bolinhas de queijo de cabra com mel, um aperitivo original, delicioso e muito fácil de fazer

Hoje acordei particularmente bem disposta. Deve ser porque é domingo e amanhã é feriado. Que bom. Se eu mandasse alguma coisa no país e no mundo, instituía a segunda-feira como feriado obrigatório: o Dia Mundial da Recuperação do Fim de Semana. Tenho a certeza de que todos seríamos muito mais produtivos nos restantes dias da semana. É uma ideia. Deixo no ar para os grandes pensadores.

Enfim, enquanto isso não acontece vou aproveitar ao máximo este fim de semana prolongado. Como? Escravizando o meu querido Marido Mistério na cozinha, pois claro. Hoje vou pedir-lhe para fazer esta maravilha que descobri no blog Vodka and Biscuits. É um ótimo aperitivo e fica genial numa salada por exemplo.

Só precisa de ter em casa queijo de cabra (cerca de 340g), estragão seco, mel, sal, pimenta preta, um ovo com um pouco de água, pão ralado panko, farinha e óleo de canola. Para decorar: piripíri, cebolinho e pistácios esmagados.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 6 pessoas, espreite aqui a receita original.

13-3.jpg

 

Misture o queijo de cabra, o estragão, o mel e tempere com sal e pimenta. Prove e ajuste os temperos. Faça cerca de 12 a 14 bolinhas com a massa (pode fazer maiores ou mais pequenas, depende de quantas precisa) e reserve.

Entretanto, bata o ovo com a água numa taça pequena.

Disponha o pão ralado panko num prato e tempere com sal e pimenta. Coloque a farinha num outro prato e tempere também com sal e pimenta.

Crie uma fila com os pratos: primeiro a farinha, a seguir o ovo e finalmente o pão ralado.

Passe as bolinhas pela farinha, mergulhe-as no ovo e finalmente passe pelo pão ralado panko. Sacuda o panko em excesso. Vá colocando-as uma por uma num prato até terminar o processo com todas as bolinhas.

Leve ao congelador durante 20 minutos. Se só for fritar no dia seguinte, guarde-as no frigorífico durante pelo menos uma hora.

Coloque o óleo de canola numa panela até uns 7 cm de altura. Ferva o óleo até ficar bem quente e coloque as bolinhas de queijo de cabra (4 a 5 de cada vez) na panela até ficarem douradas e crocantes.

Decore com um fio de mel e uma pitada de piripíri.

 

Um ótimo domingo,

Ela

 

receita e foto: vodka and biscuits

 

Powered by Blogger.