Skip to main content

vídeo: como fazer a aletria mais cremosa para o seu natal

DSC09408.jpg

É uma das tradições mais antigas do Natal Mistério. O doce de aletria já vem do tempo da minha trisavó, passou para a minha bisavó, que passou para o meu avô (sim, não sou o primeiro cozinheiro homem na família) que passou para a minha mãe que passou para mim. E até o Mini-Misterioso mais novo salta para cima do balcão da cozinha, de colher de pau em punho, cada vez que percebe que eu vou fazer aletria.

DSC09431.jpg

Pois bem, este ano vai haver uma mudança! É evidente que não vou deixar de fazer a minha querida e rica aletria, mas decidi experimentar uma receita nova. Como cá em casa, só bebemos água da torneira (além de ser muito mais barato, é muito mais amigo do ambiente – já pensou a quantidade de plástico que poupa se não comprar garrafas e garrafões de água?), fomos desafiados pela EPAL para fazer uma série de receitas deliciosas com água da torneira. E não podíamos deixar de começar com um fabuloso doce para o Natal. Trata-se de uma tradicional aletria à aguadeiro. Em vez de levar leite, leva água da torneira, o que a torna muito mais leve e deliciosa. E depois leva 6 gemas de ovos, o que faz desta a aletria mais cremosa que já comi. Mas o melhor é ver o vídeo aqui em baixo.

 

 

Ingredientes

  • ½ litro de água da torneira 
  • 200 g de açúcar
  • 125 g de aletria
  • 1 pitada de sal
  • 1 pau de canela
  • 1 casca de limão
  • 1 colher sopa de manteiga
  • 6 gemas
  • 50 g de canela em pó

DSC09401.jpg

Coloque numa panela a água da torneira, o açúcar, o pau de canela, a casca de limão, a pitada de sal e a manteiga. Misture tudo e quando começar a ferver coloque a aletria a cozer apenas durante 7 minutos. 

Deixe arrefecer e envolva as seis gemas. Volte a levar ao lume, deixando ferver apenas durante 1 minuto, sem parar de mexer. Coloque num prato pouco fundo, deixe arrefecer ligeiramente e sirva com a canela em pó polvilhada por cima. 

A água da torneira vai deixar esta aletria muito mais leve e as gemas fazem dela a aletria mais cremosa de sempre. E, ainda por cima, facílima de preparar. 

DSC09410 2.jpg

E, já agora, reparou no jarro que usámos para servir a água da torneira? É o novo jarro Gota feito propositadamente pela fábrica Bordallo-Pinheiro para a EPAL. Fica bem em qualquer mesa de Natal, não acha?

 

Uma óptima aletria para si onde quer que esteja,

Ele

 

Vídeo e fotos: casal mistério

Comments

Popular posts from this blog

RECEITA DE MOLOTOF DE CARAMELO

Ingredientes: 5 claras 5 colheres de sopa de açúcar Caramelo líquido q.b. Preparação: Numa tigela bata as claras em castelo até ficar bem firmes. De seguida, junte o açucar e o caramelo. Bata mais um pouco. Unte a forma com caramelo e deite o preparado anterior. Leve ao forno a 180º entre 7 a 10 minutos. Retire e desenforme. Nota: Não abra o forno enquanto a cozedura. Deixe arrafecer o molotofe dentro do forno. Bom Apetite!! Fonte:

Bolo de Abóbora da Clara de Sousa....é uma maravilha!

Ingredientes:  4 ovos 70 g de margarina 350 g de açúcar 600 g de abóbora 120 g de farinha 120 g de farinha maisena 75 g de coco ralado 1 c. (de sobremesa) de fermento em pó Preparação:  Corte a abóbora em pedaços e leve a cozer em água. Coloque a polpa sobre um coador para perder toda a água da cozedura. Calque um pouco se necessário. Depois de escorrida deve ficar com aproximadamente 320 a 350 g. Bata as gemas com a margarina até ficar cremoso. Acrescente um a um os outros ingredientes, abóbora, açúcar, farinha de trigo, farinha maisena, coco ralado e fermento em pó. Por fim, junte as claras batidas em castelo. Unte e enfarinhe uma forma de buraco grande. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C durante 40 a 45 minutos. Deixe arrefecer um pouco e desenforme.

Bifanas no Monsieur Cuisine

Bom dia!... Sugestão de hoje: ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ Para esta receita vamos precisar de : 800g bifanas (cortadas finas & pequenas) 50g azeite 25g banha 4 (dentes de) alho 100g tomate (em pedaços) 75g polpa de tomate 50g pimento 160g de cerveja / + / vinho branco 1 folha de louro sal pimenta piri-piri ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ No copo do Monsieur Cuisine coloca azeite, banha, alho, tomate, pimento e polpa de tomate. Programa : 5 seg. / vel.5 (...) Depois, programa , para refogar: 5 mins. / 120ºC / vel.1 (...) Em seguida junta a cerveja e vinho branco.  Programa : 30 seg. / vel. 5 - Durante os 30 segundos, vai aumentando a velocidade para 6 e 7... No final, acrescenta a carne e o louro. Tempera com sal, pimenta e piri-piri. Programa : "Steamer" [20 minutos (default)], faz "iniciar" e novamente "Steamer" para o tempo correr...  Depois disso, programa mais 10 minutos / 100ºC / "Reverse" vel.1 (...) Sugestão:  Poderás aco