bolo de chocolate com recheio de mousse para dois para fazer no dia dos namorados - À Volta das Panelas!

bolo de chocolate com recheio de mousse para dois para fazer no dia dos namorados

Este fim de semana, celebramos essa data emblemática que é o Dia dos Namorados. Deve ser a única data em que não costumo ter pena de não jantar fora porque normalmente nestes dias os restaurantes estão impossíveis. Por isso, este ano, mais do que nunca, celebramos essa data tão importante para a Humanidade em casa e com receitas românticas e, de preferência, deliciosas para nos desgraçarmos um ao outro. Basicamente tudo nesta casa é um pretexto para comer e beber. Nem que para isso se faça um bolo em forma de coração. Não vamos tão longe, estava a brincar, mas estou muito tentada a pedir ao meu querido Marido Mistério para fazer esta perdição que descobri no blog Baker By Nature.

Há lá ingrediente mais romântico do que chocolate?  

Aqui fica a lista de ingredientes para fazer esta maravilha: manteiga sem sal, chocolate semi-amargo cortado em pedaços, café expresso em pó, açúcar mascavado, açúcar de confeiteiro, um ovo, uma gema de ovo, extrato de baunilha, farinha e uma pitada de sal.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 2 pessoas, espreite aqui a receita original.

moltenchocolatelavacakes1-1-of-1.jpg

 

Pré-aqueça o forno a 230º C. Unte com manteiga ou com spray de cozinha dois ramequins com cerca de 180 ml. Reserve.

Junte a manteiga e o chocolate numa taça própria para ir ao micro-ondas e leve ao micro-ondas, na potência máxima, fazendo intervalos a cada 20 segundos para ir mexendo, até o chocolate derreter completamente.

Retire do micro-ondas e bata até obter um creme macio. Junte o café em pó. A seguir, adicione os dois açúcares. Misture novamente. Acrescente o ovo, a gema de ovo e o extrato de baunilha e mexa bem. Finalmente, junte a farinha e o sal e misture mas não demasiado.

Divida a massa pelos ramequins que preparou e coloque-os num tabuleiro.

Leve-os ao forno durante 11 a 12 minutos ou até o topo dos bolos começarem a insuflar. A ideia é as pontas estarem firmes e duras e o centro ainda meio molhado.

Retire os ramequins do forno e deixe arrefecer durante 1 minuto.

Com a ajuda de uma pega ou de um pano de cozinha, vire-os com cuidado ao contrário para os pratos que vai servir.

Decore com raspas de chocolate e frutos vermelhos e delicie-se!

 

Feliz Dia dos Namorados (para quem tem e não tem, que isso é um detalhe absolutamente irrelevante!),

Ela

 

receita e foto: baker by nature

 

Powered by Blogger.