Skip to main content

como fazer o verdadeiro croissant francês em sua casa

Depois da moda de fazer pão em casa, chegou a moda dos croissants à Mansão Mistério. O meu querido Marido Mistério e o nosso filho com vocação para chef estão num entusiasmo tal que, por instantes, achei que tinham descoberto uma cura milagrosa para o Covid. A verdade é que é um ótimo programa para as nossas tardes de confinamento. Eles distraem-se e eu engordo. Paciência, emagreço depois. Haja sanidade mental.

Depois de muito pesquisarmos em busca da receita perfeita, ficámos rendidos a esta delícia que descobri no blog Lauren´s Latest, por uma razão muito simples: é a receita dos verdadeiros croissants parisienses, folhados, como Ele adora. O meu querido Marido Mistério vive a dizer que croissants são folhados, o resto são brioches em forma de croissants. Se o Mestre diz, nós acreditamos.

E o que é que precisa para fazer croissants em casa? Para a massa vai precisar de farinha, sal, açúcar granulado, levedura seca instantânea, água quente e manteiga derretida arrefecida. Para o bloco de manteiga vai precisar de uma embalagem de 250 g de manteiga sem sal.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 10 croissants, espreite aqui a receita original.

Homemade-Croissants-Recipe-01-copy.jpg

 

Estenda uma folha de papel vegetal sobre a bancada e com a ajuda de um rolo da massa estique a manteiga para formar um retângulo com cerca de 30 cm por 15 cm. Se tiver um raspador, pode ser útil para aparar as pontas. Guarde no frigorífico.

Mergulhe a levedura na água quente.

Numa taça à parte, junte a farinha, o sal, o açúcar e a manteiga derretida.

Adicione a água com a levedura e amasse com as mãos até criar uma massa. Faça uma bola com a massa, envolva-a em película aderente, deixe-a assentar durante 30 minutos na bancada e leve ao frigorífico durante 2 horas no mínimo, e 6 horas no máximo.

Quando a massa e o bloco de manteiga estiverem bem frios, alise a massa com o rolo formando um retângulo de 50 cm por 17 cm. Se ficar um bocadinho maior é indiferente. Coloque o bloco de manteiga no centro da massa. Dobre um dos lados da massa por cima de forma a cobrir metade do bloco de manteiga.

Faça o mesmo do outro lado: dobre a massa por cima da primeira dobra. A ideia é ficar com 5 camadas: massa, manteiga, massa, manteiga e massa.

Passe o rolo da massa por cima de forma a criar um retângulo maior e dobre mais uma vez as duas pontas na direção do centro e volte a dobrar estas duas pontas novamente. A ideia é ficar com o formato de um rolo espalmado. Embrulhe em película aderente e leve ao frigorífico durante uma hora.

Para criar ainda mais camadas, passe novamente o rolo pela massa criando um retângulo e volte a dobrar as pontas para o centro duas vezes, repetindo o passo anterior. Embrulhe em película aderente e leve ao frigorífico durante uma hora.

Retire do frigorífico e alise a massa novamente até formar um retângulo com cerca de 50 cm por 25 cm e uma espessura de 4mm. Apare as pontas para tentar obter um retângulo o mais perfeito possível.

Corte agora a massa em triângulos com cerca de 10 cm de largura e 25 cm de comprimento.

Enrole os triângulos até formarem croissants e disponha-os num tabuleiro forrado com papel vegetal.

Pincele os croissants com um ovo batido e deixe-os crescer durante 2 a 3 horas até ficarem com o dobro do tamanho.

Pincele os croissants com um pouco mais do ovo batido e leve-os ao forno a 200º C durante 15 a 20 minutos ou até ficarem dourados, incluindo as dobras.

Retire do forno e espere que arrefeçam ligeiramente antes de se deliciar com esta tentação de Cristo.

 

Boas receitas,

Ela

 

receita e foto: lauren´s latest

 

Comments

Popular posts from this blog

RECEITA DE MOLOTOF DE CARAMELO

Ingredientes: 5 claras 5 colheres de sopa de açúcar Caramelo líquido q.b. Preparação: Numa tigela bata as claras em castelo até ficar bem firmes. De seguida, junte o açucar e o caramelo. Bata mais um pouco. Unte a forma com caramelo e deite o preparado anterior. Leve ao forno a 180º entre 7 a 10 minutos. Retire e desenforme. Nota: Não abra o forno enquanto a cozedura. Deixe arrafecer o molotofe dentro do forno. Bom Apetite!! Fonte:

Bolo de Abóbora da Clara de Sousa....é uma maravilha!

Ingredientes:  4 ovos 70 g de margarina 350 g de açúcar 600 g de abóbora 120 g de farinha 120 g de farinha maisena 75 g de coco ralado 1 c. (de sobremesa) de fermento em pó Preparação:  Corte a abóbora em pedaços e leve a cozer em água. Coloque a polpa sobre um coador para perder toda a água da cozedura. Calque um pouco se necessário. Depois de escorrida deve ficar com aproximadamente 320 a 350 g. Bata as gemas com a margarina até ficar cremoso. Acrescente um a um os outros ingredientes, abóbora, açúcar, farinha de trigo, farinha maisena, coco ralado e fermento em pó. Por fim, junte as claras batidas em castelo. Unte e enfarinhe uma forma de buraco grande. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C durante 40 a 45 minutos. Deixe arrefecer um pouco e desenforme.

Bolo de ananás formidável... bem fofinho e húmido

Ingredientes 1 lata de ananás das grandes 2 chávenas de chá de farinha 2 chávenas de açúcar 7 ovos 1 colher de café de fermento em pó Caramelo líquido q.b. 1. Ligue o forno a 180ºC. 2. Separe as gemas das claras e bata as claras em castelo com um pitada de sal. 3. Bata as gemas com o açúcar até obter uma massa homogénea e de seguida verta a calda do ananás. 4. Peneire a farinha e o fermento e junte ao preparado das gemas. 5. Por fim envolva as claras em castelo com gentileza. 6. Unte uma forma de chaminé com o caramelo e forre-a com as rodelas de ananás. 7. Se lhe sobrar ananás, corte aos pedacinhos e adicione à massa. 8. Leve o bolo ao forno por cerca de 35 a 50 minutos, vá verificando com o palito, não deixe cozer demais para não ficar seco. 9. Desenforme quente.  Fonte original todos os direitos reservados a:  http://desastresculinarios.blogspot.com