Skip to main content

vídeo: como fazer a divinal receita de massa carbonara do jamie oliver

O mundo divide-se em dois tipos de pessoas: as que fazem o spaghetti alla carbonara com natas e as que o fazem como deve ser. O que torna esta receita uma verdadeira preciosidade da gastronomia italiana é o delicado e cremoso molho feito à base de gemas de ovo. É essa textura única das gemas cruas – que me faz lembrar as divinais gemadas que comia, quando era miúdo, em casa da minha avó – que atira esta massa para a estratosfera das receitas fáceis e rápidas para uma segunda-feira.

DSC00409.jpg

Depois leva a pancetta fininha e crocante, o queijo parmesão (também pode usar pecorino) bem ralado e um fio de azeite Oliveira da Serra Clássico virgem extra. Para terminar, umas lascas de parmesão no topo. O azeite Oliveira da Serra Clássico dá-lhe uma cremosidade única que ajuda a ligar o molho de gemas à massa, e as lascas de parmesão parecem crackers e fazem sentir ainda mais o delicioso sabor do queijo.

É claro que, no meio de todos estes delicados e sensíveis ingredientes, juntar natas seria como ver um escocês vestido com uma saia às bolinhas.

Eu prefiro seguir sempre a base da receita original. Depois, pode fazer ligeiras variações, como a introdução da pancetta crocante ou bacon. Esta é a minha versão preferida. Foi criada pelo famoso chef italiano Gennaro Contaldo e feita várias vezes pelo britânico Jamie Oliver. E, como só demora 10 minutos a preparar, até merece este vídeo de 54 segundos.

 

Como fazer uma massa carbonara como um chef italiano

Não leva natas nem outras invenções. Esta tradicional massa carbonara é feita com um divinal molho de gemas de ovo, lascas de queijo parmesão e um fio de azeite Oliveira da Serra Clássico. Veja a receita completa em www.casalmisterio.com #massa #carbonara #casalmisterio

Publicado por Casal Mistério em Segunda-feira, 14 de setembro de 2020

 

Ingredientes

Para 2 pessoas

  • 2 colheres de sopa de Azeite Oliveira da Serra Clássico
  • 3 gemas de ovo grandes
  • 40 g de queijo Parmesão (mais extra para servir em lascas no topo)
  • 150 g de pancetta fininha de boa qualidade 
  • 200 g de esparguete
  • 1 dente de alho

 

DSC00407.jpg

Comece por cozer o esparguete al dente em água a ferver com sal.

Enquanto a massa cozinha, coloque as 3 gemas de ovo numa taça juntamente com o queijo parmesão ralado muito fininho. Tempere com pimenta preta moída no momento e mexa bem com um garfo. Deixe de parte.

Deite fora a pele mais grossa da pancetta e corte o resto em tiras pequeninas. Aqueça uma colher de sopa de Azeite Oliveira da Serra Clássico numa frigideira, em lume médio-alto. Descasque o dente de alho, esmague-o com a palma da mão e junte-o à frigideira. Deixe a apurar durante 1 minuto. Adicione a pancetta e deixe cozinhar durante mais 4 minutos ou até começar a ficar crocante.

Retire o alho da frigideira. Escorra o esparguete, guardando um pouco da água de cozedura, e junte-o à frigideira. Mexa bem, envolvendo a massa na gordura, e retire a frigideira do lume.

Acrescente um pouco da água de cozedura que guardou e misture. Tempere com pimenta preta e junte agora as gemas de ovo. Como a frigideira ainda está quente, as gemas vão aquecer sem secarem. Mexa bem.

DSC00416.jpg

Sirva com lascas de parmesão no topo, um fio de Azeite Oliveira da Serra Clássico e uma pitada de pimenta preta moída no momento.

 

Um óptimo spaghetti alla carbonara para si onde quer que as natas estejam,

Ele

 

vídeo e fotos: casal mistério

 

Uma receita Casal Mistério feita em parceria com a Oliveira da Serra

 

Comments

Popular posts from this blog

RECEITA DE MOLOTOF DE CARAMELO

Ingredientes: 5 claras 5 colheres de sopa de açúcar Caramelo líquido q.b. Preparação: Numa tigela bata as claras em castelo até ficar bem firmes. De seguida, junte o açucar e o caramelo. Bata mais um pouco. Unte a forma com caramelo e deite o preparado anterior. Leve ao forno a 180º entre 7 a 10 minutos. Retire e desenforme. Nota: Não abra o forno enquanto a cozedura. Deixe arrafecer o molotofe dentro do forno. Bom Apetite!! Fonte:

Bolo de ananás formidável... bem fofinho e húmido

Ingredientes 1 lata de ananás das grandes 2 chávenas de chá de farinha 2 chávenas de açúcar 7 ovos 1 colher de café de fermento em pó Caramelo líquido q.b. 1. Ligue o forno a 180ºC. 2. Separe as gemas das claras e bata as claras em castelo com um pitada de sal. 3. Bata as gemas com o açúcar até obter uma massa homogénea e de seguida verta a calda do ananás. 4. Peneire a farinha e o fermento e junte ao preparado das gemas. 5. Por fim envolva as claras em castelo com gentileza. 6. Unte uma forma de chaminé com o caramelo e forre-a com as rodelas de ananás. 7. Se lhe sobrar ananás, corte aos pedacinhos e adicione à massa. 8. Leve o bolo ao forno por cerca de 35 a 50 minutos, vá verificando com o palito, não deixe cozer demais para não ficar seco. 9. Desenforme quente.  Fonte original todos os direitos reservados a:  http://desastresculinarios.blogspot.com

Bolo de Abóbora da Clara de Sousa....é uma maravilha!

Ingredientes:  4 ovos 70 g de margarina 350 g de açúcar 600 g de abóbora 120 g de farinha 120 g de farinha maisena 75 g de coco ralado 1 c. (de sobremesa) de fermento em pó Preparação:  Corte a abóbora em pedaços e leve a cozer em água. Coloque a polpa sobre um coador para perder toda a água da cozedura. Calque um pouco se necessário. Depois de escorrida deve ficar com aproximadamente 320 a 350 g. Bata as gemas com a margarina até ficar cremoso. Acrescente um a um os outros ingredientes, abóbora, açúcar, farinha de trigo, farinha maisena, coco ralado e fermento em pó. Por fim, junte as claras batidas em castelo. Unte e enfarinhe uma forma de buraco grande. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C durante 40 a 45 minutos. Deixe arrefecer um pouco e desenforme.