Skip to main content

bolo de chocolate preto e amendoim para convencer toda a gente a ficar em casa

Há quem ainda não tenha percebido que toda esta situação de calamidade de saúde pública que o país está a viver só existe porque grande parte das pessoas teima em não cumprir as regras básicas de combate à pandemia: distanciamento social, uso de máscara, evitar eventos e aglomerações de pessoas e esquecer qualquer tipo de festa em casa de cada um.

Se tudo isto tivesse sido seguido por toda a gente, ao longo das últimas semanas, não estaríamos neste estado. Se o nosso Instagram não estivesse cheio de fotografias e vídeos de festas, com dezenas de pessoas em casas e em garagens, durante a Passagem de Ano, não estaríamos a assistir a um morto a cada seis minutos e meio, em Portugal, vítimas directas de Covid19.

Mas, infelizmente, é neste estado de calamidade que estamos hoje. E, mais uma vez, a única maneira de lidar com tudo isto é ficar em casa. Quanto mais rapidamente nos convencermos todos disso, mais rapidamente voltamos a poder sair em segurança.

É por isso que hoje vou fazer um bolo de chocolate e amendoim a baixa temperatura. Quem quiser fazer esta maravilha, vai ter de ficar em casa. Pelo menos, durante as quatro horas que o bolo demora a cozinhar. Mais a hora que demora a arrefecer. E as outras duas horas que demora a comer. Vai ver que se se puser a fazer esta deliciosa receita do site Taste não vai querer sair de casa. E isso é tudo o que precisamos.

Para fazer esta delícia, vai precisar de cacau em pó, chocolate preto picado, farinha, fermento, manteiga em pedaços, açúcar de confeiteiro, ovos ligeiramente batidos, manteiga de amendoim e amendoins picados. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

slow-cooker-peanut-butter-brownie1980x1320-126885-

 

A receita original deste delicioso bolo é feita numa panela eléctrica slow cooker, mas eu vou cozinhá-lo a baixa temperatura, numa panela de ferro fundido, no forno. 

Derreta o chocolate com a manteiga, em lume brando, numa panela de tamanho médio. Assim que estiver tudo derretido e bem ligado, desligue o lume e misture o açúcar. Acrescente a seguir os ovos e volte a mexer. Junte noutra taça a farinha com o cacau e o fermento. E misture tudo com o chocolate derretido. Quando a massa estiver bem ligada, envolva os amendoins partidos e a manteiga de amendoim sem mexer demasiado para manter o efeito marmoreado.

Forre uma panela de ferro fundido com papel vegetal e pincele com azeite, deite a mistura para dentro da panela, tape e leve ao forno, pré-aquecido a 100º C, durante três horas. Destape a panela e deixe mais 30 minutos no forno.

Deixe arrefecer antes de servir. Com mais um bocadinho de manteiga de amendoim por cima, ainda fica melhor.

 

Um óptimo confinamento para si onde quer que o bolo de chocolate esteja,

Ele

 

receita e foto: taste

 

Comments

Popular posts from this blog

RECEITA DE MOLOTOF DE CARAMELO

Ingredientes: 5 claras 5 colheres de sopa de açúcar Caramelo líquido q.b. Preparação: Numa tigela bata as claras em castelo até ficar bem firmes. De seguida, junte o açucar e o caramelo. Bata mais um pouco. Unte a forma com caramelo e deite o preparado anterior. Leve ao forno a 180º entre 7 a 10 minutos. Retire e desenforme. Nota: Não abra o forno enquanto a cozedura. Deixe arrafecer o molotofe dentro do forno. Bom Apetite!! Fonte:

Bolo de Abóbora da Clara de Sousa....é uma maravilha!

Ingredientes:  4 ovos 70 g de margarina 350 g de açúcar 600 g de abóbora 120 g de farinha 120 g de farinha maisena 75 g de coco ralado 1 c. (de sobremesa) de fermento em pó Preparação:  Corte a abóbora em pedaços e leve a cozer em água. Coloque a polpa sobre um coador para perder toda a água da cozedura. Calque um pouco se necessário. Depois de escorrida deve ficar com aproximadamente 320 a 350 g. Bata as gemas com a margarina até ficar cremoso. Acrescente um a um os outros ingredientes, abóbora, açúcar, farinha de trigo, farinha maisena, coco ralado e fermento em pó. Por fim, junte as claras batidas em castelo. Unte e enfarinhe uma forma de buraco grande. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C durante 40 a 45 minutos. Deixe arrefecer um pouco e desenforme.

Bolo de ananás formidável... bem fofinho e húmido

Ingredientes 1 lata de ananás das grandes 2 chávenas de chá de farinha 2 chávenas de açúcar 7 ovos 1 colher de café de fermento em pó Caramelo líquido q.b. 1. Ligue o forno a 180ºC. 2. Separe as gemas das claras e bata as claras em castelo com um pitada de sal. 3. Bata as gemas com o açúcar até obter uma massa homogénea e de seguida verta a calda do ananás. 4. Peneire a farinha e o fermento e junte ao preparado das gemas. 5. Por fim envolva as claras em castelo com gentileza. 6. Unte uma forma de chaminé com o caramelo e forre-a com as rodelas de ananás. 7. Se lhe sobrar ananás, corte aos pedacinhos e adicione à massa. 8. Leve o bolo ao forno por cerca de 35 a 50 minutos, vá verificando com o palito, não deixe cozer demais para não ficar seco. 9. Desenforme quente.  Fonte original todos os direitos reservados a:  http://desastresculinarios.blogspot.com