Skip to main content

o vídeo do jantar de natal do casal mistério: lombos de bacalhau escalfados sobre cama de brás

Tenho de confessar uma coisa: melhor ainda do que o Natal, é esta época antes do Natal em que eu me fecho na cozinha a experimentar novas receitas para estrear à mesa da Consoada. É nesta altura que tenho desculpa para provar tudo, experimentar tudo e ainda petiscar à vontade enquanto estou sossegado à frente do fogão.

Este ano, contei com o precioso apoio do meu querido Filho Mistério com tendência para chef Michelin. E foi ele que teve a brilhante ideia de juntar duas preciosidades no mesmo prato: um delicioso e suculento lombo de bacalhau cozido com um cremoso e surpreendente Brás.

DSC00218.jpg

A ideia surgiu porque todos os anos somos desafiados pela Riberalves para preparar receitas de Natal originais com os seus deliciosos lombos de bacalhau pronto a cozinhar. Além de virem já demolhados, o que nos poupa uma verdadeira trabalheira, são altíssimos e hiper-suculentos. Melhor ainda: este ano estão disponíveis para compra e entrega directamente em sua casa, através da loja online da marca. No meio desta pandemia, é a solução ideal.

Para manter o bacalhau bem branco e suculento, decidi escalfar os lombos em azeite, a baixa temperatura, sem nunca deixar levantar fervura para não secarem. À parte, fiz um Brás ultra-cremoso, com duas gemas para cada clara de ovo. E só no prato juntei os dois: o Brás cremoso por baixo e os lombos de bacalhau Riberalves escalfados por cima, a separarem-se em suculentas lascas, como eu gosto. Para terminar, um fabuloso paté de azeitona que se prepara em dois minutos.

Tudo isto teve direito a um vídeo gravado com a nossa preparação, passo a passo.

 

 

Ingredientes

Para 4 pessoas

Para os lombos de bacalhau escalfados

Para a cama de Brás

  • 3 cebolas
  • 1 dente de alho
  • 3 colheres de sopa de azeite virgem extra
  • 8 ovos biológicos + 4 gemas 
  • 500 g de batata palha
  • Salsa q.b.
  • Sal q.b.
  • Pimenta q.b.

Para o paté de azeitona

  • 200 g de azeitonas sem caroço
  • 50 ml de azeite virgem extra

DSC00228.jpg

Comece por fazer o paté de azeitona. Triture as azeitonas com o azeite até ficar com a consistência tipo caviar. Guarde de parte.

Para escalfar os seus lombos de bacalhau Riberalves Pronto a Cozinhar, retire a pele e seque bem o bacalhau descongelado. Tempere-o com flor de sal. Aqueça, numa panela de fundo grosso, o azeite com o alho esmagado e a folha de louro, sem deixar ferver. Mergulhe os lombos de bacalhau no azeite e deixe escalfar, durante 15 minutos, em lume muito brando (atenção que o azeite nunca pode levantar fervura durante o processo).

DSC00223.jpg

Enquanto o bacalhau cozinha no azeite, a baixa temperatura, prepare a cama de Brás. Corte o alho e as cebolas em rodelas finas. Noutra panela de fundo espesso, refogue lentamente a cebola e o alho no azeite, em lume médio, até a cebola ficar cozida e transparente.

Junte metade da batata palha, mexa e acrescente as gemas e os ovos previamente batidos com salsa picada e temperados com flor de sal e pimenta. Mexa continuamente até que os ovos se tornem cremosos. Cuidado para não os deixar secar. Desligue o lume e misture o resto da batata palha para se manter estaladiça.

DSC00220.jpg

Espalhe uma cama de Brás no prato que vai servir, coloque um lombo de bacalhau Riberalves escalfado por cima e termine com o paté de azeitona no topo e salsa picada espalhada.

 

Um óptimo Natal para si onde quer que o bacalhau esteja,

Ele

 

vídeo e fotos: casal mistério

 

Uma receita Casal Mistério feita em parceria com a Riberalves

 

Comments

Popular posts from this blog

RECEITA DE MOLOTOF DE CARAMELO

Ingredientes: 5 claras 5 colheres de sopa de açúcar Caramelo líquido q.b. Preparação: Numa tigela bata as claras em castelo até ficar bem firmes. De seguida, junte o açucar e o caramelo. Bata mais um pouco. Unte a forma com caramelo e deite o preparado anterior. Leve ao forno a 180º entre 7 a 10 minutos. Retire e desenforme. Nota: Não abra o forno enquanto a cozedura. Deixe arrafecer o molotofe dentro do forno. Bom Apetite!! Fonte:

Bolo de Abóbora da Clara de Sousa....é uma maravilha!

Ingredientes:  4 ovos 70 g de margarina 350 g de açúcar 600 g de abóbora 120 g de farinha 120 g de farinha maisena 75 g de coco ralado 1 c. (de sobremesa) de fermento em pó Preparação:  Corte a abóbora em pedaços e leve a cozer em água. Coloque a polpa sobre um coador para perder toda a água da cozedura. Calque um pouco se necessário. Depois de escorrida deve ficar com aproximadamente 320 a 350 g. Bata as gemas com a margarina até ficar cremoso. Acrescente um a um os outros ingredientes, abóbora, açúcar, farinha de trigo, farinha maisena, coco ralado e fermento em pó. Por fim, junte as claras batidas em castelo. Unte e enfarinhe uma forma de buraco grande. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C durante 40 a 45 minutos. Deixe arrefecer um pouco e desenforme.

Bolo de ananás formidável... bem fofinho e húmido

Ingredientes 1 lata de ananás das grandes 2 chávenas de chá de farinha 2 chávenas de açúcar 7 ovos 1 colher de café de fermento em pó Caramelo líquido q.b. 1. Ligue o forno a 180ºC. 2. Separe as gemas das claras e bata as claras em castelo com um pitada de sal. 3. Bata as gemas com o açúcar até obter uma massa homogénea e de seguida verta a calda do ananás. 4. Peneire a farinha e o fermento e junte ao preparado das gemas. 5. Por fim envolva as claras em castelo com gentileza. 6. Unte uma forma de chaminé com o caramelo e forre-a com as rodelas de ananás. 7. Se lhe sobrar ananás, corte aos pedacinhos e adicione à massa. 8. Leve o bolo ao forno por cerca de 35 a 50 minutos, vá verificando com o palito, não deixe cozer demais para não ficar seco. 9. Desenforme quente.  Fonte original todos os direitos reservados a:  http://desastresculinarios.blogspot.com