Skip to main content

Os 10 alimentos que todos os nutricionistas recomendam para a sua dieta

brooke-lark-oaz0raysASk-unsplash.jpg

Quem, como eu, já experimentou mil e uma dietas e passou pelo consultório de vários nutricionistas sabe bem que cada cabeça sua sentença. Uns dizem para cortar nos hidratos, outros dizem que estes são essenciais, uns proíbem tudo, outros dizem que podemos comer tudo mas pouco. Há quem diga que a soja é saudável, há quem a considere puro veneno. Uns adoram fruta, outros acham que há frutas que deveriam ser proibidas como as bananas, as uvas ou os figos. E os lacticínios? Uns acham-nos o maior inimigo público número 1, outros idolatram o iogurte grego.

E, claro, eu vou seguindo os conselhos de todos ao mesmo tempo, segundo os meus desejos, vontades e apetites. Resultado: fico sempre na mesma como a lesma.

Mas há de facto alguns alimentos em que todos concordam que fazem bem à saúde e são fundamentais para uma alimentação equilibrada e para quem quer emagrecer. O site Byrdie perguntou a 17 médicos e nutricionistas quais são os alimentos mais saudáveis. E foi possível constatar alguma unanimidade:

 

21240995_qY0e7.jpeg

Mirtilos

Poderosos antioxidantes, protegem células, tecidos e músculos e são ótimos aliados para a saúde cardiovascular, para o funcionamento do cérebro e para a recuperação muscular.

Além disso são ricos em fibras que ajudam na digestão e no controlo do peso, e têm vitaminas e sais minerais como ferro, magnésio, zinco, cálcio, potássio e vitaminas A,C e K.

louis-hansel-shotsoflouis-aKkfva3IdTw-unsplash.jpg

Folhas verdes escuras, como couve e espinafres

As folhas verdes são ricas em nutrientes e pobres em calorias. E isso é ouro para os ouvidos de qualquer nutricionista. A lista dos nutrientes impressiona: vitaminas A, C e K, ácido fólico, potássio, magnésio, cálcio, ferro, luteína e fibras.

As couves, sobretudo, contém altos níveis de antioxidantes que ajudam a prevenir várias doenças como o cancro e problemas cardíacos (porque baixam o colesterol) e são bons para o funcionamento do fígado e do sistema digestivo, já que ajudam a desintoxicar o organismo.

21240997_p6OaK.jpeg

Abacates

Um dos nutricionistas contactados pelo Byrdie chama-lhes a “Manteiga de Deus”, e explica porque os considera o alimento perfeito. Ricos em vitaminas K, C, B5 e B6 e em sais minerais, contêm mais potássio do que as bananas sem a quantidade de açúcar que estas têm.

Além disso, são ricos em fibras, fundamentais para o bom funcionamento do aparelho digestivo. É bom lembrar que as gorduras monoinsaturadas presentes nos abacates atuam como protetores das membranas celulares. Quando as nossas células estão protegidas dos radicais livres, funcionam muito melhor o que, na prática, significa uma pele mais bonita, um cérebro mais rápido e mais energia.

tijana-drndarski-oD7H_J-vJm4-unsplash.jpg

Feijões

São uma excelente fonte de proteínas, ricos em fibras e também ajudam a controlar o colesterol, os níveis de açúcar no sangue e, consequentemente, o seu peso. Também são um excelente aliado para o bom funcionamento da digestão. Ah e são ricos em ferro, magnésio, potássio e zinco.

ella-olsson-KPDbRyFOTnE-unsplash.jpg

Quinoa

Os nutricionistas adoram quinoa: dizem que é uma proteína completa porque contém a proporção perfeita de todos os nove aminoácidos que são precisos para uma nutrição otimizada. Tem um alto teor de proteína sem glúten e nutrientes como magnésio, fibra, manganésio, roboflavina e vitamina B que ajuda o nosso corpo a converter a comida em energia. O ideal é substituir o arroz pela quinoa, por exemplo.

Rebentos

Curiosamente, têm 10 a 14 vezes mais nutrientes do que os legumes normais. Ricos em sulforafano, um nutriente bioquímico que reforça e aumenta as enzimas anti-cancerígenas no nosso organismo, são considerados pelos especialistas uns dos mais poderosos alimentos do planeta. Ainda por cima, pode tentar cultivá-los em casa: crescem rápido, não precisam de muito espaço nem de luz solar.

lobostudio-hamburg-wj961KyCaNk-unsplash.jpg

Alho

Contém alicina, um princípio ativo com benefícios medicinais. O alho é excelente para ajudar a combater vírus, bactérias e fungos. Está provado que é ótimo para curar gripes, para reduzir o colesterol e a tensão arterial. Contém altos níveis de vitaminas sem acrescentar calorias. O ideal é consumi-lo cru, esmagado, isto porque a alicina perde as suas propriedades quando o alho é cozinhado durante mais de 10 minutos.

sarah-gualtieri-cmIRGpmoVDs-unsplash (1).jpg

Limão

É senso comum que o limão é rico em vitaminas e sais minerais, fundamentais para contribuir para a saúde dos nossos sistemas digestivo e imunitário. Também é ótimo para a pele e para o cabelo porque a vitamina C ajuda a produzir colagénio e protege a pele dos radicais livres que, em última análise, podem provocar cancro. Os nutrientes presentes no limão ainda ajudam a aumentar os níveis do colesterol bom e funcionam como anti-inflamatório. Se puder, vá bebendo água com limão ao longo do dia. Vai ver que ainda lhe ajuda a fazer a digestão.

milada-vigerova-5fj-ShvSEnc-unsplash.jpg

Sementes de chia

Ricas em ómega 3 e antioxidantes, 40% da sua constituição são fibras. Super saciantes, são ótimas para o aparelho digestivo. Além disso, ainda têm um papel importante no fortalecimento dos ossos, já que também têm cálcio e magnésio. O ideal é juntá-las à sua taça de cereais, ao iogurte ou a um smoothie. Mas atenção: não as consuma secas porque elas expandem 27 vezes o peso delas no nosso organismo. É fundamental que lhes acrescente um líquido antes de as ingerir.

Salmão selvagem

Rico em ómega 3 e com um teor muito mais baixo de toxinas do que o salmão de aquacultura, reduz o risco de doenças cardíacas e ajuda a subir o colesterol bom. Estudos concluíram que o ómega 3 também ajuda a reduzir o risco de depressão, de cancro e é ótimo para o bom desempenho da função cognitiva. Já para não falar dos aminoácidos e da vitamina B presentes no salmão selvagem que são a proteína perfeita para uma pele luminosa, músculos tonificados e uma fonte de energia.

Ok. A lista está feita, agora só falta encher a despensa!

 

Cuide de si e da sua família, e já sabe, fique em casa!

Ela

 

fotos: Brooke LarkElla OlssonSarah Gualtieri; Louis Hansel @shotsoflouisMilada VigerovaTijana DrndarskiLoboStudio Hamburg on Unsplash

Comments

Popular posts from this blog

RECEITA DE MOLOTOF DE CARAMELO

Ingredientes: 5 claras 5 colheres de sopa de açúcar Caramelo líquido q.b. Preparação: Numa tigela bata as claras em castelo até ficar bem firmes. De seguida, junte o açucar e o caramelo. Bata mais um pouco. Unte a forma com caramelo e deite o preparado anterior. Leve ao forno a 180º entre 7 a 10 minutos. Retire e desenforme. Nota: Não abra o forno enquanto a cozedura. Deixe arrafecer o molotofe dentro do forno. Bom Apetite!! Fonte:

Bolo de Abóbora da Clara de Sousa....é uma maravilha!

Ingredientes:  4 ovos 70 g de margarina 350 g de açúcar 600 g de abóbora 120 g de farinha 120 g de farinha maisena 75 g de coco ralado 1 c. (de sobremesa) de fermento em pó Preparação:  Corte a abóbora em pedaços e leve a cozer em água. Coloque a polpa sobre um coador para perder toda a água da cozedura. Calque um pouco se necessário. Depois de escorrida deve ficar com aproximadamente 320 a 350 g. Bata as gemas com a margarina até ficar cremoso. Acrescente um a um os outros ingredientes, abóbora, açúcar, farinha de trigo, farinha maisena, coco ralado e fermento em pó. Por fim, junte as claras batidas em castelo. Unte e enfarinhe uma forma de buraco grande. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C durante 40 a 45 minutos. Deixe arrefecer um pouco e desenforme.

Bolo de ananás formidável... bem fofinho e húmido

Ingredientes 1 lata de ananás das grandes 2 chávenas de chá de farinha 2 chávenas de açúcar 7 ovos 1 colher de café de fermento em pó Caramelo líquido q.b. 1. Ligue o forno a 180ºC. 2. Separe as gemas das claras e bata as claras em castelo com um pitada de sal. 3. Bata as gemas com o açúcar até obter uma massa homogénea e de seguida verta a calda do ananás. 4. Peneire a farinha e o fermento e junte ao preparado das gemas. 5. Por fim envolva as claras em castelo com gentileza. 6. Unte uma forma de chaminé com o caramelo e forre-a com as rodelas de ananás. 7. Se lhe sobrar ananás, corte aos pedacinhos e adicione à massa. 8. Leve o bolo ao forno por cerca de 35 a 50 minutos, vá verificando com o palito, não deixe cozer demais para não ficar seco. 9. Desenforme quente.  Fonte original todos os direitos reservados a:  http://desastresculinarios.blogspot.com