bolo de morangos e ricotta para um fim-de-semana de calor - À Volta das Panelas!

bolo de morangos e ricotta para um fim-de-semana de calor

É de mim ou parece que já estamos no Verão? As temperaturas estão quase nos 30º C, o sol não desaparece e o tema noticioso do dia é quantas vezes Joe Biden tropeçou a subir umas escadas. Definitivamente chegou o Verão. E com ele chegaram também os morangos, essa fruta deliciosa que deixa qualquer bolo como a Sara Sampaio cada vez que sobe a uma passerelle.

Foi depois de ter visto hoje uns suculentos morangos no mercado que decidi dedicar a minha tarde a esta espectacular receita do sempre útil site Food52. Trata-se de um maravilhoso bolo de morangos com ricotta que fica pronto mais depressa do que vai demorar a ler este texto. Os morangos são espalhados pelo topo e vão cozinhar no forno, libertando o sumo que se vai espalhar por todo o interior do bolo.

Tudo o que vai precisar é de morangos sem pé e cortados ao meio, queijo ricotta, farinha, manteiga sem sal, açúcar, ovos, fermento, bicarbonato de sódio, extracto de baunilha e sumo e raspas de limão. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

1cf63903-80bd-4e07-a8ff-9a387407db41--ricotta-stra

 

Bata a manteiga com o açúcar até clarear e ficar mais volumosa. Junte o ricotta, os ovos, a baunilha, as raspas e o sumo de limão e uma pitada de flor de sal. Misture até ficar tudo bem ligado. Passe a farinha por um passador, misture-a com o fermento e o bicarbonato e bata com os restantes ingredientes até obter uma massa. 

Coloque a massa numa forma, de 22 cm, untada e forrada com papel vegetal e espalhe os morangos por cima. O seu bolo está quase pronto. Só precisa de o levar ao forno, pré-aquecido a 180º C, durante 50 minutos e servi-lo com açúcar de confeiteiro polvilhado por cima.

 

Um óptimo bolo para si onde quer que o Verão esteja,

Ele

 

receita e foto: anna chwistek / serving dumplings / food52

 

Powered by Blogger.