Skip to main content

o truque inesperado para fazer os melhores ovos estrelados de sempre

Prepare-se porque, depois de ler este post, a sua vida vai mudar para sempre. Pelo menos a forma como faz ovos estrelados vai mudar de certeza. E esta dica é a rampa de lançamento para um novo mundo na cozinha. A sério! Juro que não estou a exagerar. Não sou como o meu querido Marido Mistério. Mas a verdade é que estou de boca aberta com esta dica que descobri no site Food52 que, por sua vez, foi buscar a ideia a outro blog de culinária. É assim o mundo da blogosfera: descoberta e partilha.

Ora bem. Está preparado ou preparada para a revelação? Sabe qual é o ingrediente mágico que vai revolucionar a forma como cozinha os seus ovos estrelados? (Tambores a ribombar. Silêncio. Suspense). NATAS! É isso mesmo que leu: natas. Em vez de fritar os ovos em manteiga ou em azeite, experimente usar natas. É todo um outro mundo que se abre!

Não torça o nariz! Pense comigo. No fundo, as natas são uma espécie de manteiga líquida. As natas não são mais do que gordura homogeneizada. Ao fritá-las na frigideira, vamos desconstruí-la! Quando aquecem, as natas dividem-se entre a gordura da manteiga e o leitelho, que vai evaporando cozinhando os ovos lentamente, ao mesmo tempo que a gordura vai tostando. A combinação é surpreendente.

Para fazer esta maravilha só precisa de 3 ingredientes: natas, sal e ovos. Espreite aqui o vídeo com todos os passos.

423dd2fa-5454-4cf0-8d87-6c968c12e77a--2019-0405_ca

 

Escolha uma frigideira antiaderente com tampa. Antes de aquecer a frigideira, despeje as natas cobrindo o fundo da frigideira numa fina camada. Tempere com sal e junte os ovos, abrindo um por um.

Agora acenda o lume entre o médio e o máximo para cozinhar os ovos. As natas vão começar a borbulhar e a cozer. Se o seu fogão for a gás, vai ver que as natas vão começar a caramelizar nas pontas, se o seu fogão for elétrico, vão caramelizar por baixo.

Quando as claras estiverem praticamente no ponto e as natas tiverem solidificado numa espécie de manteiga, retire a frigideira do lume e tape-a durante um minuto enquanto as claras acabam de cozer.

Retire os ovos com cuidado com ajuda de uma espátula. O fundo vai estar deliciosamente caramelizado, as claras macias e revestidas de natas e as gemas firmes mas líquidas.

Não é espetacular? Agora substitua os ovos por outros ingredientes como legumes e batatas, por exemplo, e diga lá se não descobriu todo um mundo novo na arte da culinária?

Por esta é que tu não esperavas, meu querido Marido Mistério, hein? Estou sempre a surpreender-te!

 

Uma ótima sexta-feira,

Ela

 

receita e foto: food52

 

Comments

Popular posts from this blog

RECEITA DE MOLOTOF DE CARAMELO

Ingredientes: 5 claras 5 colheres de sopa de açúcar Caramelo líquido q.b. Preparação: Numa tigela bata as claras em castelo até ficar bem firmes. De seguida, junte o açucar e o caramelo. Bata mais um pouco. Unte a forma com caramelo e deite o preparado anterior. Leve ao forno a 180º entre 7 a 10 minutos. Retire e desenforme. Nota: Não abra o forno enquanto a cozedura. Deixe arrafecer o molotofe dentro do forno. Bom Apetite!! Fonte:

Bolo de Abóbora da Clara de Sousa....é uma maravilha!

Ingredientes:  4 ovos 70 g de margarina 350 g de açúcar 600 g de abóbora 120 g de farinha 120 g de farinha maisena 75 g de coco ralado 1 c. (de sobremesa) de fermento em pó Preparação:  Corte a abóbora em pedaços e leve a cozer em água. Coloque a polpa sobre um coador para perder toda a água da cozedura. Calque um pouco se necessário. Depois de escorrida deve ficar com aproximadamente 320 a 350 g. Bata as gemas com a margarina até ficar cremoso. Acrescente um a um os outros ingredientes, abóbora, açúcar, farinha de trigo, farinha maisena, coco ralado e fermento em pó. Por fim, junte as claras batidas em castelo. Unte e enfarinhe uma forma de buraco grande. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C durante 40 a 45 minutos. Deixe arrefecer um pouco e desenforme.

Bolo de ananás formidável... bem fofinho e húmido

Ingredientes 1 lata de ananás das grandes 2 chávenas de chá de farinha 2 chávenas de açúcar 7 ovos 1 colher de café de fermento em pó Caramelo líquido q.b. 1. Ligue o forno a 180ºC. 2. Separe as gemas das claras e bata as claras em castelo com um pitada de sal. 3. Bata as gemas com o açúcar até obter uma massa homogénea e de seguida verta a calda do ananás. 4. Peneire a farinha e o fermento e junte ao preparado das gemas. 5. Por fim envolva as claras em castelo com gentileza. 6. Unte uma forma de chaminé com o caramelo e forre-a com as rodelas de ananás. 7. Se lhe sobrar ananás, corte aos pedacinhos e adicione à massa. 8. Leve o bolo ao forno por cerca de 35 a 50 minutos, vá verificando com o palito, não deixe cozer demais para não ficar seco. 9. Desenforme quente.  Fonte original todos os direitos reservados a:  http://desastresculinarios.blogspot.com