bolo de chocolate cremoso sem farinha, a melhor sobremesa para brilhar neste natal

bolo chocolate-18.jpg

É desta que acabo com o reinado da minha querida Sogra Mistério. Tenho de admitir que, todos os Natais, a dileta progenitora do meu talentoso Marido Mistério é a rainha das sobremesas. Faz de tudo: desde as habituais rabanadas aos tradicionais sonhos, passando por um delicioso trifle ou uns viciantes quadrados de chocolate com nozes... Tenho de admitir: a minha dileta sogra tem uma mão irrepreensível.

bolo chocolate-22.jpg

Mas este ano vou dar luta. Vou levar este incrível bolo de chocolate cremoso sem farinha que fizemos esta semana só com ingredientes E.Leclerc. Desde que iniciámos esta parceria com a E.Leclerc, temos vindo a treinar para apurar esta sobremesa para o Natal. O meu querido Marido Mistério quer impressionar a mãe, já eu só quero tirar-lhe o título de Rainha das Sobremesas de Natal.

Tenho a certeza de que é desta que vou ganhar: este bolo é divinal e até os toppings são surpreendentes.

 

bolo chocolate-4.jpg

Ingredientes:

  • 200 g de chocolate semi-amargo Tablette d´Or (em tablete)
  • 225 g de manteiga
  • 50 de açúcar mascavado 
  • 100 g de açúcar granulado Téva
  • 3 ovos grandes
  • 7,5 g de extrato de baunilha
  • 60 g de cacau em pó
  • Uma pitada de flor de sal

Para a ganache

  • 80 g de natas para bater Délisse
  • 100 g de pepitas de chocolate semidoces
  • 30 g de manteiga

bolo chocolate-24.jpg

Pré-aqueça o forno a 160º C.

Espalhe spray antiaderente numa forma redonda para bolo, com o fundo amovível, e reserve.

Adicione o chocolate Tablette d´Or partido em pedaços e a manteiga, numa taça grande. Leve ao micro-ondas, na potência no máximo, durante segmentos de 30 segundos, misturando o chocolate entre cada segmento, até estar derretido. Retire do micro-ondas e misture até ficar com uma consistência macia.

Adicione o açúcar mascavado, o açúcar granulado Téva, o sal e o extrato de baunilha. Misture tudo até obter um creme homogéneo.

Coloque os 3 ovos na taça e bata bem com uma colher ou com uma batedeira elétrica.

Peneire o cacau em pó para a taça, para evitar grumos. Misture novamente. Quando não houver mais grumos, pare de mexer. Transfira a massa para a forma com o spray antiaderente.

Leve ao forno a 160º C durante 30-32 minutos.

bolo chocolate-28.jpg

Este bolo fica melhor quando está pouco cozinhado no interior, como os brownies. As bordas do bolo vão crescer mais do que o centro. A melhor maneira para ver se está pronto é agitar a forma. Quando o centro abana tanto como as bordas, é porque está pronto. Se o centro parecer muito líquido, deixe mais uns minutos. Também pode confirmar com um palito, tem de sair com pedacinhos de bolo e não limpo. O bolo pode estar um bocadinho brilhante no meio quando o tira do forno, é normal.

Retire o bolo do forno. Mantenha-o perto do forno ainda quente, ou mesmo em cima. Tal como o cheesecake, quanto mais tempo demorar a arrefecer, menos provável é de se partir em cima. O bolo vai continuar a assentar enquanto está na forma. Deixe o bolo arrefecer completamente. (Se tiver de virar o bolo para o tirar da forma, vire-o antes de adicionar a ganache).

Para a ganache, coloque as natas para bater Délisse numa taça pequena. Leve ao micro-ondas durante segmentos de 30 segundos, e vá confirmando se vê bolhas nas bordas da taça. Não deixe ferver.

Adicione as pepitas de chocolate, mas não misture. Deixe-as mergulhadas nas natas durante 1 minuto para derreterem.

Misture o chocolate e as natas até obter um creme macio.

Adicione as 2 colheres de sopa de manteiga e misture.

bolo chocolate-21.jpg

Espalhe a ganache por cima do bolo.

Tape o bolo e deixe-o no frigorífico durante cerca de 1h para ajudar a ganache a ficar mais firme. Ou então deixe o bolo à temperatura ambiente durante algumas horas.

Com uma faca, descole os lados do bolo e abra a forma.

Deite cacau em pó ou açúcar em pó por cima antes de servir. Nós adoramos outros toppings como chantilly, framboesas ou morangos, manteiga de amendoim derretida, flor de sal, caramelo, amêndoas laminadas… o céu é o limite!

Pode deixar fora do frigorífico durante as primeiras 24 horas, depois disso deixe-o no frigorífico bem tapado.

E, já sabe, encontra todos estes ingredientes à venda nos hipermercados E.Leclerc. Espreite o site aqui.

 

Um Feliz Natal,

Ela

 

fotos: bárbara tomaz foodstyling para casal mistério

 

Uma receita Casal Mistério feita em parceria com a E.Leclerc

 

Powered by Blogger.