creme de batata doce com espinafres, ovo e bacon de coco, um brunch irresistível para este fim de semana - À Volta das Panelas!

creme de batata doce com espinafres, ovo e bacon de coco, um brunch irresistível para este fim de semana

Se há coisa que me anima logo pela manhã é uma taça colorida para me deliciar. As cores desta receita do site The Bonjon Gourmet tiveram um efeito tal em mim que eu não descansei enquanto não convenci o meu querido Marido Mistério a fazer esta maravilha este fim de semana.

Nem foi preciso usar o trunfo de que o Dia da Mulher se estava a aproximar, porque (sejamos sinceros) o Dia da Mulher é todos os dias cá em casa. Não conheço homem mais feminista que o meu marido e isso faz-me gostar ainda mais dele. Um marido feminista que sabe cozinhar? Que mais posso pedir a Deus?

Claro que tratei dos ingredientes. Ele não pode fazer tudo, não é verdade?

Para fazer esta receita, precisa de ter em casa: flocos de coco (tostados com xarope de ácer e molho de soja tamari, que é como quem diz bacon de coco), batata doce, caldo de legumes, manteiga, sal, vinagre de arroz, ovos, óleo de sésamo tostado, cebolo cortado em fatias muito fininhas, espinafres baby e especiarias shichimi togarashi.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 3 a 4 pessoas, espreite aqui a receita original.

Sweet-Potato-Breakfast-Bowls-with-Eggs-7.jpg

 

Descasque as batatas doces, corte-as em cubos e coloque-as numa panela. Junte o caldo de legumes e água, e tape. Deixe ferver e, a seguir, reduza para lume brando até as batatas ficarem macias, durante cerca de 10 minutos.

Reserve cerca de 120 ml da água da cozedura e escorra as batatas doces.

Volte a colocar as batatas doces na panela e junte a manteiga. Triture com a varinha mágica até obter um puré, acrescentando a água da cozedura, se precisar. Prove e adicione sal ou manteiga, se achar que precisa. Tape e mantenha o puré quente.

Agora, faça os ovos escalfados: encha uma panela com água e sal e deixe ferver. Abra cada ovo para uma taça pequena ou um ramequim. Junte um pouco de vinagre à água a ferver e com cuidado adicione os ovos, um a um. Cozinhe-os durante 4 minutos, retire-os com uma escumadeira para um prato forrado com papel de cozinha.

Entretanto, aqueça o óleo de sésamo numa frigideira em lume médio, junte o cebolo e os espinafres e cozinhe até começarem a murchar. Tempere com sal.

Divida o puré de batata doce pelas taças que vai servir, depois os espinafres, coloque o ovo escalfado por cima e decore com o bacon de coco, uma pitada de togarashi e um fio de óleo de sésamo tostado.

 

Um ótimo fim de semana,

Ela

 

receita e foto: the bonjon gourmet

 

Powered by Blogger.