vídeo: como fazer a divinal receita de massa carbonara do jamie oliver

O mundo divide-se em dois tipos de pessoas: as que fazem o spaghetti alla carbonara com natas e as que o fazem como deve ser. O que torna esta receita uma verdadeira preciosidade da gastronomia italiana é o delicado e cremoso molho feito à base de gemas de ovo. É essa textura única das gemas cruas – que me faz lembrar as divinais gemadas que comia, quando era miúdo, em casa da minha avó – que atira esta massa para a estratosfera das receitas fáceis e rápidas para uma segunda-feira.

DSC00409.jpg

Depois leva a pancetta fininha e crocante, o queijo parmesão (também pode usar pecorino) bem ralado e um fio de azeite Oliveira da Serra Clássico virgem extra. Para terminar, umas lascas de parmesão no topo. O azeite Oliveira da Serra Clássico dá-lhe uma cremosidade única que ajuda a ligar o molho de gemas à massa, e as lascas de parmesão parecem crackers e fazem sentir ainda mais o delicioso sabor do queijo.

É claro que, no meio de todos estes delicados e sensíveis ingredientes, juntar natas seria como ver um escocês vestido com uma saia às bolinhas.

Eu prefiro seguir sempre a base da receita original. Depois, pode fazer ligeiras variações, como a introdução da pancetta crocante ou bacon. Esta é a minha versão preferida. Foi criada pelo famoso chef italiano Gennaro Contaldo e feita várias vezes pelo britânico Jamie Oliver. E, como só demora 10 minutos a preparar, até merece este vídeo de 54 segundos.

 

Como fazer uma massa carbonara como um chef italiano

Não leva natas nem outras invenções. Esta tradicional massa carbonara é feita com um divinal molho de gemas de ovo, lascas de queijo parmesão e um fio de azeite Oliveira da Serra Clássico. Veja a receita completa em www.casalmisterio.com #massa #carbonara #casalmisterio

Publicado por Casal Mistério em Segunda-feira, 14 de setembro de 2020

 

Ingredientes

Para 2 pessoas

  • 2 colheres de sopa de Azeite Oliveira da Serra Clássico
  • 3 gemas de ovo grandes
  • 40 g de queijo Parmesão (mais extra para servir em lascas no topo)
  • 150 g de pancetta fininha de boa qualidade 
  • 200 g de esparguete
  • 1 dente de alho

 

DSC00407.jpg

Comece por cozer o esparguete al dente em água a ferver com sal.

Enquanto a massa cozinha, coloque as 3 gemas de ovo numa taça juntamente com o queijo parmesão ralado muito fininho. Tempere com pimenta preta moída no momento e mexa bem com um garfo. Deixe de parte.

Deite fora a pele mais grossa da pancetta e corte o resto em tiras pequeninas. Aqueça uma colher de sopa de Azeite Oliveira da Serra Clássico numa frigideira, em lume médio-alto. Descasque o dente de alho, esmague-o com a palma da mão e junte-o à frigideira. Deixe a apurar durante 1 minuto. Adicione a pancetta e deixe cozinhar durante mais 4 minutos ou até começar a ficar crocante.

Retire o alho da frigideira. Escorra o esparguete, guardando um pouco da água de cozedura, e junte-o à frigideira. Mexa bem, envolvendo a massa na gordura, e retire a frigideira do lume.

Acrescente um pouco da água de cozedura que guardou e misture. Tempere com pimenta preta e junte agora as gemas de ovo. Como a frigideira ainda está quente, as gemas vão aquecer sem secarem. Mexa bem.

DSC00416.jpg

Sirva com lascas de parmesão no topo, um fio de Azeite Oliveira da Serra Clássico e uma pitada de pimenta preta moída no momento.

 

Um óptimo spaghetti alla carbonara para si onde quer que as natas estejam,

Ele

 

vídeo e fotos: casal mistério

 

Uma receita Casal Mistério feita em parceria com a Oliveira da Serra

 

Powered by Blogger.