Skip to main content

esta tarte de figos com queijo mascarpone é a rainha das sobremesas da mansão mistério

Para nossa grande tristeza, estamos a preparar-nos para um novo confinamento (basta ver o que se passa no resto da Europa) e - pior - sem os figos da minha querida Sogra Mistério. Pois é. A figueira da minha dileta sogra secou. Agora só para o ano. O que vale é que o meu querido Marido Mistério limpou a figueira de tal forma que conseguiu açambarcar os últimos figos da época. Ocupam neste momento uma prateleira inteira do nosso frigorífico. Aja imaginação para dar conta de tanto figo! Dei por mim com esta dura missão de navegar na internet à procura de boas receitas com figos e não é que descobri esta maravilha no site Chef’s Pencil? Ui, queijo e figo é uma das melhores combinações de sempre, por isso, esta tarte entrou diretamente para o primeiro lugar do pódio das sobremesas da Família Mistério.

Ainda por cima é muito fácil de fazer. Só precisa de ter em casa farinha, sal, manteiga sem sal, açúcar, uma gema de ovo e natas para a base. Para o recheio, precisa de queijo mascarpone, mel e figos frescos.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, espreite aqui a receita original.

DALMATIAN-FRESH-FIG-TART-edit-e1534608655983.jpg

 

Comece por fazer a base: misture a farinha, o sal e a manteiga até obter uma espécie de crumble. Depois junte o açúcar.

A seguir, misture a gema de ovo com as natas e acrescente à mistura de farinha. Mexa bem até obter uma massa.

Estique a massa sobre a bancada polvilhada de farinha, usando um rolo da massa. Se não conseguir manusear bem a massa, embrulhe-a em papel aderente e leve-a 30 minutos ao frigorífico.

Coloque a massa no fundo de uma forma de tarte e apare as pontas. Cubra-a com película aderente e leve ao congelador durante 30 minutos.

Entretanto, aqueça o forno a 180º C.

Retire a película aderente e coloque por cima da base uma folha de papel vegetal. Ponha por cima uns pesos de cozinha ou, então, feijão ou arroz.

Leve ao forno durante 10 minutos.

Retire o papel vegetal e os pesos e volte a colocar no forno durante mais 3 minutos.

Retire do forno e baixe a temperatura para os 160º C.

Misture o queijo mascarpone com o mel numa panela pequena em lume brando.

Transfira o recheio para cima da base e disponha os figos cortados ao meio no topo.

Leve ao forno durante 30 minutos ou até a tarte começar a ficar dourada.

Deixe arrefecer antes de retirar a tarte da forma e sirva.

 

Boas receitas,

Ela

 

receita e foto: james murphy/chef’s pencil

 

Comments

Popular posts from this blog

RECEITA DE MOLOTOF DE CARAMELO

Ingredientes: 5 claras 5 colheres de sopa de açúcar Caramelo líquido q.b. Preparação: Numa tigela bata as claras em castelo até ficar bem firmes. De seguida, junte o açucar e o caramelo. Bata mais um pouco. Unte a forma com caramelo e deite o preparado anterior. Leve ao forno a 180º entre 7 a 10 minutos. Retire e desenforme. Nota: Não abra o forno enquanto a cozedura. Deixe arrafecer o molotofe dentro do forno. Bom Apetite!! Fonte:

Bolo de Abóbora da Clara de Sousa....é uma maravilha!

Ingredientes:  4 ovos 70 g de margarina 350 g de açúcar 600 g de abóbora 120 g de farinha 120 g de farinha maisena 75 g de coco ralado 1 c. (de sobremesa) de fermento em pó Preparação:  Corte a abóbora em pedaços e leve a cozer em água. Coloque a polpa sobre um coador para perder toda a água da cozedura. Calque um pouco se necessário. Depois de escorrida deve ficar com aproximadamente 320 a 350 g. Bata as gemas com a margarina até ficar cremoso. Acrescente um a um os outros ingredientes, abóbora, açúcar, farinha de trigo, farinha maisena, coco ralado e fermento em pó. Por fim, junte as claras batidas em castelo. Unte e enfarinhe uma forma de buraco grande. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C durante 40 a 45 minutos. Deixe arrefecer um pouco e desenforme.

Bolo de ananás formidável... bem fofinho e húmido

Ingredientes 1 lata de ananás das grandes 2 chávenas de chá de farinha 2 chávenas de açúcar 7 ovos 1 colher de café de fermento em pó Caramelo líquido q.b. 1. Ligue o forno a 180ºC. 2. Separe as gemas das claras e bata as claras em castelo com um pitada de sal. 3. Bata as gemas com o açúcar até obter uma massa homogénea e de seguida verta a calda do ananás. 4. Peneire a farinha e o fermento e junte ao preparado das gemas. 5. Por fim envolva as claras em castelo com gentileza. 6. Unte uma forma de chaminé com o caramelo e forre-a com as rodelas de ananás. 7. Se lhe sobrar ananás, corte aos pedacinhos e adicione à massa. 8. Leve o bolo ao forno por cerca de 35 a 50 minutos, vá verificando com o palito, não deixe cozer demais para não ficar seco. 9. Desenforme quente.  Fonte original todos os direitos reservados a:  http://desastresculinarios.blogspot.com