a massa que só leva 4 ingredientes e arrasa em qualquer mesa de jantar - À Volta das Panelas!

a massa que só leva 4 ingredientes e arrasa em qualquer mesa de jantar

É a simplicidade em forma de massa: um delicioso spaghetti com sumo de limão e um divinal Parmigiano-Reggiano. E quando digo Parmigiano-Reggiano não me estou a referir a qualquer queijo parmesão, mas antes aos puros e imbatíveis Parmigiano-Reggiano.

Com a popularização destes queijos, nasceram vários produtores que produzem queijo autodenominado parmesão, mas que não segue os rigorosos critérios de qualidade impostos pelo Consórcio de Produtores de Queijo Parmigiano-Reggiano.

Produzido exclusivamente nas regiões certificadas de Bolonha, Modena, Parma e Reggio Emilia, este queijo é considerado o mais puro e delicioso de todos. Envelhecido durante períodos quase sempre superiores a 24 meses, e fabricado exclusivamente a partir de leite desnatado de vacas 100% alimentadas a erva fresca, feno ou alfalfa, o verdadeiro Parmigiano-Reggiano segue uma receita do século XII.

A melhor maneira de perceber se está a comprar um Parmigiano-Reggiano puro é procurar na casca o selo do consórcio que estampa a toda a volta do queijo a designação, em selos picotados, de forma a que a casca possa ser comida, uma vez que é feita exclusivamente de queijo sem aditivos. Se achar a casca muito rija e difícil de trincar, não a deite fora. Pode por exemplo juntá-la quando cozinhar uma sopa, um risotto ou um molho de tomate caseiro só para lhes dar aquele sabor único.

Mas vamos ao que nos trouxe aqui: este divinal spaghetti com apenas 4 ingredientes, do site Food52, que combina o fenomenal queijo com a irresistível acidez do sumo de limão.

2f14dd830a820d5081792cc28f42659e.jpg

 

Tudo o que vai precisar é de spaghetti, queijo Parmigiano-Reggiano ralado, sumo e raspas de limão e manjericão fresco laminado. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, veja a receita original aqui.

Coloque a massa a cozer numa panela com água e sal (1 colher de sopa de sal para cada 1,5 l de água) seguindo as instruções da embalagem até ficar al dente.

Enquanto o spaghetti coze, misture bem numa taça o sumo e as raspas de limão, com o Parmigiano-Reggiano ralado, 80 ml de azeite extra-virgem, uma pitada de flor de sal e outra de pimenta preta moída no momento. Quando o queijo estiver bem embebido no líquido, coloque a taça de parte.

Escorra o spaghetti cozido, guardando 300 ml da água onde o cozeu. Volte a colocar o spaghetti na panela ainda quente e junte o molho de Parmigiano-Reggiano e cerca de metade da água que deixou de parte. Envolva bem a massa neste molho. Acrescentando mais água da cozedura até que o molho fique com a consistência cremosa perfeita.

Adicione o manjericão picado, misture mais uma vez e sirva com mais queijo ralado por cima.

 

Um óptimo spaghetti para si onde quer que o Parmigiano-Reggiano esteja,

Ele

 

receita e foto: food52

 

Powered by Blogger.