Skip to main content

ovos no forno com espinafres, linguiça e ricotta para um jantar fácil durante a semana

Confesso que fiquei inspirado com as dicas que publicámos ontem, dadas pelo Gordon Ramsay, para atirar as panquecas ao ar sem as deixar cair no chão. E por isso resolvi fazer hoje uma receita do chef para o jantar.

Não pense que vai sair daqui um prato Michelin que demora quatro horas e meia a preparar. Nada disso. É uma receita facílima e com poucos ingredientes para uma semana de confinamento. Trata-se de uns deliciosos ovos no forno com espinafres, linguiça e ricotta que ficam prontos num instante.

Para fazer esta maravilha, só vai precisar de quatro linguiças pequenas, espinafres, ovos, uma malagueta, chalotas e ricotta. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

CrGE7YDWYAEgr1l.jpg_large

 

Agora, abram alas, não para o Noddy, mas para o chef Gordon Ramsay.

Retire a pele das linguiças e corte-as ao meio. Numa panela pequena, coloque azeite, uma linguiça e a malagueta picada. Aqueça, em lume brando. Quando o azeite ficar encarnado e fizer uma infusão com a malagueta e a linguiça, retire do lume e deixe repousar enquanto prepara o resto.

Escalde os espinafres em água a ferver durante 20 segundos. De seguida dê-lhes logo um banho de água gelada para arrefecerem. Seque-os numa toalha limpa e esprema ligeiramente para retirar toda a água.

Espalhe o resto da linguiça e os espinafres por uma frigideira que possa ir ao forno. Coloque os ovos separados uns dos outros e leve ao forno, pré-aquecido a 200º C, durante dois a três minutos.

Quando as claras estiverem firmes e as gemas se mantiverem cremosas, retire do forno, espalhe por cima o azeite com a infusão de linguiça e termine com o queijo ricotta em crumble. Se quiser espalhar um bocadinho de cebola frita estaladiça pelo topo, também fica maravilhoso.

 

Um óptimo jantar para si onde quer que os ovos estejam,

Ele

 

receita e foto: gordon ramsay

 

Comments

Popular posts from this blog

RECEITA DE MOLOTOF DE CARAMELO

Ingredientes: 5 claras 5 colheres de sopa de açúcar Caramelo líquido q.b. Preparação: Numa tigela bata as claras em castelo até ficar bem firmes. De seguida, junte o açucar e o caramelo. Bata mais um pouco. Unte a forma com caramelo e deite o preparado anterior. Leve ao forno a 180º entre 7 a 10 minutos. Retire e desenforme. Nota: Não abra o forno enquanto a cozedura. Deixe arrafecer o molotofe dentro do forno. Bom Apetite!! Fonte:

Bolo de Abóbora da Clara de Sousa....é uma maravilha!

Ingredientes:  4 ovos 70 g de margarina 350 g de açúcar 600 g de abóbora 120 g de farinha 120 g de farinha maisena 75 g de coco ralado 1 c. (de sobremesa) de fermento em pó Preparação:  Corte a abóbora em pedaços e leve a cozer em água. Coloque a polpa sobre um coador para perder toda a água da cozedura. Calque um pouco se necessário. Depois de escorrida deve ficar com aproximadamente 320 a 350 g. Bata as gemas com a margarina até ficar cremoso. Acrescente um a um os outros ingredientes, abóbora, açúcar, farinha de trigo, farinha maisena, coco ralado e fermento em pó. Por fim, junte as claras batidas em castelo. Unte e enfarinhe uma forma de buraco grande. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C durante 40 a 45 minutos. Deixe arrefecer um pouco e desenforme.

Bolo de ananás formidável... bem fofinho e húmido

Ingredientes 1 lata de ananás das grandes 2 chávenas de chá de farinha 2 chávenas de açúcar 7 ovos 1 colher de café de fermento em pó Caramelo líquido q.b. 1. Ligue o forno a 180ºC. 2. Separe as gemas das claras e bata as claras em castelo com um pitada de sal. 3. Bata as gemas com o açúcar até obter uma massa homogénea e de seguida verta a calda do ananás. 4. Peneire a farinha e o fermento e junte ao preparado das gemas. 5. Por fim envolva as claras em castelo com gentileza. 6. Unte uma forma de chaminé com o caramelo e forre-a com as rodelas de ananás. 7. Se lhe sobrar ananás, corte aos pedacinhos e adicione à massa. 8. Leve o bolo ao forno por cerca de 35 a 50 minutos, vá verificando com o palito, não deixe cozer demais para não ficar seco. 9. Desenforme quente.  Fonte original todos os direitos reservados a:  http://desastresculinarios.blogspot.com