Skip to main content

a melhor maneira de aproveitar as gemas de ovos que sobraram do natal: crème brûlée com mel

Eu sei, cheira a desculpa esfarrapada, mas o que é que eu hei-de fazer?! Sobraram-me gemas de ovos de um bolo que eu fiz para o Natal e a primeira sugestão que me apareceu foi este delicioso crème brûlée, do fantástico site Taste. Perante isto, que alternativa tenho eu que não seja preparar já uma deliciosa sobremesa?! Além de aproveitar as gemas que tinha aqui no frigorífico, começo já a testar doces para a nossa Passagem de Ano.

Tudo o que vou precisar é de gemas de ovos. natas frescas, leite, paus de canela, mel, flor de sal e açúcar de confeiteiro. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, veja a receita completa aqui.

cinnamon-honey-creme-brulee-74701-1.jpeg

 

Comece por aquecer o leite com as natas, os paus de canela e uma pitada de flor de sal, em lume médio-brando, mexendo sempre. Assim que levantar fervura, desligue o lume e deixe infusionar durante uma hora.

Passe a mistura de leite por um passador e volte a levar ao lume juntamente com o mel e metade do açúcar, mexendo frequentemente para este se dissolver. 

Numa taça, bata à mão as gemas com o resto do açúcar e depois acrescente-lhes gradualmente o leite quente enquanto continua a bater. Volte a passar o creme por um passador e divida-o por oito ramequins com capacidade para 180 ml e que possam ir ao forno. Coloque-os em cima de um tabuleiro alto, com água até metade da altura dos ramequins, e leve ao forno, pré-aquecido a 150º C, durante 45 a 50 minutos.

Deixe arrefecer e coloque no frigorífico para ficarem frescos. No momento de servir, espalhe uma camada de açúcar de confeiteiro por cima e queime o topo com um maçarico. Quando a cobertura estiver caramelizada, estão prontos a comer. Com grande sacrifício pessoal, claro! Porque vou fazer esta receita só para não desperdiçar as gemas. Nem me apetecia nada...

 

Um óptimo crème brûlée para si onde quer que as gemas estejam,

Ele

 

receita e foto: taste

Comments

Popular posts from this blog

RECEITA DE MOLOTOF DE CARAMELO

Ingredientes: 5 claras 5 colheres de sopa de açúcar Caramelo líquido q.b. Preparação: Numa tigela bata as claras em castelo até ficar bem firmes. De seguida, junte o açucar e o caramelo. Bata mais um pouco. Unte a forma com caramelo e deite o preparado anterior. Leve ao forno a 180º entre 7 a 10 minutos. Retire e desenforme. Nota: Não abra o forno enquanto a cozedura. Deixe arrafecer o molotofe dentro do forno. Bom Apetite!! Fonte:

Bolo de Abóbora da Clara de Sousa....é uma maravilha!

Ingredientes:  4 ovos 70 g de margarina 350 g de açúcar 600 g de abóbora 120 g de farinha 120 g de farinha maisena 75 g de coco ralado 1 c. (de sobremesa) de fermento em pó Preparação:  Corte a abóbora em pedaços e leve a cozer em água. Coloque a polpa sobre um coador para perder toda a água da cozedura. Calque um pouco se necessário. Depois de escorrida deve ficar com aproximadamente 320 a 350 g. Bata as gemas com a margarina até ficar cremoso. Acrescente um a um os outros ingredientes, abóbora, açúcar, farinha de trigo, farinha maisena, coco ralado e fermento em pó. Por fim, junte as claras batidas em castelo. Unte e enfarinhe uma forma de buraco grande. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C durante 40 a 45 minutos. Deixe arrefecer um pouco e desenforme.

Bolo de ananás formidável... bem fofinho e húmido

Ingredientes 1 lata de ananás das grandes 2 chávenas de chá de farinha 2 chávenas de açúcar 7 ovos 1 colher de café de fermento em pó Caramelo líquido q.b. 1. Ligue o forno a 180ºC. 2. Separe as gemas das claras e bata as claras em castelo com um pitada de sal. 3. Bata as gemas com o açúcar até obter uma massa homogénea e de seguida verta a calda do ananás. 4. Peneire a farinha e o fermento e junte ao preparado das gemas. 5. Por fim envolva as claras em castelo com gentileza. 6. Unte uma forma de chaminé com o caramelo e forre-a com as rodelas de ananás. 7. Se lhe sobrar ananás, corte aos pedacinhos e adicione à massa. 8. Leve o bolo ao forno por cerca de 35 a 50 minutos, vá verificando com o palito, não deixe cozer demais para não ficar seco. 9. Desenforme quente.  Fonte original todos os direitos reservados a:  http://desastresculinarios.blogspot.com