jantar fácil para o confinamento: entrecosto no forno com molho de mostarda e mel - À Volta das Panelas!

jantar fácil para o confinamento: entrecosto no forno com molho de mostarda e mel

Agora que estamos mais tempo em casa, temos de aproveitar para fazer receitas mais demoradas. Não daquelas receitas que dão trabalho, mas das que são fáceis de preparar e depois cozinham lentamente no forno, até que a carne fique a desfazer-se na boca. 

Sim, estou a falar do magnífico entrecosto no forno. Eu sou absolutamente deslumbrado por entrecosto. Adoro aquela cobertura saborosa e tostada por fora a combinar com o interior suculento e tenrinho mesmo a desfazer-se. E isso é tudo o que consegue esta fabulosa receita do site Food52.

Tudo o que vai precisar é de entrecosto, sumo de maçã, piripíri, alho em pó e sementes de funcho esmagadas. Para o molho de mostarda, vai precisar de mostarda amarela (eu gosto de Dijon, mas pode usar a normal), mostarda à l'ancienne, vinagre de sidra, mel e pimenta de caiena. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

855f168d-97ec-4531-bf57-fc5b291cbdfe-2019-0522_spo

 

Para temperar o entrecosto, misture todos os ingredientes numa taça e tempere com sal grosso e pimenta preta moída no momento. Uma hora antes de levar o entrecosto ao forno, tempere-o com esta mistura e deixe apurar em cima do balcão da cozinha.

Pré-aqueça o forno a 135º C (também pode usar um churrasco a gás ligado para cozinhar indirectamente). Leve o entrecosto ao forno, com a carne virada para cima, durante uma hora. Salpique o topo com sumo de maçã (se colocar o sumo numa garrafa com spray, é mais fácil) e volte a colocar mais uma hora, salpicando com o sumo de maçã a meio do tempo e no final. 

Envolva o entrecosto em papel de alumínio e volte a colocá-lo no forno, ou no churrasco, agora com a carne virada para baixo, durante duas horas e meia. Quinze minutos antes de o entrecosto estar pronto e tenrinho, prepare o molho de mostarda. Misture todos os ingredientes numa panela pequena, tempere com flor de sal e pimenta preta moída no momento e deixe levantar fervura em lume brando. 

Quando a carne estiver pronta, retire o papel de alumínio e espalhe o molho de mostarda por ambos os lados do entrecosto. Volte a levar ao forno durante cinco a dez minutos e sirva com o resto do molho de mostarda que sobrou. Com um arroz de forno a acompanhar, vai ver o jantar maravilhoso que tem para hoje.

 

Um óptimo jantar para si onde quer que o entrecosto esteja,

Ele

 

receita e foto: food52

Powered by Blogger.