Está a ver aquela receita que é a estrela da companhia? Pode estar uma mesa recheada de sobremesas, mas há uma que brilha mais do que as outras, porque todos os olhares se fixam nela? É esta maravilha que descobri no ótimo blog Country Cleaver: uma torta de chocolate com um incrível recheio de tiramisu! Ninguém resiste a uma receita assim.
Não é a sobremesa mais fácil e rápida do Universo, mas o que é isso para o meu querido e talentoso Marido Mistério, o nosso Chef Privé? Eu vou às compras, Ele veste o avental e conta com a ajuda do nosso mini chef cá de casa.
Eles vão precisar de 3 gemas de ovo, rum velho, açúcar, queijo mascarpone e natas para o recheio de tiramisu. Para a torta propriamente dita, precisam de spray de cozinha, cacau em pó, açúcar de confeiteiro, farinha, chocolate semi-amargo cortado em pedaços, óleo vegetal, extrato de baunilha, 6 ovos, sal e açúcar.
Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, espreite aqui a receita original.
Comece por fazer o recheio de tiramisu: aqueça as gemas de ovo, o rum e o açúcar em banho-maria e vá mexendo, durante 5 a 8 minutos, até triplicar de volume. Retire a taça do lume e junte o queijo mascarpone, batendo bem, até obter uma mistura homogénea.
Noutra taça, bata as natas até ficarem com a consistência de chantilly. Espere que a mistura das gemas com o mascarpone arrefeça ligeiramente, antes de envolver metade das natas. Misture com cuidado e depois acrescente o resto das natas. Mexa e tape. Guarde o recheio no frigorifico durante pelo menos 4 horas ou, se preferir, durante a noite.
Prepare agora a torta de chocolate: pré-aqueça o forno a 190º C. Espalhe o spray de cozinha num tabuleiro de forno e forre-o com uma folha de papel vegetal, deixando as pontas ligeiramente de fora. Espalhe novamente o spray de cozinha.
Estenda um pano de cozinha limpo na bancada e espalhe por cima o açúcar de confeiteiro e o cacau em pó (cerca de uma colher de sopa de cada um) através de um passador.
Misture, numa taça pequena, o resto do cacau em pó e a farinha.
Entretanto, junte, numa taça própria para ir ao micro-ondas, o chocolate, o óleo vegetal e o extrato de baunilha. Leve ao micro-ondas durante 15 segundos, mexa e volte a colocar no micro-ondas durante mais 15 segundos e assim sucessivamente, mexendo sempre nos intervalos, até o chocolate derreter completamente. Reserve para deixar arrefecer ligeiramente.
Bata as claras em castelo juntamente com o sal, adicionando lentamente cerca de 70 g de açúcar.
A seguir, bata as gemas dos ovos com o resto do açúcar até as gemas ficarem esbranquiçadas e macias e duplicarem de tamanho. Junte a mistura de chocolate arrefecida e mexa bem até obter um creme homogéneo.
Envolva agora a mistura de chocolate com as claras em castelo. Finalmente, adicione a mistura da farinha com o cacau e mexa.
Espalhe a massa que obteve no tabuleiro que preparou e alise o topo para criar uma única camada. Leve ao forno durante 10 a 12 minutos.
Retire e deixe arrefecer durante 1 a 2 minutos.
Passe uma faca à volta do tabuleiro para ajudar a libertar o bolo de chocolate. Vire o bolo e coloque-o sobre o pano de cozinha revestido a cacau e açúcar de confeiteiro.
Retire o papel vegetal e, começando numa das pontas do pano com a ponta mais estreita do bolo, enrole o bolo e o pano juntos até formar um rolo. Deixe o bolo arrefecer assim durante 20 minutos até ficar morno.
Desenrole com cuidado e espalhe o recheio de tiramisu arrefecido no meio do bolo, deixando cerca de 2,5 cm de margem nas pontas.
Enrole novamente o bolo, formando uma torta. Embrulhe-a em película aderente, selando bem as pontas. Leve a torta ao frigorífico durante pelo menos 2 horas.
Antes de servir, espalhe por cima da torta algum bocado de recheio de tiramisu que possa ter sobrado. Decore com cacau em pó e raspas de chocolate.
Corte em fatias e está pronta para arrasar neste Natal!
Um Feliz Natal,
Ela
receita e foto: country cleaver
Comments
Post a Comment