este crumble de maçã é o brunch ideal para um domingo de outono

Só porque já apetece, porque é quentinho, fácil de fazer e, mais importante de tudo, porque pode fazer hoje e ir comendo ao longo da semana. Esta receita do blog A Couple Cooks tem um recheio delicioso e um topping tão crocante que arrepia. Vai ver que depois de experimentar, não vai querer outra coisa.

Só precisa de ter em casa maçãs, gengibre ralado, sumo e raspas de meio limão, açúcar, canela em pó, noz-moscada, amido de milho e sal para o recheio. Para o crumble, precisa de farinha (ou se preferir sem glúten, pode optar por farinha de amêndoa), açúcar mascavado, flocos de aveia, nozes picadas, sal, extrato de baunilha e manteiga sem sal.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 12 pessoas, espreite aqui a receita original.

Apple-Crumble-004.jpg

 

Pré-aqueça o forno a 180º C.

Descasque e tire o caroço da maçãs. Corte-as em fatias fininhas. Descasque e rale o gengibre.

Coloque as maçãs e o gengibre numa taça grande com os restantes ingredientes do recheio. Misture com as mãos para as maçãs ficarem bem revestidas.

Numa taça à parte, faça o crumble: misture a farinha, o açúcar mascavado, os flocos de aveia, as nozes e o sal. Acrescente a baunilha e misture. Corte a manteiga em pequenos pedaços e junte à taça. Misture tudo com um garfo.

Unte uma travessa e coloque o recheio no fundo da travessa. Depois espalhe por cima o crumble.

Leve ao forno durante 45 a 50 minutos até ficar com um tom acastanhado e o topo começar a borbulhar. Deixe arrefecer ligeiramente e sirva com iogurte grego ou crème fraîche adoçado com um fio de xarope de ácer ou com uma bola de gelado.

 

Um ótimo domingo,

Ela

 

receita e foto: a couple cooks

 

Powered by Blogger.