é a mais recente descoberta desta casa: um bolo de donut facílimo de fazer - À Volta das Panelas!

é a mais recente descoberta desta casa: um bolo de donut facílimo de fazer

Não é redondo e não tem o furinho no meio, mas não deixa de ser um facílimo bolo com a mesma massa dos donuts. No lugar da ligeiramente enjoativa cobertura glacé, leva um mais suave e elegante topping de açúcar de confeiteiro. E em vez de ser frito como os donuts, este bolo é feito no forno. De resto, está lá todo o sabor dos bons e velhos donuts.

Não acredita que este bolo seja delicioso? Então experimente fazer esta maravilha em casa e vai ver se não dura menos tempo do que o candidato da Iniciativa Liberal a Lisboa.

A receita é do imprescindível livro Snacking Cakes, de Yossy Arefi, e foi aqui republicada pelo site Food52. Tudo o que vai precisar é de ovos, açúcar, natas azedas, manteiga sem sal derretida, noz moscada ralada, extracto de baunilha, flor de sal, farinha, fermento e bicarbonato de sódio. Para a cobertura, vou precisar de mais manteiga sem sal derretida e açúcar de confeiteiro. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

2eda575d-10c8-4158-8036-62510c8df073--powdered_don

 

Numa taça grande, bata à mão o açúcar com os ovos até ficarem mais claros e espumosos. Junte as natas azedas, a manteiga derretida, a noz moscada, o extracto de baunila e o sal e bata mais um pouco até ficar tudo bem ligado e suave.

Acrescente a farinha, o fermento e o bicarbonato e bata novamente. Quando estiver tudo transformado numa massa uniforme, deite-a para dentro de uma forma quadrada, com 20 cm, untada com spray de cozinha e forrada com papel vegetal (deixe o papel sair pelas bordas para ser mais fácil desenformar o bolo). Leve ao forno, pré-aquecido a 180º C, durante 25 a 35 minutos, até ficar bem cozido.

Deixe o bolo arrefecer durante cerca de 15 minutos, antes de o desenformar. Quando o bolo estiver morno, espalhe a manteiga derretida pelo topo e termine com o açúcar de confeiteiro polvilhado por cima. Sirva partido em quadrados e siga o conselho do autor da receita: não vista camisas escuras porque, com esta quantidade de açúcar de confeiteiro no topo, vai parecer que esteve debaixo de uma tempestade de neve.

 

Um óptimo bolo para si onde quer que os donuts estejam, 

Ele

 

receita e foto: snacking cakes, de yossy arefi

 

Powered by Blogger.