o soufflé de queijo mais fácil e delicioso de sempre

Sabe qual é a maravilha desta receita que descobri no blog The Kitchy Kitchen? É que, além de ser deliciosa, macia e crocante, pode fazer de véspera, se quiser. Não revire já os olhos! É verdade! Pode preparar a massa, transferi-la para o pirex ou para o ramequim que vai usar, guardá-la no frigorífico e levar ao forno no dia seguinte. Fica ótimo.

Só precisa de ter em casa manteiga sem sal, farinha, leite frio, sal, pimenta preta moída, ovos batidos, queijo Gruyère ralado e cebolinho picado.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, espreite aqui a receita original.

DSC_5555-2-copy.jpg

 

Pré-aqueça o forno a 200º C.

Derreta 6 colheres de sopa de manteiga numa panela em lume médio. Junte a farinha, mexendo sempre. Deixe cozinhar durante cerca de 1 minuto. Adicione 2 colheres de sopa de leite de cada vez e vá mexendo. Ao princípio, a massa vai ficar muito espessa, mas vá acrescentando mais leite e mexendo sempre. A ideia é obter um molho aveludado. Se ficar demasiado líquido, deixe cozinhar durante mais alguns minutos até reduzir.

Retire do lume e tempere com sal e pimenta. Prove e ajuste os temperos.

Junte os ovos, o queijo e o cebolinho ao molho branco e misture bem.

Transfira a massa para um pirex ou um ramequim previamente untado com manteiga e leve ao forno durante 30 a 40 minutos ou até o soufflé insuflar e ficar acastanhado no topo. Sirva logo. Depois conte-nos como correu!

 

Boas receitas,

Ela

 

receita e foto: the kitchy kitchen

 

Powered by Blogger.