tarte de maçã e canela com gelado de baunilha, a receita ideal para fazer em casa

É para confinar? Então que seja para engordar também! A vantagem de estarmos em casa é que não partilhamos as nossas banhas e pneus com o mundo lá fora. Por isso, esta tarte de maçã vai ser a nossa companhia durante este segundo fim de semana de recolher obrigatório. Ainda por cima esta receita do blog Broma Bakery é muito fácil de fazer.

Só precisa de ter em casa farinha, açúcar, sal, manteiga sem sal e água gelada para a base. Para o recheio, precisa de quatro maçãs médias, açúcar, canela, manteiga, um ovo e gelado de baunilha para servir.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para uma tarte, espreite aqui a receita original.

Easy-As-Pie-Apple-Tart-3.jpg

 

Comece por juntar no liquidificador a farinha, o açúcar e o sal. Junte a manteiga e misture tudo até obter uma massa com a consistência de areia molhada. Junte a água gelada, começando com 3 colheres de sopa e volte a misturar até a massa formar uma bola. Se a massa não ficar consistente, junte mais uma colher de sopa de água gelada.

Retire a massa do liquidificador e coloque-a sobre uma bancada polvilhada com farinha. Forme uma bola com a massa, embrulhe-a com película aderente de forma a ficar bem apertada e leve ao frigorífico durante pelo menos 30 minutos.

Pré-aqueça o forno a 190º C e prepare um tabuleiro forrado com papel vegetal.

Estenda a massa sobre a bancada polvilhada com farinha, formando um círculo com cerca de 30 cm de diâmetro. Disponha a massa no tabuleiro que preparou. Pressione uma forma de tarte por cima da massa de modo a demarcar a zona onde vai colocar as maçãs.

Descasque e retire o caroço das maçãs. Corte-as ao meio e depois em fatias muito fininhas. Disponha as fatias de cada metade de uma maçã como se fosse um leque, começando de fora para dentro. Três maçãs normalmente fazem o efeito de leque, a quarta pode usar para preencher espaços vazios.

Entretanto, misture, numa taça pequena, o açúcar e a canela. Espalhe por cima das maçãs. A seguir, ponha a manteiga por cima das maçãs. Dobre a massa sobre o recheio das maçãs, criando uma margem com cerca de 7 cm.

Misture o ovo com uma colher de sopa de água e pincele por cima da massa.

Leve ao forno durante 30 a 40 minutos até as maçãs ficarem macias e a massa com um tom dourado. Sirva com uma bola de gelado de baunilha por cima.

 

Um ótimo fim de semana,

Ela

 

receita e foto: broma bakery

 

Powered by Blogger.