Skip to main content

tarte de coco e limão para adoçar mais um fim de semana em confinamento

Acho que foi a palavra que mais escrevi no último ano: confinamento. OK, se calhar escrevi “receita” mais vezes, mas deve estar ela por ela. É o que é, não vale a pena estar para aqui a lamentar-me. No meio deste caos, deste autêntico cenário de guerra que se passa nos hospitais, só posso agradecer estarmos todos bem e com saúde. Mas a verdade é que não saímos de casa para nada. E nunca é demais repetir: é a melhor forma de combater esta pandemia. Não saia de casa. Proteja-se a si e aos outros. Eu sei que já estamos todos fartos, mas imagine como estarão os médicos, os enfermeiros e todo o pessoal que está diariamente na linha da frente sem conseguir esse luxo que é ir a casa e estar com as suas famílias.

Por isso, toca a fazer programas em família este fim de semana. Nós estamos viciados na série The Man in the High Castle, da Amazon, temos feito puzzles intermináveis e jogado jogos de tabuleiro com os miúdos. E, claro, temos cozinhado em família. Hoje já tenho uma receita para o meu querido Marido Mistério fazer: esta incrível tarte de coco e limão do blog Half Baked Harvest, só para desgraçar novamente a minha dieta. Sim, é totalmente para a desgraça mas enfim… já assumi que confinar é sinónimo de engordar.

Só precisa de ter em casa coco ralado, farinha, açúcar mascavado e manteiga com sal fria para a base. Para o recheio, precisa de 4 gemas de ovo, amido de milho, leite de coco, açúcar mascavado, sal, manteiga com sal, extrato de baunilha, coco ralado, natas, raspas de um limão e coco tostado para decorar.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 8 pessoas, espreite aqui a receita original.

Lemon-Sugar-Coconut-Cream-Pie-1.jpg

 

Pré-aqueça o forno a 190º C.

Unte uma forma de tarte com base amovível.

Comece por fazer a base: triture o coco no liquidificador até obter uma espécie de farinha. Junte depois a farinha propriamente dita, o açúcar mascavado e a manteiga. Volte a misturar até obter uma massa com grumos do tamanho de ervilhas. Adicione três colheres de sopa de água fria (uma de cada vez) até a massa formar uma bola. Se a massa continuar seca, junte mais uma ou duas colheres de sopa de água. Pressione a massa contra o fundo e os lados da forma que preparou.

Leve ao forno durante 12 a 14 minutos até ficar com um tom dourado.

Enquanto isso, faça o recheio: junte numa panela grande as gemas de ovo e o amido de milho. Misture bem. Adicione 100 g de açúcar mascavado, o leite de coco e o sal. Coloque em lume médio alto e deixe ferver. Vá deixando cozinhar, mexendo sempre, até a mistura engrossar e ficar macia com a consistência de uma mousse, durante cerca de 8 a 10 minutos.

Retire do lume e acrescente a baunilha, a manteiga e o coco ralado.

Deite por cima da base que, entretanto, retirou do forno. Tape e guarde no frigorífico durante pelo menos 3 horas.

Antes de servir, bata as natas até ficarem com a consistência de chantilly.

Misture as raspas de limão com uma colher de sopa de açúcar mascavado.

Coloque as natas por cima da tarte e espalhe por cima a mistura do açúcar com o limão e o coco tostado. Corte em fatias e sirva.

 

Um ótimo fim de semana,

Ela

 

receita e foto: half baked harvest

 

Comments

Popular posts from this blog

RECEITA DE MOLOTOF DE CARAMELO

Ingredientes: 5 claras 5 colheres de sopa de açúcar Caramelo líquido q.b. Preparação: Numa tigela bata as claras em castelo até ficar bem firmes. De seguida, junte o açucar e o caramelo. Bata mais um pouco. Unte a forma com caramelo e deite o preparado anterior. Leve ao forno a 180º entre 7 a 10 minutos. Retire e desenforme. Nota: Não abra o forno enquanto a cozedura. Deixe arrafecer o molotofe dentro do forno. Bom Apetite!! Fonte:

Bolo de Abóbora da Clara de Sousa....é uma maravilha!

Ingredientes:  4 ovos 70 g de margarina 350 g de açúcar 600 g de abóbora 120 g de farinha 120 g de farinha maisena 75 g de coco ralado 1 c. (de sobremesa) de fermento em pó Preparação:  Corte a abóbora em pedaços e leve a cozer em água. Coloque a polpa sobre um coador para perder toda a água da cozedura. Calque um pouco se necessário. Depois de escorrida deve ficar com aproximadamente 320 a 350 g. Bata as gemas com a margarina até ficar cremoso. Acrescente um a um os outros ingredientes, abóbora, açúcar, farinha de trigo, farinha maisena, coco ralado e fermento em pó. Por fim, junte as claras batidas em castelo. Unte e enfarinhe uma forma de buraco grande. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C durante 40 a 45 minutos. Deixe arrefecer um pouco e desenforme.

Bolo de ananás formidável... bem fofinho e húmido

Ingredientes 1 lata de ananás das grandes 2 chávenas de chá de farinha 2 chávenas de açúcar 7 ovos 1 colher de café de fermento em pó Caramelo líquido q.b. 1. Ligue o forno a 180ºC. 2. Separe as gemas das claras e bata as claras em castelo com um pitada de sal. 3. Bata as gemas com o açúcar até obter uma massa homogénea e de seguida verta a calda do ananás. 4. Peneire a farinha e o fermento e junte ao preparado das gemas. 5. Por fim envolva as claras em castelo com gentileza. 6. Unte uma forma de chaminé com o caramelo e forre-a com as rodelas de ananás. 7. Se lhe sobrar ananás, corte aos pedacinhos e adicione à massa. 8. Leve o bolo ao forno por cerca de 35 a 50 minutos, vá verificando com o palito, não deixe cozer demais para não ficar seco. 9. Desenforme quente.  Fonte original todos os direitos reservados a:  http://desastresculinarios.blogspot.com