Skip to main content

vídeo: como fazer o melhor jantar para um domingo de confinamento

Jantar de domingo é sempre um brinner cá em casa. Não há nada melhor do que acabar o seu fim-de-semana com uns ovos com queijo derretido e umas torradas com um delicioso azeite a acompanhar. Parece um pequeno-almoço, mas é um jantar. E facílimo de preparar.

DSC09476.jpg

Para este primeiro domingo de confinamento geral, o nosso jantar vai ser assim: fácil, rápido e com umas gemas cremosas para molhar lá dentro umas torradas crocantes. O segredo para fazer esta maravilha, está num bom e saudável azeite. Por isso escolhemos o sempre surpreendente Azeite Oliveira da Serra 1ª Colheita.

Cá em casa, já há muitos anos que só usamos Azeite Oliveira da Serra. E este 1ª Colheita é ideal para acompanhar uns ovos no forno com queijo derretido e molho de mostarda. Feito a partir das primeiras azeitonas, colhidas ainda jovens e frescas, é um azeite frutado e com um ligeiro toque picante que o torna verdadeiramente único. Eu adoro! E, com estes ovos, fica divinal.

 

 

Ingredientes

Para 4 pessoas 

  • 2 colheres de sopa de Azeite Oliveira da Serra 1ª Colheita
  • 2 chalotas picadas
  • 2 dentes de alho picados
  • 300 g de espinafres baby
  • 250 ml de natas
  • ½ colher de chá de noz-moscada em pó
  • 1 colher de chá de mostarda Dijon
  • 4 ovos grandes
  • 60 g de queijo parmesão
  • Pimenta preta moída q.b.
  • Sal q.b.
  • 2 colheres de sopa de salsa picada

Para as torradas

 

Pré-aqueça o forno a 200º C. Aqueça duas colheres de sopa de Azeite Oliveira da Serra 1ª Colheita numa frigideira própria para ir ao forno. Junte as chalotas picadas e deixe cozinhar em lume médio-brando durante uns minutos até ficarem douradas. Acrescente o alho picado e deixe cozinhar durante mais um minuto.

Junte agora 1/3 dos espinafres baby, mexa e deixe-os murchar antes de acrescentar outro 1/3 dos espinafres. Finalmente, junte o resto dos espinafres e tempere-os com flor de sal e pimenta preta moída.

Enquanto os espinafres estão ao lume, aqueça as natas numa panela à parte. Junte a noz-moscada e a mostarda Dijon. Deixe ferver em lume brando, mexendo várias vezes, até as natas engrossarem.

DSC09478.jpg

Quando os espinafres estiverem prontos, faça quatro buracos no meio para dar espaço para os ovos. Abra um ovo de cada vez, colocando um em cada buraco.

Deite as natas à volta dos ovos e depois espalhe o queijo por cima de tudo.

Tape a frigideira e leve-a ao forno, deixando cozinhar durante 10 minutos. Retire a tampa nos últimos 5 minutos (se gostar das gemas mais cruas, deixe menos tempo).

Sirva com salsa picada por cima e uma pitada de pimenta preta moída. 

Sem nome.jpg

Para acompanhar, prepare umas torradas de pão alentejano com um fio de Azeite Oliveira da Serra 1ª Colheita e flor de sal. Jantar mais simples para um domingo não há.

 

Um óptimo confinamento para si onde quer que os ovos estejam,

Ele

 

vídeo e fotos: casal mistério

 

Uma receita Casal Mistério feita em parceria com a Oliveira da Serra

 

Comments

Popular posts from this blog

RECEITA DE MOLOTOF DE CARAMELO

Ingredientes: 5 claras 5 colheres de sopa de açúcar Caramelo líquido q.b. Preparação: Numa tigela bata as claras em castelo até ficar bem firmes. De seguida, junte o açucar e o caramelo. Bata mais um pouco. Unte a forma com caramelo e deite o preparado anterior. Leve ao forno a 180º entre 7 a 10 minutos. Retire e desenforme. Nota: Não abra o forno enquanto a cozedura. Deixe arrafecer o molotofe dentro do forno. Bom Apetite!! Fonte:

Bolo de Abóbora da Clara de Sousa....é uma maravilha!

Ingredientes:  4 ovos 70 g de margarina 350 g de açúcar 600 g de abóbora 120 g de farinha 120 g de farinha maisena 75 g de coco ralado 1 c. (de sobremesa) de fermento em pó Preparação:  Corte a abóbora em pedaços e leve a cozer em água. Coloque a polpa sobre um coador para perder toda a água da cozedura. Calque um pouco se necessário. Depois de escorrida deve ficar com aproximadamente 320 a 350 g. Bata as gemas com a margarina até ficar cremoso. Acrescente um a um os outros ingredientes, abóbora, açúcar, farinha de trigo, farinha maisena, coco ralado e fermento em pó. Por fim, junte as claras batidas em castelo. Unte e enfarinhe uma forma de buraco grande. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C durante 40 a 45 minutos. Deixe arrefecer um pouco e desenforme.

Bolo de ananás formidável... bem fofinho e húmido

Ingredientes 1 lata de ananás das grandes 2 chávenas de chá de farinha 2 chávenas de açúcar 7 ovos 1 colher de café de fermento em pó Caramelo líquido q.b. 1. Ligue o forno a 180ºC. 2. Separe as gemas das claras e bata as claras em castelo com um pitada de sal. 3. Bata as gemas com o açúcar até obter uma massa homogénea e de seguida verta a calda do ananás. 4. Peneire a farinha e o fermento e junte ao preparado das gemas. 5. Por fim envolva as claras em castelo com gentileza. 6. Unte uma forma de chaminé com o caramelo e forre-a com as rodelas de ananás. 7. Se lhe sobrar ananás, corte aos pedacinhos e adicione à massa. 8. Leve o bolo ao forno por cerca de 35 a 50 minutos, vá verificando com o palito, não deixe cozer demais para não ficar seco. 9. Desenforme quente.  Fonte original todos os direitos reservados a:  http://desastresculinarios.blogspot.com