Não abra o forno enquanto a cozedura. Deixe arrafecer o molotofe dentro do forno. Bom Apetite!! Fonte:

Bolo de Abóbora da Clara de Sousa....é uma maravilha!

Ingredientes:  4 ovos 70 g de margarina 350 g de açúcar 600 g de abóbora 120 g de farinha 120 g de farinha maisena 75 g de coco ralado 1 c. (de sobremesa) de fermento em pó Preparação:  Corte a abóbora em pedaços e leve a cozer em água. Coloque a polpa sobre um coador para perder toda a água da cozedura. Calque um pouco se necessário. Depois de escorrida deve ficar com aproximadamente 320 a 350 g. Bata as gemas com a margarina até ficar cremoso. Acrescente um a um os outros ingredientes, abóbora, açúcar, farinha de trigo, farinha maisena, coco ralado e fermento em pó. Por fim, junte as claras batidas em castelo. Unte e enfarinhe uma forma de buraco grande. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C durante 40 a 45 minutos. Deixe arrefecer um pouco e desenforme.

Bolo de ananás formidável... bem fofinho e húmido

Ingredientes 1 lata de ananás das grandes 2 chávenas de chá de farinha 2 chávenas de açúcar 7 ovos 1 colher de café de fermento em pó Caramelo líquido q.b. 1. Ligue o forno a 180ºC. 2. Separe as gemas das claras e bata as claras em castelo com um pitada de sal. 3. Bata as gemas com o açúcar até obter uma massa homogénea e de seguida verta a calda do ananás. 4. Peneire a farinha e o fermento e junte ao preparado das gemas. 5. Por fim envolva as claras em castelo com gentileza. 6. Unte uma forma de chaminé com o caramelo e forre-a com as rodelas de ananás. 7. Se lhe sobrar ananás, corte aos pedacinhos e adicione à massa. 8. Leve o bolo ao forno por cerca de 35 a 50 minutos, vá verificando com o palito, não deixe cozer demais para não ficar seco. 9. Desenforme quente.  Fonte original todos os direitos reservados a:  http://desastresculinarios.blogspot.com