Skip to main content

o bolo de chocolate perfeito para o confinamento leva apenas 5 ingredientes (e nenhum é farinha)

Além de ser facílimo de preparar, este bolo de chocolate tem o interior húmido e molhadinho. O segredo está no azeite e na ausência da farinha. Esta maravilha é feita com amêndoas e azeite virgem extra, o que lhe dá uma consistência única. Escolha o melhor azeite que tiver em casa e tem metade do seu bolo pronto.

A receita é da espectacular revista House & Garden e tem o mínimo de ingredientes possível para não o obrigar a ir para o supermercado num fim-de-semana de recolher obrigatório. Só vai precisar do básico que existe em qualquer despensa: chocolate com 70% de cacau, azeite virgem extra, açúcar fino para bolos, amêndoas trituradas e ovos com as gemas e as claras separadas. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

9447d9c9bea011b7864439fd0e92c764.jpg

 

Comece por colocar uma taça média ao lume, em banho-maria. Derreta o chocolate. Depois acrescente o azeite e mexa. Adicione dois terços do açúcar e mexa até este se dissolver.

Pode retirar agora a taça da água quente. Misture-lhe as amêndoas trituradas, uma pitada de flor de sal e as gemas dos ovos.

Noutra taça, bata as claras com um terço do açúcar que sobrou. Quando estas deixarem de estar transparentes, junte outro terço do açúcar e continue a bater. Assim que tiverem aumentado de volume, adicione o resto do açúcar sem parar de bater até ficarem em castelo.

Envolva uma colher de sopa das claras em castelo no chocolate derretido, com a ajuda de uma espátula. Envolva depois o resto com cuidado para não perder o volume.

Espalhe este creme por cima de uma forma, untada e forrada com papel vegetal, com o fundo amovível e cerca de 20 cm de diâmetro. Leve ao forno, pré-aquecido a 180º C, durante cerca de 40 minutos. Quando um palito espetado no centro sair limpo, o seu bolo está pronto.

Deixe o bolo arrefecer e desinsuflar um pouco antes de o desenformar (é normal que o topo rache). Sirva com açúcar de confeiteiro espalhado por cima. Com esta chuva lá fora, não há nada que saiba melhor do que um bolo de chocolate delicioso.

 

Um óptimo bolo para si onde quer que o chocolate esteja,

Ele

 

receita e foto: house & garden

 

Comments

Popular posts from this blog

RECEITA DE MOLOTOF DE CARAMELO

Ingredientes: 5 claras 5 colheres de sopa de açúcar Caramelo líquido q.b. Preparação: Numa tigela bata as claras em castelo até ficar bem firmes. De seguida, junte o açucar e o caramelo. Bata mais um pouco. Unte a forma com caramelo e deite o preparado anterior. Leve ao forno a 180º entre 7 a 10 minutos. Retire e desenforme. Nota: Não abra o forno enquanto a cozedura. Deixe arrafecer o molotofe dentro do forno. Bom Apetite!! Fonte:

Bolo de Abóbora da Clara de Sousa....é uma maravilha!

Ingredientes:  4 ovos 70 g de margarina 350 g de açúcar 600 g de abóbora 120 g de farinha 120 g de farinha maisena 75 g de coco ralado 1 c. (de sobremesa) de fermento em pó Preparação:  Corte a abóbora em pedaços e leve a cozer em água. Coloque a polpa sobre um coador para perder toda a água da cozedura. Calque um pouco se necessário. Depois de escorrida deve ficar com aproximadamente 320 a 350 g. Bata as gemas com a margarina até ficar cremoso. Acrescente um a um os outros ingredientes, abóbora, açúcar, farinha de trigo, farinha maisena, coco ralado e fermento em pó. Por fim, junte as claras batidas em castelo. Unte e enfarinhe uma forma de buraco grande. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C durante 40 a 45 minutos. Deixe arrefecer um pouco e desenforme.

Bolo de ananás formidável... bem fofinho e húmido

Ingredientes 1 lata de ananás das grandes 2 chávenas de chá de farinha 2 chávenas de açúcar 7 ovos 1 colher de café de fermento em pó Caramelo líquido q.b. 1. Ligue o forno a 180ºC. 2. Separe as gemas das claras e bata as claras em castelo com um pitada de sal. 3. Bata as gemas com o açúcar até obter uma massa homogénea e de seguida verta a calda do ananás. 4. Peneire a farinha e o fermento e junte ao preparado das gemas. 5. Por fim envolva as claras em castelo com gentileza. 6. Unte uma forma de chaminé com o caramelo e forre-a com as rodelas de ananás. 7. Se lhe sobrar ananás, corte aos pedacinhos e adicione à massa. 8. Leve o bolo ao forno por cerca de 35 a 50 minutos, vá verificando com o palito, não deixe cozer demais para não ficar seco. 9. Desenforme quente.  Fonte original todos os direitos reservados a:  http://desastresculinarios.blogspot.com