o vídeo do jantar de natal do casal mistério: lombos de bacalhau escalfados sobre cama de brás

Tenho de confessar uma coisa: melhor ainda do que o Natal, é esta época antes do Natal em que eu me fecho na cozinha a experimentar novas receitas para estrear à mesa da Consoada. É nesta altura que tenho desculpa para provar tudo, experimentar tudo e ainda petiscar à vontade enquanto estou sossegado à frente do fogão.

Este ano, contei com o precioso apoio do meu querido Filho Mistério com tendência para chef Michelin. E foi ele que teve a brilhante ideia de juntar duas preciosidades no mesmo prato: um delicioso e suculento lombo de bacalhau cozido com um cremoso e surpreendente Brás.

DSC00218.jpg

A ideia surgiu porque todos os anos somos desafiados pela Riberalves para preparar receitas de Natal originais com os seus deliciosos lombos de bacalhau pronto a cozinhar. Além de virem já demolhados, o que nos poupa uma verdadeira trabalheira, são altíssimos e hiper-suculentos. Melhor ainda: este ano estão disponíveis para compra e entrega directamente em sua casa, através da loja online da marca. No meio desta pandemia, é a solução ideal.

Para manter o bacalhau bem branco e suculento, decidi escalfar os lombos em azeite, a baixa temperatura, sem nunca deixar levantar fervura para não secarem. À parte, fiz um Brás ultra-cremoso, com duas gemas para cada clara de ovo. E só no prato juntei os dois: o Brás cremoso por baixo e os lombos de bacalhau Riberalves escalfados por cima, a separarem-se em suculentas lascas, como eu gosto. Para terminar, um fabuloso paté de azeitona que se prepara em dois minutos.

Tudo isto teve direito a um vídeo gravado com a nossa preparação, passo a passo.

 

 

Ingredientes

Para 4 pessoas

Para os lombos de bacalhau escalfados

Para a cama de Brás

  • 3 cebolas
  • 1 dente de alho
  • 3 colheres de sopa de azeite virgem extra
  • 8 ovos biológicos + 4 gemas 
  • 500 g de batata palha
  • Salsa q.b.
  • Sal q.b.
  • Pimenta q.b.

Para o paté de azeitona

  • 200 g de azeitonas sem caroço
  • 50 ml de azeite virgem extra

DSC00228.jpg

Comece por fazer o paté de azeitona. Triture as azeitonas com o azeite até ficar com a consistência tipo caviar. Guarde de parte.

Para escalfar os seus lombos de bacalhau Riberalves Pronto a Cozinhar, retire a pele e seque bem o bacalhau descongelado. Tempere-o com flor de sal. Aqueça, numa panela de fundo grosso, o azeite com o alho esmagado e a folha de louro, sem deixar ferver. Mergulhe os lombos de bacalhau no azeite e deixe escalfar, durante 15 minutos, em lume muito brando (atenção que o azeite nunca pode levantar fervura durante o processo).

DSC00223.jpg

Enquanto o bacalhau cozinha no azeite, a baixa temperatura, prepare a cama de Brás. Corte o alho e as cebolas em rodelas finas. Noutra panela de fundo espesso, refogue lentamente a cebola e o alho no azeite, em lume médio, até a cebola ficar cozida e transparente.

Junte metade da batata palha, mexa e acrescente as gemas e os ovos previamente batidos com salsa picada e temperados com flor de sal e pimenta. Mexa continuamente até que os ovos se tornem cremosos. Cuidado para não os deixar secar. Desligue o lume e misture o resto da batata palha para se manter estaladiça.

DSC00220.jpg

Espalhe uma cama de Brás no prato que vai servir, coloque um lombo de bacalhau Riberalves escalfado por cima e termine com o paté de azeitona no topo e salsa picada espalhada.

 

Um óptimo Natal para si onde quer que o bacalhau esteja,

Ele

 

vídeo e fotos: casal mistério

 

Uma receita Casal Mistério feita em parceria com a Riberalves

 

Powered by Blogger.