Skip to main content

este bolo é de nutella mas é vegan, não tem glúten nem açúcar

Já foi votar? Não se esqueça! Além de ser um ótimo pretexto para sair de casa, é um direito e um dever que não podemos desperdiçar, sobretudo nestes tempos tão difíceis que vivemos. E enquanto esperamos para saber o resultado das eleições nada melhor do que ir para a cozinha. Fazer o quê? Bolos, pois claro! E já agora deliciosos como este, que descobri no blog Rainbow Plant Life, que apesar de ter este aspeto não tem glúten, nem açúcar, nem lactose e ainda é vegan.

Só precisa de ter em casa avelãs cruas, farinha de amêndoa, cacau em pó, tâmaras sem caroço, sal, extrato de baunilha e pepitas de cacau para o bolo propriamente dito. Para a cobertura de chocolate, precisa de um abacate maduro, cacau em pó, xarope de ácer e uma generosa pitada de sal. Para decorar, separe uma boa quantidade de flor de sal.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 16 fatias, espreite aqui a receita original.

3_Nutellaloafcake-macro-basket281of129.jpg

 

Comece por fazer o bolo: pré-aqueça o forno a 175º C.

Coloque as avelãs num tabuleiro próprio para ir ao forno e espalhe-as numa única camada. Leve ao forno durante 10 a 15 minutos ou até ficarem ligeiramente acastanhadas. Retire-as do forno e deixe-as arrefecer.

Enquanto as avelãs estão a tostar no forno, forre uma forma retangular com papel vegetal, deixando as pontas de fora da forma. Também pode usar uma forma redonda, se não tiver uma retangular.

Coloque as avelãs num pano de cozinha limpo e embrulhe-as. Esfregue-as na bancada para retirar as peles.

Transfira as avelãs para o liquidificador e triture-as até obter uma espécie de farinha. Mas não triture demasiado, senão transforma-se em manteiga de avelã. Junte a farinha de amêndoa, as tâmaras, o cacau em pó, o sal e o extrato de baunilha e misture bem até obter uma massa pegajosa. Adicione as pepitas de cacau.

Transfira a massa do bolo para a forma que preparou e alise o topo e os lados com a ajuda de uma espátula de borracha.

Congele durante 30 minutos ou guarde no frigorífico durante 1 a 2 horas.

Antes de servir o bolo, faça a cobertura: coloque o abacate, o cacau em pó, o xarope de ácer e o sal no liquidificador e misture bem até obter um creme macio.

Espalhe a cobertura por cima do bolo e decore com uma generosa quantidade de flor de sal.

 

Um ótimo domingo,

Ela

 

receita e foto: rainbow plant life

 

Comments

Popular posts from this blog

RECEITA DE MOLOTOF DE CARAMELO

Ingredientes: 5 claras 5 colheres de sopa de açúcar Caramelo líquido q.b. Preparação: Numa tigela bata as claras em castelo até ficar bem firmes. De seguida, junte o açucar e o caramelo. Bata mais um pouco. Unte a forma com caramelo e deite o preparado anterior. Leve ao forno a 180º entre 7 a 10 minutos. Retire e desenforme. Nota: Não abra o forno enquanto a cozedura. Deixe arrafecer o molotofe dentro do forno. Bom Apetite!! Fonte:

Bolo de Abóbora da Clara de Sousa....é uma maravilha!

Ingredientes:  4 ovos 70 g de margarina 350 g de açúcar 600 g de abóbora 120 g de farinha 120 g de farinha maisena 75 g de coco ralado 1 c. (de sobremesa) de fermento em pó Preparação:  Corte a abóbora em pedaços e leve a cozer em água. Coloque a polpa sobre um coador para perder toda a água da cozedura. Calque um pouco se necessário. Depois de escorrida deve ficar com aproximadamente 320 a 350 g. Bata as gemas com a margarina até ficar cremoso. Acrescente um a um os outros ingredientes, abóbora, açúcar, farinha de trigo, farinha maisena, coco ralado e fermento em pó. Por fim, junte as claras batidas em castelo. Unte e enfarinhe uma forma de buraco grande. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C durante 40 a 45 minutos. Deixe arrefecer um pouco e desenforme.

Bolo de ananás formidável... bem fofinho e húmido

Ingredientes 1 lata de ananás das grandes 2 chávenas de chá de farinha 2 chávenas de açúcar 7 ovos 1 colher de café de fermento em pó Caramelo líquido q.b. 1. Ligue o forno a 180ºC. 2. Separe as gemas das claras e bata as claras em castelo com um pitada de sal. 3. Bata as gemas com o açúcar até obter uma massa homogénea e de seguida verta a calda do ananás. 4. Peneire a farinha e o fermento e junte ao preparado das gemas. 5. Por fim envolva as claras em castelo com gentileza. 6. Unte uma forma de chaminé com o caramelo e forre-a com as rodelas de ananás. 7. Se lhe sobrar ananás, corte aos pedacinhos e adicione à massa. 8. Leve o bolo ao forno por cerca de 35 a 50 minutos, vá verificando com o palito, não deixe cozer demais para não ficar seco. 9. Desenforme quente.  Fonte original todos os direitos reservados a:  http://desastresculinarios.blogspot.com