bolo de maçã e gengibre com um cheirinho de brandy para animar este confinamento - À Volta das Panelas!

bolo de maçã e gengibre com um cheirinho de brandy para animar este confinamento

Hoje é dia de reflexão. E nada melhor do que um cálice de brandy para nos iluminar amanhã na mesa de voto. Além disso, ainda ajuda a passar mais um fim-de-semana de confinamento. Então se esse cálice estiver misturado com um delicioso bolo de maçã e gengibre, melhor ainda.

A fabulosa receita é do espectacular site Food52, que tem animado a nossa quarentena tal como o Tino de Rans anima a campanha eleitoral.

Para fazer esta maravilha, só vou precisar de manteiga sem sal à temperatura ambiente, açúcar, melaço, gengibre em pó, canela em pó, noz moscada em pó, um ovo levemente batido, brandy (a receita diz duas colheres de chá, mas eu vou colocar um cálice porque isto não está fácil), farinha, bicarbonato de sódio, fermento, leite, maçãs cortadas em pedaços e gengibre cristalizado cortado em juliana. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

bded1a15-5bf0-4c1d-9f3b-cc2dd8bfb566--2019-1217_de

 

Comece por bater a manteiga à temperatura ambiente com o açúcar. Junte o melaço, o gengibre em pó, a canela, a noz moscada, o ovo e o brandy e volte a bater. Envolva a farinha neste creme, com a ajuda de uma espátula (vai ficar espessa, mas é mesmo assim).

Numa taça pequena, misture o fermento e o bicarbonato de sódio com o leite. Acrescente isto à massa e envolva bem. Finalmente, envolva na massa o gengibre cristalizado e os pedaços de maçã.

Espalhe a massa por uma forma com 23 cm de diâmetro, untada e forrada com papel vegetal, e leve ao forno, pré-aquecido a 180º C, durante 55 a 65 minutos. Sirva com açúcar de confeiteiro espalhado por cima.

Vai ver como a maçã vai caramelizar, o gengibre dar um toque picante e o brandy vai ajudar-nos a lidar com este caos à nossa volta.

 

Um óptimo bolo para si onde quer que o brandy esteja,

Ele

 

receita e foto: food52

 

Powered by Blogger.