Skip to main content

cheesecake de mirtilos: é oficial! a minha dieta também entrou em estado de calamidade...

Adoro as receitas da Donna Hay. Além de serem ótimas, são muito fáceis de fazer. Este cheesecake, por exemplo, faz um brilharete em qualquer mesa e já pedi ao meu querido Marido Mistério para fazer ainda hoje.

Já que é para restringirmos outra vez os nossos programas para tentar combater esta segunda vaga desta maldita pandemia, vou decretar cá em casa o Estado de Calamidade. E o primeiro alvo a abater é, claro, a minha eterna dieta. Paciência. É a vida. Como diz a minha querida mãezinha, o que tem de ser tem muita força. E eu estou desesperadamente a precisar de comer uma fatia desta tentação de Cristo. Só para enfrentar o relatório diário da DGS interpretado pelo espírito pessimista do meu querido Marido Mistério. E a minha táctica é mandá-lo para a cozinha. É a única forma de o fazer esquecer por alguns instantes a minha maior rival nos dias que correm: a nossa excelentíssima e distintíssima Graça Freitas.

Só precisamos de ter em casa bolachas digestivas, manteiga sem sal, mirtilos congelados, açúcar de confeiteiro, água, queijo creme, gelado de baunilha, raspas de limão e mirtilos frescos.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 8 pessoas, espreite aqui a receita original.

530BF7A6-4C22-43B4-9E90-89477EB4E28B.jpeg

 

Junte as bolachas digestivas e a manteiga no liquidificador e misture bem até obter uma espécie de crumble. Pressione a mistura que obteve contra o fundo de uma forma de tarte previamente untada. Leve ao congelador durante 15 minutos ou até ficar bem firme.

Enquanto isso, coloque os mirtilos congelados, o açúcar e a água num tacho pequeno com o lume no máximo. Deixe ferver e cozinhe durante mais 6 minutos ou até ficar com a consistência de um xarope. Passe por um passador e deite fora as partes sólidas. Reserve até arrefecer totalmente. 

Entretanto, bata o queijo creme numa batedeira e vá misturando na velocidade mais lenta durante 8 a 10 minutos, ou até ficar bem macio. Nessa altura, junte o gelado de baunilha e bata durante mais 1 a 2 minutos ou até ficar com uma consistência macia.

Junte agora o xarope de mirtilos e as raspas de limão e bata novamente. Espalhe o recheio por cima da base e decore com mirtilos frascos. Leve ao congelador durante 6 horas ou até congelar e ficar pronto a servir.

 

Um ótimo fim de semana,

Ela

 

receita e foto: donna hay

 

Comments

Popular posts from this blog

RECEITA DE MOLOTOF DE CARAMELO

Ingredientes: 5 claras 5 colheres de sopa de açúcar Caramelo líquido q.b. Preparação: Numa tigela bata as claras em castelo até ficar bem firmes. De seguida, junte o açucar e o caramelo. Bata mais um pouco. Unte a forma com caramelo e deite o preparado anterior. Leve ao forno a 180º entre 7 a 10 minutos. Retire e desenforme. Nota: Não abra o forno enquanto a cozedura. Deixe arrafecer o molotofe dentro do forno. Bom Apetite!! Fonte:

Bolo de Abóbora da Clara de Sousa....é uma maravilha!

Ingredientes:  4 ovos 70 g de margarina 350 g de açúcar 600 g de abóbora 120 g de farinha 120 g de farinha maisena 75 g de coco ralado 1 c. (de sobremesa) de fermento em pó Preparação:  Corte a abóbora em pedaços e leve a cozer em água. Coloque a polpa sobre um coador para perder toda a água da cozedura. Calque um pouco se necessário. Depois de escorrida deve ficar com aproximadamente 320 a 350 g. Bata as gemas com a margarina até ficar cremoso. Acrescente um a um os outros ingredientes, abóbora, açúcar, farinha de trigo, farinha maisena, coco ralado e fermento em pó. Por fim, junte as claras batidas em castelo. Unte e enfarinhe uma forma de buraco grande. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C durante 40 a 45 minutos. Deixe arrefecer um pouco e desenforme.

Bolo de ananás formidável... bem fofinho e húmido

Ingredientes 1 lata de ananás das grandes 2 chávenas de chá de farinha 2 chávenas de açúcar 7 ovos 1 colher de café de fermento em pó Caramelo líquido q.b. 1. Ligue o forno a 180ºC. 2. Separe as gemas das claras e bata as claras em castelo com um pitada de sal. 3. Bata as gemas com o açúcar até obter uma massa homogénea e de seguida verta a calda do ananás. 4. Peneire a farinha e o fermento e junte ao preparado das gemas. 5. Por fim envolva as claras em castelo com gentileza. 6. Unte uma forma de chaminé com o caramelo e forre-a com as rodelas de ananás. 7. Se lhe sobrar ananás, corte aos pedacinhos e adicione à massa. 8. Leve o bolo ao forno por cerca de 35 a 50 minutos, vá verificando com o palito, não deixe cozer demais para não ficar seco. 9. Desenforme quente.  Fonte original todos os direitos reservados a:  http://desastresculinarios.blogspot.com