estes ovos têm um molho incrível e só têm 266 calorias (com arroz branco incluído!) - À Volta das Panelas!

estes ovos têm um molho incrível e só têm 266 calorias (com arroz branco incluído!)

A autora desta receita e do blog Pinch of Yum chama-lhe “Shakshuka Verde” mas francamente acho o título redutor, porque é muito melhor do que uma simples shakshuka: estes ovos levam um molho divinal com coentros, salsa, pistácios, leite de amêndoa sobre uma cama de arroz branco. E vai ser o meu almoço de hoje, não é, meu querido Marido Mistério?

São só 10 minutos a preparar e 20 a cozinhar e precisa dos seguintes ingredientes: para o molho propriamente dito, tenha à mão um molho de coentros e um molho de salsa, 3 dentes de alho, um pimento jalapeño sem sementes, sal, água, azeite, sumo de lima e pistácios. Depois, vai precisar de leite de amêndoa, uma colher de sopa de farinha de milho misturada com uma colher de sopa de leite de amêndoa para engrossar, ovos, queijo Cotija ralado (se não encontrar use parmesão ralado) e arroz branco para servir.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 4 pessoas, espreite aqui a receita original.

Green-Shakshuka-5.jpg

 

Comece por misturar todos os ingredientes do molho no liquidificador até obter um creme com a consistência de um pesto.

Coloque o molho numa frigideira em lume médio alto. Deixe saltear durante 1 a 2 minutos para aligeirar o sabor do alho. Junte o leite de amêndoa gradualmente e misture bem. Deixe ferver em lume brando durante alguns minutos até ficar com a consistência de um creme verde. Se o molho ficar demasiado líquido, acrescente a mistura da farinha de milho com o leite de amêndoa e deixe ferver para engrossar rapidamente. Prove e ajuste os temperos, acrescentando sal, se for preciso.

Reduza para lume brando, crie espaço no molho e abra os ovos por cima do molho. Tape e deixe cozinhar durante 10 minutos, mais ou menos, dependendo de como gosta das gemas.

Sirva sobre arroz branco (eu adoro arroz basmati, mas escolha o seu preferido) e com queijo ralado por cima.

Não é uma maravilha?

 

Boas receitas,

Ela

 

receita e foto: pinch of yum

 

Powered by Blogger.