Skip to main content

bolo de chocolate cremoso sem farinha, a melhor sobremesa para brilhar neste natal

bolo chocolate-18.jpg

É desta que acabo com o reinado da minha querida Sogra Mistério. Tenho de admitir que, todos os Natais, a dileta progenitora do meu talentoso Marido Mistério é a rainha das sobremesas. Faz de tudo: desde as habituais rabanadas aos tradicionais sonhos, passando por um delicioso trifle ou uns viciantes quadrados de chocolate com nozes... Tenho de admitir: a minha dileta sogra tem uma mão irrepreensível.

bolo chocolate-22.jpg

Mas este ano vou dar luta. Vou levar este incrível bolo de chocolate cremoso sem farinha que fizemos esta semana só com ingredientes E.Leclerc. Desde que iniciámos esta parceria com a E.Leclerc, temos vindo a treinar para apurar esta sobremesa para o Natal. O meu querido Marido Mistério quer impressionar a mãe, já eu só quero tirar-lhe o título de Rainha das Sobremesas de Natal.

Tenho a certeza de que é desta que vou ganhar: este bolo é divinal e até os toppings são surpreendentes.

 

bolo chocolate-4.jpg

Ingredientes:

  • 200 g de chocolate semi-amargo Tablette d´Or (em tablete)
  • 225 g de manteiga
  • 50 de açúcar mascavado 
  • 100 g de açúcar granulado Téva
  • 3 ovos grandes
  • 7,5 g de extrato de baunilha
  • 60 g de cacau em pó
  • Uma pitada de flor de sal

Para a ganache

  • 80 g de natas para bater Délisse
  • 100 g de pepitas de chocolate semidoces
  • 30 g de manteiga

bolo chocolate-24.jpg

Pré-aqueça o forno a 160º C.

Espalhe spray antiaderente numa forma redonda para bolo, com o fundo amovível, e reserve.

Adicione o chocolate Tablette d´Or partido em pedaços e a manteiga, numa taça grande. Leve ao micro-ondas, na potência no máximo, durante segmentos de 30 segundos, misturando o chocolate entre cada segmento, até estar derretido. Retire do micro-ondas e misture até ficar com uma consistência macia.

Adicione o açúcar mascavado, o açúcar granulado Téva, o sal e o extrato de baunilha. Misture tudo até obter um creme homogéneo.

Coloque os 3 ovos na taça e bata bem com uma colher ou com uma batedeira elétrica.

Peneire o cacau em pó para a taça, para evitar grumos. Misture novamente. Quando não houver mais grumos, pare de mexer. Transfira a massa para a forma com o spray antiaderente.

Leve ao forno a 160º C durante 30-32 minutos.

bolo chocolate-28.jpg

Este bolo fica melhor quando está pouco cozinhado no interior, como os brownies. As bordas do bolo vão crescer mais do que o centro. A melhor maneira para ver se está pronto é agitar a forma. Quando o centro abana tanto como as bordas, é porque está pronto. Se o centro parecer muito líquido, deixe mais uns minutos. Também pode confirmar com um palito, tem de sair com pedacinhos de bolo e não limpo. O bolo pode estar um bocadinho brilhante no meio quando o tira do forno, é normal.

Retire o bolo do forno. Mantenha-o perto do forno ainda quente, ou mesmo em cima. Tal como o cheesecake, quanto mais tempo demorar a arrefecer, menos provável é de se partir em cima. O bolo vai continuar a assentar enquanto está na forma. Deixe o bolo arrefecer completamente. (Se tiver de virar o bolo para o tirar da forma, vire-o antes de adicionar a ganache).

Para a ganache, coloque as natas para bater Délisse numa taça pequena. Leve ao micro-ondas durante segmentos de 30 segundos, e vá confirmando se vê bolhas nas bordas da taça. Não deixe ferver.

Adicione as pepitas de chocolate, mas não misture. Deixe-as mergulhadas nas natas durante 1 minuto para derreterem.

Misture o chocolate e as natas até obter um creme macio.

Adicione as 2 colheres de sopa de manteiga e misture.

bolo chocolate-21.jpg

Espalhe a ganache por cima do bolo.

Tape o bolo e deixe-o no frigorífico durante cerca de 1h para ajudar a ganache a ficar mais firme. Ou então deixe o bolo à temperatura ambiente durante algumas horas.

Com uma faca, descole os lados do bolo e abra a forma.

Deite cacau em pó ou açúcar em pó por cima antes de servir. Nós adoramos outros toppings como chantilly, framboesas ou morangos, manteiga de amendoim derretida, flor de sal, caramelo, amêndoas laminadas… o céu é o limite!

Pode deixar fora do frigorífico durante as primeiras 24 horas, depois disso deixe-o no frigorífico bem tapado.

E, já sabe, encontra todos estes ingredientes à venda nos hipermercados E.Leclerc. Espreite o site aqui.

 

Um Feliz Natal,

Ela

 

fotos: bárbara tomaz foodstyling para casal mistério

 

Uma receita Casal Mistério feita em parceria com a E.Leclerc

 

Comments

Popular posts from this blog

RECEITA DE MOLOTOF DE CARAMELO

Ingredientes: 5 claras 5 colheres de sopa de açúcar Caramelo líquido q.b. Preparação: Numa tigela bata as claras em castelo até ficar bem firmes. De seguida, junte o açucar e o caramelo. Bata mais um pouco. Unte a forma com caramelo e deite o preparado anterior. Leve ao forno a 180º entre 7 a 10 minutos. Retire e desenforme. Nota: Não abra o forno enquanto a cozedura. Deixe arrafecer o molotofe dentro do forno. Bom Apetite!! Fonte:

Bolo de Abóbora da Clara de Sousa....é uma maravilha!

Ingredientes:  4 ovos 70 g de margarina 350 g de açúcar 600 g de abóbora 120 g de farinha 120 g de farinha maisena 75 g de coco ralado 1 c. (de sobremesa) de fermento em pó Preparação:  Corte a abóbora em pedaços e leve a cozer em água. Coloque a polpa sobre um coador para perder toda a água da cozedura. Calque um pouco se necessário. Depois de escorrida deve ficar com aproximadamente 320 a 350 g. Bata as gemas com a margarina até ficar cremoso. Acrescente um a um os outros ingredientes, abóbora, açúcar, farinha de trigo, farinha maisena, coco ralado e fermento em pó. Por fim, junte as claras batidas em castelo. Unte e enfarinhe uma forma de buraco grande. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C durante 40 a 45 minutos. Deixe arrefecer um pouco e desenforme.

Bolo de ananás formidável... bem fofinho e húmido

Ingredientes 1 lata de ananás das grandes 2 chávenas de chá de farinha 2 chávenas de açúcar 7 ovos 1 colher de café de fermento em pó Caramelo líquido q.b. 1. Ligue o forno a 180ºC. 2. Separe as gemas das claras e bata as claras em castelo com um pitada de sal. 3. Bata as gemas com o açúcar até obter uma massa homogénea e de seguida verta a calda do ananás. 4. Peneire a farinha e o fermento e junte ao preparado das gemas. 5. Por fim envolva as claras em castelo com gentileza. 6. Unte uma forma de chaminé com o caramelo e forre-a com as rodelas de ananás. 7. Se lhe sobrar ananás, corte aos pedacinhos e adicione à massa. 8. Leve o bolo ao forno por cerca de 35 a 50 minutos, vá verificando com o palito, não deixe cozer demais para não ficar seco. 9. Desenforme quente.  Fonte original todos os direitos reservados a:  http://desastresculinarios.blogspot.com