a melhor maneira de aproveitar as gemas de ovos que sobraram do natal: crème brûlée com mel - À Volta das Panelas!

a melhor maneira de aproveitar as gemas de ovos que sobraram do natal: crème brûlée com mel

Eu sei, cheira a desculpa esfarrapada, mas o que é que eu hei-de fazer?! Sobraram-me gemas de ovos de um bolo que eu fiz para o Natal e a primeira sugestão que me apareceu foi este delicioso crème brûlée, do fantástico site Taste. Perante isto, que alternativa tenho eu que não seja preparar já uma deliciosa sobremesa?! Além de aproveitar as gemas que tinha aqui no frigorífico, começo já a testar doces para a nossa Passagem de Ano.

Tudo o que vou precisar é de gemas de ovos. natas frescas, leite, paus de canela, mel, flor de sal e açúcar de confeiteiro. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, veja a receita completa aqui.

cinnamon-honey-creme-brulee-74701-1.jpeg

 

Comece por aquecer o leite com as natas, os paus de canela e uma pitada de flor de sal, em lume médio-brando, mexendo sempre. Assim que levantar fervura, desligue o lume e deixe infusionar durante uma hora.

Passe a mistura de leite por um passador e volte a levar ao lume juntamente com o mel e metade do açúcar, mexendo frequentemente para este se dissolver. 

Numa taça, bata à mão as gemas com o resto do açúcar e depois acrescente-lhes gradualmente o leite quente enquanto continua a bater. Volte a passar o creme por um passador e divida-o por oito ramequins com capacidade para 180 ml e que possam ir ao forno. Coloque-os em cima de um tabuleiro alto, com água até metade da altura dos ramequins, e leve ao forno, pré-aquecido a 150º C, durante 45 a 50 minutos.

Deixe arrefecer e coloque no frigorífico para ficarem frescos. No momento de servir, espalhe uma camada de açúcar de confeiteiro por cima e queime o topo com um maçarico. Quando a cobertura estiver caramelizada, estão prontos a comer. Com grande sacrifício pessoal, claro! Porque vou fazer esta receita só para não desperdiçar as gemas. Nem me apetecia nada...

 

Um óptimo crème brûlée para si onde quer que as gemas estejam,

Ele

 

receita e foto: taste

Powered by Blogger.