Skip to main content

vídeo: como fazer umas batatas gratinadas no forno sem batata

DSC07655 2.jpg

É o segredo para a felicidade de qualquer pessoa em dieta: umas deliciosas rodelas de batatas gratinadas no forno com tudo aquilo que as tornam espectaculares, mas sem esse pesadelo dietético que são as batatas.

Hoje, que está esta tempestade terrível lá fora, decidi fazer este maravilhoso acompanhamento para o jantar. Assim consigo ter um prato irresistível e não me incompatibilizar com a minha querida e esforçada Mulher Mistério em dieta.

O segredo está nas fantásticas courgettes. Corto-as em rodelas como se fossem as famosas batatas do gratin dauphinois e depois intercalo-as com o fantástico creme de queijo Gruyère. Por cima, ainda levam Queijo de São Jorge ralado para lhe dar um sabor mais forte. Mas o melhor é ver aqui o vídeo da preparação.

 

 

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • 2 dentes de alho picados
  • 2 colheres de sopa de farinha
  • 360 ml de leite gordo
  • 300 g de queijo Gruyère ralado
  • 70 g de Queijo da Ilha ralado
  • 4 courgettes médias cortadas em rodelas com pouco menos de 1 cm de espessura
  • Tomilho picado
  • Salsa fresca

 

Junte a manteiga e o alho picado, numa frigideira, e salteie em lume médio durante cerca de um minuto. Misture e deixe aloirar mais um minuto. Acrescente o leite e mexa. Deixe ferver em lume brando durante um minuto, até o molho engrossar ligeiramente. Desligue o lume, acrescente o Gruyère ralado e mexa um pouco para derreter. Tempere com flor de sal e pimenta a gosto.

Unte com manteiga um pirex médio. Cubra o fundo com uma camada de rodelas de courgette, permitindo que se sobreponham ligeiramente, de forma a tapar tudo. Cubra a courgette com um terço do molho de queijo, polvilhe com um pouco do Queijo de São Jorge ralado e termine com tomilho picado. Repita as camadas mais duas vezes.

Leve ao forno, pré-aquecido a 200 ºC, durante 5 a 10 minutos (dependendo do seu forno, poderá ter de deixar mais um pouco). Retire quando o queijo estiver bem derretido e tostado por cima. Polvilhe com salsa fresca e sirva bem quente.

courgette.jpg

Com algum jeitinho, nem vai perceber que não leva batata.

 

Um óptimo jantar para si onde quer que as batatas estejam,

Ele

 

vídeo e fotos: casal mistério

 

Comments

Popular posts from this blog

RECEITA DE MOLOTOF DE CARAMELO

Ingredientes: 5 claras 5 colheres de sopa de açúcar Caramelo líquido q.b. Preparação: Numa tigela bata as claras em castelo até ficar bem firmes. De seguida, junte o açucar e o caramelo. Bata mais um pouco. Unte a forma com caramelo e deite o preparado anterior. Leve ao forno a 180º entre 7 a 10 minutos. Retire e desenforme. Nota: Não abra o forno enquanto a cozedura. Deixe arrafecer o molotofe dentro do forno. Bom Apetite!! Fonte:

Bolo de Abóbora da Clara de Sousa....é uma maravilha!

Ingredientes:  4 ovos 70 g de margarina 350 g de açúcar 600 g de abóbora 120 g de farinha 120 g de farinha maisena 75 g de coco ralado 1 c. (de sobremesa) de fermento em pó Preparação:  Corte a abóbora em pedaços e leve a cozer em água. Coloque a polpa sobre um coador para perder toda a água da cozedura. Calque um pouco se necessário. Depois de escorrida deve ficar com aproximadamente 320 a 350 g. Bata as gemas com a margarina até ficar cremoso. Acrescente um a um os outros ingredientes, abóbora, açúcar, farinha de trigo, farinha maisena, coco ralado e fermento em pó. Por fim, junte as claras batidas em castelo. Unte e enfarinhe uma forma de buraco grande. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C durante 40 a 45 minutos. Deixe arrefecer um pouco e desenforme.

Bolo de ananás formidável... bem fofinho e húmido

Ingredientes 1 lata de ananás das grandes 2 chávenas de chá de farinha 2 chávenas de açúcar 7 ovos 1 colher de café de fermento em pó Caramelo líquido q.b. 1. Ligue o forno a 180ºC. 2. Separe as gemas das claras e bata as claras em castelo com um pitada de sal. 3. Bata as gemas com o açúcar até obter uma massa homogénea e de seguida verta a calda do ananás. 4. Peneire a farinha e o fermento e junte ao preparado das gemas. 5. Por fim envolva as claras em castelo com gentileza. 6. Unte uma forma de chaminé com o caramelo e forre-a com as rodelas de ananás. 7. Se lhe sobrar ananás, corte aos pedacinhos e adicione à massa. 8. Leve o bolo ao forno por cerca de 35 a 50 minutos, vá verificando com o palito, não deixe cozer demais para não ficar seco. 9. Desenforme quente.  Fonte original todos os direitos reservados a:  http://desastresculinarios.blogspot.com